Estruturas Homólogas

Homologia é o estudo biológico das  semelhanças entre estruturas de diferentes organismos que possuem a mesma origem filogenética. Ou seja, estruturas homólogas são aquelas existentes em diferentes espécies, mas que se originaram de uma estrutura embrionária comum a estas.

A homologia evidencia a ancestralidade comum das espécies que compartilham estas estruturas. As características homólogas são herdadas de um ancestral comum que também as tinham, sendo adaptadas para cada espécie de acordo com a necessidade imposta pelo ambiente que ocupa.

A seleção natural moldou os membros de todos os tetrápodes. Aliás, a própria presença de quatro membros é uma homologia, surgida nos vertebrados terrestres e inexistente nos peixes. O ancestral comum de todos os tetrápodes desenvolveu quatro membros e seus descendentes herdaram esse atributo.

Os membros anteriores de morcegos, aves e pterodáctilos evoluíram para proporcionar a capacidade de voo (embora esta tenha surgido independentemente em cada um destes grupos), de forma semelhante aos dos mamíferos aquáticos, que adotaram a forma de nadadeiras. Grande parte dos tetrápodes terrestres têm estes membros adaptados para correr, e outros ainda, como todos os primatas, os adaptaram como ferramentas para agarrar objetos. No entanto, embora a função destes membros varie entre todos estes grupos, sua estrutura óssea demonstra a origem única de todos estes animais.

Veja tambÉm...

15 respostas

  1. Marcus Junio disse:

    Nesse caso seria irradiação adaptativa?

  2. Que massa :0 será que tem alguma imagem mostrando isso em ordem cronológica? Vou procurar..

  3. Ainda há quem diga que isso não existiu, a evolução é uma das teorias mais fascinantes da ciência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>