A morte da onça Juma reaviva a polêmica do uso de animais em cerimônias

Juma, a onça que participou de uma cerimônia com a tocha olímpica em Manaus, foi abatida com um tiro de pistola no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) logo após ser exibida no evento, onde, acorrentada, foi apresentada ao público.

O Exército brasileiro mantém várias onças em cativeiro na Amazônia. Os felinos e outros animais costumam ser adotados pelo órgão ao serem encontrados em cativeiro ou em poder de caçadores. Após o evento, Juma, estressada, escapou quando tentavam colocá-la em uma caminhonete, e não pôde ser controlada. Mesmo após ser atingida por tranquilizantes, ela avançou sobre um soldado e recebeu um disparo de pistola por medida de segurança.

A morte desta onça, semanas depois do caso de Harambe, o gorila abatido em um zoológico nos estados Unidos, traz à pauta mais uma vez a discussão sobre quais são os limites do que nós, humanos, podemos fazer com animais em cativeiro. É correto e seguro utilizar onças em cerimônias e espetáculos?

João Paulo Castro, biólogo com mestrado em comportamento animal pela Universidade de Brasília, disse à BBC Brasil que é um erro tratar onças como animais domesticáveis, já que são necessárias várias gerações em cativeiro para que uma espécie se acostume a conviver com humanos. Ele observa que onças apreendidas devem ser devolvidas à natureza ou levadas a refúgios, onde possam ficar soltas nos amplos espaços que estes animais exigem.

Um veterinário que já trabalhou com o Exército e que pediu para não ser identificado disse que os militares são muito cuidadosos com os animais e que o que impede que estes animais sejam devolvidos à natureza é a burocracia necessária para fazê-lo. E também afirma ainda que muitas das onças resgatadas são resgatadas ainda filhotes, tornando-se dependentes dos cuidadores e dificultando sua soltura.

A cerimônia da passagem da Tocha em Manaus apresentou onças para o público.

A cerimônia da passagem da Tocha em Manaus apresentou onças para o público.

Castro, no entanto, alerta que é uma prática perigosa utilizar estes felinos em cerimônias.

“Não é saudável nem recomendável submeter um animal a uma situação como essas, com barulho e muitas pessoas em volta”, ele diz. “Muitas vezes a onça já vive numa situação precária e estressante no cativeiro, o que é agravado num cenário de agitação.”

Onças são animais ameaçados de extinção por causa da fragmentação do seu habitat, da caça e de comércio ilegal. É um felino de grande força e ferocidade. A questão que urge é novamente aquela que raramente recebe uma resposta quando um animal é morto por causa da imprudência humana: quem será responsabilizado pela morte de Juma?

(Com dados do site da BBC Brasil.)

Veja tambÉm...

127 respostas

  1. Isso sim foi sacanagem com o bicho.

    • Fazem um circo com o bicho, o deixam estressado e depois o matam por atacar quem o estava colocando naquela situação. Realmente é um raciocínio que me leva a contestar a afirmação que o ser humano é um ser inteligente.

  2. Virou moda agora, primeiro o gorila agora a onça :s

  3. João Nidson disse:

    Eu sou filho de militar e meu pai já serviu em Tabatinga – AM. Os caras de lá respeitavam e cuidavam muito bem das onças que eles tinham resgatado, inclusive o cuidador de uma onça, que era chamada de César, o levava pro rio pra tomar banho de vez em quando e nunca havia acontecido nada. Lembro também no dia em que o César morreu, acho que por problemas cardiacos, não lembro direito… O batalhão passou alguns dias de luto (com a bandeira em meio haste). Infelizmente esses animais são selvagens e por consequência são muito difíceis de lidar…

  4. Ivan Lopes disse:

    Legal a ideia.
    Vamos submeter um animal selvagem (domesticado às avessas) ao estresse causado por um público qualquer, daí se rolar uma treta depois é só meter chumbo no bicho!
    Muito bom…

  5. Por causa dessa merda de olimpíada que ninguém tá nem aí.

  6. Gente sem preparo tático,psicológico,sem nada na cabeça além de uma arma na mão da nisso!

  7. O ser humano é podre …AFF q bosta pra que fazerem isso por causa de uma bosta de um fogo ridículo de jogo olímpico afff por isso está merda de país não melhora só pende pra corrupção crueldade exibicionismo afff q nojo q da.

  8. Kaspar Hauser disse:

    A OAB deveria processar o EB e o Estado do AM, pelo menos pra não ficar impune…no entanto, n deixa de ser uma sacanagem o que fizeram.

  9. O que um Animal tem ver com essa palhaçada de Olimpíadas??? Coitadinhos.

  10. Dayse Bakker disse:

    Cada vez mais odeio essas Olimpíadas

  11. Os caras são muito idiotas, velho. Pra quê colocar um animal silvestre nesse tipo de situação.

  12. Onde está o IBAMA e o CRBIO?

  13. Mais uma vez fica bem caracterizado o quanto o ser humano é irresponsável ao usar animais para exibição e entretenimento. Isto é medieval e insano. A civilização deve respeitar os animais. O que vem ocorrendo são crimes contra a fauna. Está na lei.

  14. Não estaria essa polêmica toda se o título da matéria fosse: “Soldado do EB é comido vivo por Onça”.
    A onça é o simbolo mais importante do CIGS. Eles não a matariam se não fosse necessário.

  15. Bando de imbecis que “organizaram” essa palhaçada. Dava tiro é no panaca do cuidador.

  16. Cada vez mais a besta fera (humana) demonstra o quão ignorante é a respeito da vida selvagem.

  17. “Onças são animais ameaçados de extinção por causa da FRAGMENTAÇÃO DO SEU HABITAT, DA CAÇA e de comércio ilegal”… resumindo: agropecuária.

    Aí nós ficamos revoltados com a morte do bicho, mas continuamos a financiar os donos de gado e soja que a cada dia destroem ainda mais o habitat de inúmeras espécies.

  18. Somos os animais mais inteligentes do mundo, mas é cada merda que fazemos…

  19. Cff Caleffo disse:

    Cara chega uma hora que no Brasil se cansa, esse País a falta de cultura e ignorância acima de tudo, para falar a verdade essa Olimpíadas não era nem para acontecer no Brasil um lugar que tem muito o quê crescer politicamente e o povo deve crescer e saber lutar mais pelos seus direitos, um povo que tem a tradição de aceitar tudo e tudo é festa.

  20. Henrique Jss disse:

    essa gente é muita imbecil, poderiam evitar isso, simplesmente evitando de exibir o animal para os GRINGOS. Putos!

  21. Engraçado o ser humano inventa um monte de armas pra matar e pra imobilizar e pra que??? Querem resgatar animais enfim quem trabalha em qualquer coisas deste tipo tem que estar preparado…..país da miseraaa….

  22. E se a onça matasse o soldado seria essa mesma revolta. . Eu vejo quando um policial mata um vagabundo independente se sua idade o militar e repreendido pela população vem direitos humanos e tal e quando o bandido mata o policial ninguém fala nada.. estranho isso estamos distorcendo as realidades isso é ser “HUMANO”?

  23. E mais uma vez o bixo homem ” achou que seu brinquedo deu defeito e jogou fora… ”
    Triste aquele que viver, para ver o dia que apenas o bixo homem ocupará o planeta e nada mais :(

  24. Nici Andrade disse:

    Idiotas. imbecis. …nao vejo motivo pr colocar um animal Silvestre nessa.M d olimpíadas .colocam essa tocha na ponta do chifre d vcs e vao desfilar…Revoltada indignada. Laysa Andrade.

  25. Mad Fernando disse:

    Quanta sensibilidade desse povo por causa de uma onça, que lindo!!!

    Fico imaginando qual deve ser a sensibilidade de vcs quando o assunto é as 55 mil cabeças de gado e 1 milhão de cabeças de galinha diários…

  26. Sim!!! Isso é um absurdo pois são animais em extinção. Eles podem fazer tudo.

  27. Lamentável, eu fico muito triste com um acontecimento desses, até quando acabaremos com o de mais rico que temos no nosso país, essas olimpíadas já começaram erradas,no Brasil conseguem manchar os maiores eventos mundiais

  28. Alex Cambraia disse:

    Essa onça morta é mesmo a Juma? Tõ achando que o animal morto é apenas “ilustrativo”. (o que não reduz em nada o erro cometido)

  29. Cada vez mais eu repudio a esta maldita raça chamada homem !! Quer dominar tudo a sua volta ao invés de simplesmente respeitar oq existe a sua volta!!

  30. Parece que muitos humanos sofrem do transtorno da pelúcia perdida.

  31. Rose Morais disse:

    E uma coisa chocante muito triste

  32. Pedro Luiz disse:

    Esses caras se exibem com o animal ,tratando – o como um cão de estimação,mesmo sabendo que tem o dna selvagem. No menor estresse do animal,eles mostram um despreparo infantiu. Incompetentes. Nota zero pro exercito brasileiro nesse caso.

  33. Roger Bass disse:

    … e assim os seres humanos acelera a extinção de mais uma espécie ameaçada…

  34. Um vadio desse tiro que atirar na cabeça dele

  35. Tony Luiz disse:

    ANIMAL? QUEM? VC SABE? QUEM ATIROL OU A INOCENTE JUMA?

  36. Está tudo errado neste País, primeiro está olimpíada que nem devia ter vindo para cá, e outra é pegar um animal deste porte para ficar desfilando nas ruas pensando que um cachorro, pó gente chega de ser burro, animal deste porte tem que estar no habitati dele e não desfilando pura incompetência dos militares e veterinários, muito indignado com isso tudo, porque o animal é o que tem menos culpa não pediu para estar ali e sim humanos como sempre fazendo merda.

  37. Adorei as palavras do Fabiano Teixeira. Disse tudo. Concordo com ele.

  38. Vem Trabalhar Conosco!
    Entrada
    x

    Roberta Vendramini roberta@aulascad.com por infusionmail.com
    17:45 (Há 1 hora)

    para mim
    inglês
    português Visualizar mensagem original
    Não traduzir automaticamente para o: inglês
    C aso NÃO deseje Mais Receber Meus e-mails com Dicas Gratuitas e Promoções dos cursos de A uto CAD, R evit e S ketch U p, CLIQUE EM “CANCELAR CADASTRO” no último Deste e-mail. S ERA Aberto hum Formulário, clique em “cancelar a assinatura de lista de” U ma nova tela abrirá -. ESCOLHA a Segunda Opção Novamente e clique em “unsubscribe me” V OCE Sera automáticamente removido de Meus contatos e nunca mais receberá Meus e-mails..
    Olá tudo bem?

    Hoje vim oferecer pra você Uma Oportunidade Bastante legal pra Ganhar Uma grana extra!

    Tenho ficado Bastante sensibilizada com a Situação Financeira de MUITAS FAMÍLIAS, that perderam O Trabalho OU viram SUA renda CAIR Muito nessa Época de crise …

    Pensando Nisso, resolvi oferecer vagas Como freelancer da Cursos Construir!
    E Como ISSO funcionaria ??
    TEMOS Interesse materiais em de Qualidade Pará comercializarmos na Loja Cursos Construir, ENTÃO, uma Tarefa Será, gravar cursos parágrafo NÓS NAS áreas that destaquei Abaixo (also Aceito Sugestões).
    NÃO SE PREOCUPE SE NÃO domina o software de gravação de vídeo! Daremos Todo o Treinamento pra você!
    Essa E UMA excelente oportunidade pra você Que se IDENTIFICA COM Alguma das áreas Abaixo e Gosta de ensinar!
    Pra SUA Segurança, also Farei o teste da SUA didática!
    E OS Requisitos pra ESSA oportunidade São poucos:? Que rápido Você conheça Bem o ASSUNTO / Programa Que vai dar Treinamento, Precisa ter disposição Pará Aprender a gravar e also há necessidade de ter ritmo parágrafo desenvolver Conteúdo.
    QUALQUÉR Conteúdo com foco em Arquitetura, engenharia, design de interiores OU Decoração, nos INTERESSA, mas also Estamos Abertos um Sugestões! :)

    Confira Abaixo algumas áreas de Nosso Interesse:
    – AutoCAD – Projetos Elétricos
    – AutoCAD – Hidrossanitários Projetos
    – AutoCAD – Estrutura de Concreto
    – AutoCAD – Estrutura Metálica
    – AutoCAD Civil 3D
    – SketchUp – Modelagem de Móveis
    – SketchUp – Projetos de Interiores
    – Plugins parágrafo SketchUp
    – V-Ray parágrafo SketchUp
    – V-Ray parágrafo 3DS Max
    – V-Ray parágrafo Revit
    – Revit – Projetos de Prefeitura
    – Revit MEP – Projetos Elétricos
    – Revit Structure
    – Planta Humanizada não Corel Draw
    – Planta Humanizada sem Photoshop
    – Finalização e Produção de Imagens 3D sem Photoshop
    – Lumion

    Espero Que rápido Você se anime e agarre ESSA Oportunidade !! Vem Trabalhar Comigo !!

    Se interessou? Quer MAIORES INFORMAÇÕES? Entao, responda este e-mail!

    Terei o Maior prazer em LHE Ajudar!

    Um abraço!

    Roberta Vendramini
    Cursos Construir

    Cursos Construir – Rua Rachel de Queiroz, 47, Castelos, Tremembé, São Paulo 12,120-000 Brasil (55) 12 3674-2106

    Caso nao deseje Mais Receber Meus e-mails com Dicas Gratuitas e Promoções dos cursos de AutoCAD, Revit e SketchUp, CLIQUE EM “CANCELAR cadastro” (ao final, abaixo). Será, Aberto hum Formulário, clique em “cancelar a assinatura de LIST”. Uma nova tela abrirá – ESCOLHA a Segunda Opção Novamente e clique em “unsubscribe ME”. Voce Sera automáticamente removido de Meus contatos e nunca mais receberá Meus e-mails.

    CANCELAR CADASTRO

  39. Luh Rodrigues disse:

    Que palhaçada o animal não tem culpa da hipocrisia humana

  40. Desconsiderem o post acima… Saiu errado.

  41. Paulo Sergio disse:

    Pago com a vida pelo erro desses inúteis..

  42. Hiervan heb ik ook de vertaling van gelezen.

  43. Mas também tenho que afirmar que não colocaria e nem deixaria um animal desses ou de qualquer outro porte… Tentar atacar uma pessoa. Deve se haver uma punição para quem autorizo tal ato, porém se realmente o animal ia atacar uma pessoa e mesmo com tranquilizantes não parou não tiro a razão do disparo, porque foi pra salvar alguém que só estava ali cumprindo ordens provavelmente, mas quem ordenou isso, concentiu e deixou um pobre animal sair do seu sossego para expô-lo como troféu o casionando isso tudo.. Merece uma senhora punição por ter tirado a vida de um animal em extição.. Que já tirado de seu habitate perdeu a vida de uma forma que nem deveria existir por mera vaidade humana. Isso é muito injusto…

  44. Ramon Souza disse:

    Fico indignado com falta de respeito aos animais. Perdemos um leão, um gorila e uma onça em poucos dias.

  45. Quem foi o filhote de girino que teve a ideia brilhante de expor o animal ao estresse ?

  46. Wildson Reis disse:

    Fazer festa e ficar todo mundo feliz por causa de uma tocha! País ridículo e povo imbecil. O Brasil está longe de receber uma organização desse porte.
    Simplesmente pq não todos os sistemas são falhos e corruptos!!! Sei que o assunto é a onça no evento, mas quero dizer que
    Nem era p ter essa porcaria de olimpíadas no Brasil pois não É um País digno de tal coisa!!! Temos muitos problemas a ser resolvidos.

  47. Julienne JD notícia da onça

  48. A pessoa que autorizou essa barbárie. ….é que tem que ser punido. …..Olha…..espero que nunca mais o Brasil sedie uma copa ou uma olimpíada…..os nossos dirigentes não estão preparados pra essa responsabilidade …..ganância e ignorância……só levam a desastre

  49. DILMA JA PASSOU DOS LIMITES FOFAAAAA

  50. Bando de corno, usa a mãe em cerimônias

  51. A questão é complexa. Esse animal participou de muitas cerimônias, sem qualquer incidente. O erro, a meu ver, foi cometido no momento em que se permitiu que escapasse. Tive a oportunidade de desfilar logo após dela por diversas vezes, com o sambodromo de Manaus lotado. O estresse, creio ser normal para um animal selvagem criada em cativeiro, o problema foi o erro em sua escapada. É complexo, a atitude, apesar de dura, teve de ser tomada em função da vida humana em risco, como no caso do gorila e o garoto no zoológico.

  52. Simplesmente burrice, levar um animal felino a um evento onde haverá barulho e desconforto.
    HOO INTELIGÊNCIA!

  53. Inadmissível e completamente horrendo estes bizonhos, mocorongos, caga paus do caralho aceitarem a expor uma onça em um papel humilhante e ridículo. Principalmente em uma palhaçada chamada de olimpíadas.

  54. Nada justifica esse ato ignorante ….ou os cara tem competência ou não!

  55. Osmar Santos disse:

    Inútil exercito brasileiro

  56. A questão é: fazer da onça um troféu de exibição? Quem foi o babaca imprudente, que teve essa ideia idiota? Se a proposta do exército é cuidar dessas animais em situações especiais ,porque expô-los , como se fossem enfeites? Revoltante, causa indignação fazer uso de uma onça, pra exibir-se …se eu já estava achando uma babaquice essa caminhada da tocha , que aliás já passou por alguns lugares e vexames, e principalmente essa olimpíada aqui, no Brasil onde tantos embates , discussões, problemas, desempregos, e um Rio de Janeiro solapado, falido,o povo carioca sofrendo com tantos problemas… matar um onça por imprudência, só me deixa muito mais revoltada…

  57. Lugar de animal selvagem é na mata e não em cativeiro, esses retardados mantém os animais presos e não querem ser atacados? A onça tinha que matar metade desse exército de imbecis pra mostrar que tem que viver cada um no seu quadrado

  58. E fizeram tudo isso por causa dessa bosta de olimpíada…ser humano é o animal mais besta que tem

  59. Jojo Bedeschi disse:

    Vinicius Rocha isso aí que eu estava tentado te dizer …

  60. A primeira medalha ” olímpica”, do homem ,sobre o animal…!?

  61. Daoiz Neto disse:

    Esses animais, soltos na natureza, não sobreviveriam. Os animais selvagens que têm condições de voltar ao seu habitat são devolvidos. O Exército Brasileiro tem feito muito pela natureza na amazônia. Melhor e mais fácil é se informar melhor e saber quantos animais foram salvos em vez de ficar criticando um único evento. Informem-se melhor.

  62. Coitado do animal. Mais uma vez o homem mostra toda sua estupidez.

  63. Triste essa olimpiada não traz nada de bom para os brasileiros . E ouvir aquele Prefeito do Rio dizendo que não interfere nos gastos públicos. E agora perdemos juma. Da tristeza e nojo. O Presidente da Suécia disse que lá não vai ter olimpíadas pois Ele prefere investir em moradia. PARABÉNS ao Presidente Stein Nordin da Suécia. Aqui é uma mafia de criminosos ladrões e essa olimpíada não traz energia boa pra nós.

  64. Robson Dias disse:

    Se querem atirar em alguém atirem em políticos!

  65. Bem, e os outros casos? Quantas onças ainda são mortas por atacarem o gado? Quantas já morreram devido a perda do habitat? É as torturas que as onças sofrem para serem atratuvos de ecoturismo em fazendas? É os outros felinos? A situação do Tigre, os Leões torturados em circos que ainda existem ao redor do mundo. A culpa não é dos animais, é da humanidade.

  66. Tem que abater o retardado que teve a idéia de colocar um animal selvagem em um evento como esse.

    Não mapearam o risco dela fugir ou minimamente não se prepararam.

    Tranquilizantes não fazem efeito imediato em um ser vivo estressado.

  67. Lamentamos tão bonita.tinha qui ter pego esse militar pra eles aprender não brincar mais com coisa séria

  68. pais de MACAC0SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  69. Estes ser humanos são trouxas mesmos ,
    Depois dizem que existem burros , burros são eles levará um animal desse pra algum tipos de apresentação ,
    Não vai aprender nunca .
    Se Deus crio o universo e cada tipo de animal cada espécie ele o ,colocou em um abtar de ferente , e o ser humano , que diz ser ser humano totalmente afasto deles , este bixo chamado ser humano q deveriam morar
    Em selvas , lá sim é o lugar ideal , porq nunca vi gostar de matar .
    Os animais matam pra sobreviver os homens matam porq não tem um pingo de sentimentos , por isto que umas pessoas destas teriam q ser distintas da faces da terra .
    Vc prestar socorro a um animal ferido blz , mais vc tirar a vida de um animal acuado é covardia , eles não pedem pra estar juntos de nós , muitas pessoas sim gostam de estar com eles , então eu digo porq não vão morar nas selvas .
    Aliás lá não tem lugar pra tipos de ser humanos como estes ,que diz ser , ser humanos ,AFFF que revolta .

  70. Aaff,o Rio de Janeiro nem tá lá essas coisas pra ficar sacrificando um animal,por causa de uma porcaria de tocha.cada coisa q a gente ver.o ser humano é podre mesmo.

  71. Martina Mps disse:

    DEUS criou e o ser humano matou mas e assim quem com ferro mata com ferro morre e eu cheia de pena quem fez um trabalho destes deus queira que nao volte a fazer outro porque deus obecerva

  72. O pior animal da terra e o ser Humano, que destrói a natureza, para construir condomínio, estradas e desfrutar dos ambientes e depois joga lixo.
    Oh raça de Víbora.

  73. Sergio Luis disse:

    Deviam ter enfiado a tocha no cu e deixado a bela onça em paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>