A carnificina continua: maior elefante já visto no Zimbábue é assassinado em caçada esportiva

Três meses depois do Zimbábue virar notícia no mundo por causa do assassinato de Cecil, o leão, um outro animal abatido chama atenção para a prática cruel da caçada esportiva na África: o maior elefante já visto naquele país foi abatido por um caçador no último 08 de outubro, mais uma vez provocando indignação de ambientalistas e conservacionistas do mundo inteiro.

O animal, cuja idade está sendo estimada entre 40 e 60 anos, foi morto no Parque Nacional Gonarezhou. A origem do elefante ainda é um mistério; o que se sabe é que ele nunca foi visto na região, sendo bastante provável portanto que tenha migrado de algum outro local. “Houve cinco ou seis elefantes enormes baleados no último ano, e sabíamos tudo sobre eles, mas nenhum era tão grande como este “, disse Louis Muller, presidente da Associação dos Caçadores e Guias Profissionais do Zimbábue.

O caçador (alegadamente de origem alemã), que pode ser visto na foto comemorando o abate do elefante junto ao seu guia, pagou cerca de 60 mil dólares (cerca de 230 mil reais, na cotação de hoje) pela autorização de atirar no animal. Segundo os organizadores do sáfari, o homem havia pago pela possibilidade de caçar animais das espécies dos famosos “Big 5″ da savana africana: elefantes, leões, leopardos, búfalos e rinocerontes.

Miller disse que, durante a perseguição ao animal, os caçadores ficaram impressionados com o tamanho das presas do elefante (que chegavam a tocar o chão e cuja estimativa posterior foi de mais 50 kg cada uma), mas não imaginavam que ele era tão grande, até chegarem próximos o suficiente para abatê-lo.

O assassinato foi comemorado em fóruns de caça ao redor do planeta. Imagina-se que este foi o maior elefante morto em uma caçada esportiva nos últimos 30 anos! Um dos organizadores da caçada, que não quis se identificar, defendeu que seu cliente não fez nada de errado, já que havia agido de forma totalmente legal. “Aquele elefante devia ter uns 60 anos, e já espalhou sua semente por aí muitas vezes”, justificou, tentando abrandar as críticas recebidas pelos caçadores. E explicou: “A caça é boa para o Zimbábue e para sua população. Não é incomum que os caçadores gastem 100 mil dólares a cada caçada!”.

Mas será que a justificativa econômica se sustenta? Na última década, o número de elefantes caiu 62%. Há menos de 500.000 deles no continente africano, e ambientalistas advertem que, neste ritmo, eles podem ser extintos nos próximos 10 anos – sobretudo porque aos caçadores ditos “autorizados” se somam os “ilegais”: caçadores de marfim têm envenenado elefantes com cianeto com frequência crescente. Nesta terça-feira, os corpos de 26 destes magníficos animais foram encontrados (apenas uma semana depois de outros 14 também serem envenenados). Em outubro de 2013, um envenenamento em massa resultou em mais de 100 elefantes mortos.

Torna-se bastante óbvio que o destino dos elefantes é bastante sombrio. Se depender da indústria da caça (legal ou não) e dos turistas que gastam fortunas para satisfazer seu desejo de sangue, a sanha assassina logo deverá se voltar para as espécies restantes, pois parece que, se o resto da humanidade não impedir esta insanidade, logo não restará elefantes a serem salvos.

Presas de marfim apreendidas  no Zimbábue. O envenenamento de elefantes por caçadores é um problema crescente no país.

Presas de marfim apreendidas no Zimbábue. O envenenamento de elefantes por caçadores é um problema crescente no país.

* Com informações do The Telegraph.

Veja tambÉm...

75 respostas

  1. Ótimo artigo e uma triste realidade para esses belos animais, o que esperar do ser humano? Já não sei mais. O mundo está banhado em sangue e nem mesmo as criaturas mais inofensivas escapam das mãos impiedosas desses desalmados. Revoltante!

  2. Um lindo animal, uma vida ceifada por uma prática estúpida do ser humano que se acha melhor que os demais seres.

  3. Dani Dutra disse:

    Tristeza e indignação.

  4. Ganham muito dinheiro com essa tal de caça, por isso que não acaba … infelizmente …

  5. Caraca David, isso já está se tornando uma vergonha para o Zimbábue! O Governo tem q tomar a frente para impedir esses assassinos de entrar no país, caso isso seja possível! Ou então providenciar segurança para os animais!

  6. Yuri Vostok disse:

    Um lindo animal, que pena. Agora se me dão licença vou lá comer uma chuleta de gado.

  7. Sem acabar com o capitalismo não podemos esperar outra coisa. Precisamos de uma revolução social. Os seres humanos não nascem assim, a sociedade competitiva e individualista produzidas pelas condições de reprodução do capital continuará a produzir vermes como esses e piores, aqueles que não se importam nem com vidas humanas.

  8. É meu brother… essa foi a gota d’água para mim, não vou ficar mais aqui sentado apenas me preparando para ser um bom profissional daqui a 4 anos. Vou partir para a linha de frente, não vou mais reclamar dos que não fazem nada para mudar, eu vou ser a mudança q tanto desejo. Segunda-feira vou oferecer meus serviços para uma ONG voltada para o meio ambiente e crescimento sustentável.
    Desse jeito a humanidade vai acabar com tudo e não vai restar mais nada para nossos filhos e netos.

  9. Mateus Melo disse:

    quer caçar vai jogar far cry 4 cara mas nao faz isso vei :/

  10. O q precisa ser feito é esse grupo de conservacionistas começarem a caçar esses caras e meter tiro neles, assim resolve o problema rapido.

  11. só vejo a solução eficaz no nosso caso, um meteóro tipo aquele que extinguiu os dinossauros.. o homem estragou tudo.

  12. Só posso classificar como a escória do planeta!

  13. Pedro Barro sobre o que a gente falava ontem.

  14. Amekson Paz disse:

    Milhares de espécies foram extintas ao longo de milhões de anos. Considero sensata a idéia de preservação, mas será que não estamos apenas enxugando gelo? Essa é a impressão que tenho.

  15. E são chamados de seres humanos e racionais que faz isso. Essa é nossa humanidade.

  16. Bem que podia surgir uma praga que dizimasse toda a raça humana.

  17. Lobo Bathista disse:

    pra ser esportiva devia ser na mao, sem uso de armas, so de zoas queria ver um desses ser lutundo contra um desses paquidermes, ou um grande felino

  18. É um imbecil de marca maior!

  19. Henrique Jss disse:

    Uma vez é da caça e outra do caçador, pois poderiam soltar esses caçadores numa savana com felinos. Será que ele escaparia?

  20. Anônimo disse:

    A humanidade terá que evoluir muito até haver uma conscientização global e banir as almas inprodutivas com visões deturpada de falso heroísmo.

  21. Thiago Kassai disse:

    deveria colocar esses estúpidos na selva e deixar a gente brinca de caça tbm…dar um rifle p cada um e uma carta dizendo…”salve o mundo dos ignorantes”

  22. Deveria ser ao contrário, mas quando chegar a hora de prestar as contas com o “CRIADOR” vai ver só, nada passa desapercebido pelo todo poderoso.

  23. Vontade de montar um grupo de caça esportiva… que caça caçadores esportivos, afinal, é só esporte.

  24. Jogar essa turma na selva e falar que é caça esportiva pode? Caso sim gostaria de estar presente!

  25. Caçadores Assassinos Nujentos . Não quero ter ódio a ninguém mas este tipo de Monstros não lhes posso ver .

  26. Na era digital ainda existem retardados que acham que precisa caçar pra sobreviver. Alimentos hoje se compra até em posto de gasolina. Quer dar tiro, segue o conselho do garoto:vá jogar vídeo game

  27. Maya Pond disse:

    ISSO É PERMITIDO ONDE MEU DEUS DO CEU E PQ

  28. Cida Bertollo disse:

    Vamos assistir o fim dessa espécie também, até que so restem homens. Mas a leivde causa e efeito deverá ajustar contas com esses ignorantes, egoístas e vaidosos. Precisam disso para serem apreciados. Tolos pobres em espírito.

  29. Anderson Nick disse:

    ” Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. ” Afrânio Pinho

  30. Raphael Bruno disse:

    O mais engraçado é saber que ele não vai viver no mundo do futuro, que ele está ajudando a construir.

  31. Alexx Andrade disse:

    São animais eses caçadores.

  32. Maya Pond disse:

    O ser humano tem a capacidade de estragar tudo que deveria ser cuidado, amado. CACAR PRA QUE? Que que o pobre do animal fez? E mesmo se tivesse feito, quem foi que deu o direito do ser humano matar seja por qualquer motivo? Eu vejo tanta merda sendo feita com a terra pelas mãos “humanas” que se Deus voltasse hoje como está prometido, né? Ninguém seria arrebatado, seria uma decepção. Por que acha que nada será punido? Por que a mania de pensar que somos os únicos, e mais fortes? Perde-se tempo odiando, isso termina com meu dia.

  33. Caça esportiva deveria ser PROIBIDA no mundo inteiro e se tornar CRIME HEDIONDO!

  34. As vezes acho que objetivo da humanidade é extinguir maior número de animais possíveis e quem fizer mais terá algum prêmio

  35. Meu Deus! O homem está acabando com o mundo!

  36. Estou muito triste de ser humana pois adoro animais e existem muitas pessoas passando fome no mundo e um ser com muito dinheiro mata um animal indefeso levado a alguma arapuca para morrer e o próprio ser humano não tem o dom de fazer alguma doação para quem precisa lamentável

  37. Léia Kunath disse:

    Que imbecil se vangloria de una atitude dessas?

  38. Isso não é esporte ,pois só é esporte quando ambos os lados sabem que estão competindo ,isso é covardia e pra variar interesses monetários.

  39. Devia de abrir a casa ao Homem tambem neste mundo…

  40. Zelia Santos disse:

    Ok. O processo é o mesmo: descobrir a profissão desse imbecil e boicotá-lo, até ele entender a dimensão do que fez.

  41. Zelia Santos disse:

    Ok. O processo é o mesmo: descobrir a profissão desse imbecil e boicotá-lo, até ele entender a dimensão do que fez.

  42. Lucas L Mauro disse:

    Realmente triste. Mas só pra saber: os moderadores sao veganos? Pq é mais facil observar a morte de um elefante no Zimbabue do que analisar a morte que guarnece a mesa três vezes ao dia.

  43. Por isto certos povos desgraçados sofrem com certos fenômenos, no Japão matam golfinhos, a natureza devolve em troco tsunamis, terremotos, maremotos,… Lá neste fim de mundo império a miséria, guerrilhas, sei lá, acabam pagando caro por não respeitarem nossa mãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>