Bioluminescência

Bioluminescência é a capacidade que certos seres vivos possuem de produzir e emitir luz.

Esta habilidade é proporcionada por reações químicas diversas que produzem energia sob a forma de luz (quimioluminescência). Vários animais, por exemplo, produzem luciferina, um pigmento que reage com o oxigênio para produzir luz.

A bioluminescência surgiu pelo menos quarenta vezes na história evolutiva, ocorrendo em quase todos os reinos dos seres vivos: várias bactérias, fungos e animais podem produzi-los. A exceção fica por conta das plantas, já que nenhuma espécie vegetal desenvolveu esta capacidade (tendo evoluído, no entanto, para fazer a síntese no sentido inverso, transformando luz em energia através da fotossíntese). No entanto, algumas experiências genéticas têm produzido plantas bioluminescentes artificialmente.

Em alguns casos, a luz emitida por um organismo não é produzido diretamente por ele, mas por organismos simbióticos, como ocorre com certas lulas que brilham graças a associação com bactérias que produzem luz.

Os seres vivos bioluminescentes produzem luz para diversos fins: mimetismo, comunicação, reprodução, repulsão, distração, caça, etc. Na imagem, algumas funções desta interessante adaptação!

Veja tambÉm...

43 respostas

  1. Humanos podiam ter bioluminescencia :(( … só acho kkk

  2. Por isso que quando pescamos a noite temos muito mais chances de pegar peixes com uma minhoca porque existem bactérias bioluminescente no corpo dela. E por isso os peixes tem uma melhor visualização!!!

  3. Fonte: Revista National Geographic março/2015.

  4. olha aí Lohan. Se a gente tivesse visto antes… kkkkkkkkk

  5. 10 Pontos rapidinho pra quem souber o que é sonoluminescência 😛

  6. Tatiane e bioluminescências são sinônimos kkk

  7. João Pedro Tonelotti Cassio Henrique

  8. Sussa d'Marco disse:

    LUCIFERina, ou seja, Lucifer é oq produz a luz! 😉

  9. Thais Santos disse:

    Aprendi isso lendo ” ponto de impacto “

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>