Homo naledi, uma “nova” espécie do gênero Homo, é descoberto na África

Uma nova espécie primitiva do gênero Homo foi encontrada no continente africano, revelaram cientistas nesta quinta feira (10). Uma descoberta que, segundo os pesquisadores, “é diferente de tudo o que já vimos até então”.

Crânio reconstruído de "Homo naledis".

Crânio reconstruído de “Homo naledis”.

A nova espécie, batizada de “Homo naledi“, foi encontrada em um sistema de cavernas conhecido como Rising Star, a 50 km de Joanesburgo (África do Sul), onde há dois anos mais de 1.550 fósseis de diversas espécies tem sido encontradas. O termo star (estrela), na língua local, é traduzido como naledi – daí o motivo do nome da espécie. Esta descoberta, contudo, é diferente de todas as outras feitas no local.  Ela foi anunciada pela Universidade de Witwatersrand, de Joanesburgo, pela National Geographic Society e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Sul-Africano / Fundação Nacional de Pesquisa.

“É uma descoberta sem precedentes no registro fóssil hominídeo”, afirmou John Hawks, professor de antropologia da Universidade de Wisconsin e um dos autores do artigo que descreve a nova espécie.

Foram encontrados restos de pelo menos 15 indivíduos distintos (bebês, crianças, adultos e idosos), no fundo de um túnel escuro e muito apertado, a cerca de 90m da entrada da caverna e com menos de 20cm de largura. Na primeira expedição, ao longo de um período de 21 dias, mais de 60 cientistas, entre paleontólogos e espeleólogos, trabalharam em conjunto para remover os fósseis. Após considerarem várias hipóteses que explicassem a reunião de tantos corpos (um caso de morte em massa, o local ser a toca de um carnívoro, a possibilidade dos cadáveres terem sido transportados até ali pela água, do local se tratar de uma armadilha e outras alternativas), a disposição do corpos, claramente intencional, aliada ao fato de não terem sido descobertos restos de qualquer outra espécie ali, fez com que os pesquisadores chegassem à conclusão de que estavam diante de uma câmara mortuária onde os corpos eram cuidadosamente colocados, no que passou a ser considerada a mais antiga forma de rito funeral já descoberta.

Um dos esqueletos reconstruídos.

Um dos esqueletos reconstruídos.

“Até esta descoberta, pensávamos que comportamentos rituais direcionados aos mortos, como enterros, era exclusiva dos Homo sapiens”, disse Lee Berger, professor e pesquisador da Universidade de Witwatersand. “Nós nos enxergamos como diferentes. Agora, estamos vendo uma espécie com a mesma capacidade [de sepultar os mortos como os Homo sapiens], e isto é uma coisa extraordinária!”

A mão de um "Homo naledi".

A mão de um “Homo naledi”.

Através da reconstrução do Homo naledi, foi possível verificar que os indivíduos adultos mediam cerca de 1,5m de altura e pesavam pouco mais de 45 quilos, tendo um cérebro do tamanho de uma laranja média. Tinham quadris semelhantes aos nossos mais antigos ancestrais, mas suas pernas e seus pés eram muito semelhantes aos dos humanos atuais, além de suas mãos sugerirem a capacidade de usar ferramentas. Esta é uma combinação surpreendente de características que pertenciam aos gêneros Australopithecus e Homo até agora nunca vista. “De um modo geral, o Homo Naledi se parece com um dos membros mais primitivos do nosso gênero, mas também tem algumas características surpreendentemente semelhantes às humanas – suficientes para justificar sua colocação no gênero Homo!”, disse Hawks. Esta espécie poderá melhorar o entendimento de como ocorreu a transição entre o australopiteco e os humanos primitivos.

E é só o começo! Jamie Shreeve, o editor executivo da seção científica da National Geographic, observa que estes achados representam apenas uma pequena parte do que se acredita estar naquela caverna. “Esta câmara não reveleou ainda todos os seus segredos”, diz Berger. “Há potencialmente centenas, se não milhares, de restos de Homo naledi ainda lá em baixo.”

Mandíbula de "Homo naledi".

Mandíbula de “Homo naledi”.

Veja tambÉm...

256 respostas

  1. Rukka Pinto disse:

    Afinal de contas quantos tipos de homens esse “diabo” do deus fez? :-)

  2. Rukka Pinto disse:

    Afinal de contas quantos tipos de homens esse “diabo” do deus fez? :-)

  3. Vera Lixa disse:

    Deve ser o Elo perdido……

  4. Vera Lixa disse:

    Deve ser o Elo perdido……

  5. Arthur Baú disse:

    A mão do criacionismo chega a tremer

  6. Arthur Baú disse:

    A mão do criacionismo chega a tremer

  7. Wilson Junior disse:

    Fantástico . Quando vi a matéria na TV, comemorei como se fosse gol do meu time de coração.

  8. Wilson Junior disse:

    Fantástico . Quando vi a matéria na TV, comemorei como se fosse gol do meu time de coração.

  9. João Carlos disse:

    Pode ser que a caverna não fosse um tipo de câmara mortuária. Talvez eles escondiam lá por serem perseguidos por alguma(as) outras especies , e lá acabou se tornando o covil deles.

  10. João Carlos disse:

    Pode ser que a caverna não fosse um tipo de câmara mortuária. Talvez eles escondiam lá por serem perseguidos por alguma(as) outras especies , e lá acabou se tornando o covil deles.

  11. Rukka Pinto disse:

    Falando em “elo” deve haver uma sequência, ou viveram todos no mesmo tempo e os sapiens aniquilaram os outros?

  12. Rukka Pinto disse:

    Falando em “elo” deve haver uma sequência, ou viveram todos no mesmo tempo e os sapiens aniquilaram os outros?

  13. Rukka Pinto disse:

    No caso não é “filho da puta” :-) é filho de um cabrão q xta no céu

  14. Rukka Pinto disse:

    No caso não é “filho da puta” :-) é filho de um cabrão q xta no céu

  15. Alfredo Nunes Marczalek Maico Fiedler

  16. Laissa Castro disse:

    Ótima matéria, descoberta extraordinária.

  17. Amaru Meru disse:

    Os textos sumérios dizem que seres do espaço vieram a terra para extrair ouro!,como esse trabalho seria duro eles viram muitas espécies de hominídeos,escolheram a mais evoluída e alteram o seu d.n.a!.

    • Obrigada por me marcar, Jonathan! E assim, aumentam as evidências de que a África é o berço da humanidade e que somos apenas frutos de processos evolucionistas que vem acontecendo há mais de 2 milhões de anos.

  18. e tu Alexandre Panda ??? hahahahahahaha Christian Lopes Aislan Hoffmann

  19. Gleyson Vaz disse:

    Alfredo de Souza olha aí

  20. Daniel Reis disse:

    Fabíola Cardoso eu te falei?

  21. José Silva disse:

    Eu acho que já vi esse cara!

  22. Maurício Júnior passou na tv hoje, FELIZ

  23. Brenda Melo disse:

    Lívia, Débora, Luana, Maria

  24. David, já sabem onde esses novos ancestrais entrariam no “clado dos Homo” ou ainda tá cedo demais? Pela aparência ele ficaria mais próximo dos Australopithecus, ou estou errado?

  25. Raphael Silva disse:

    ja tinha visto um antes.. igual meu amigo Joao Victor

  26. Cesar euehue Gabriel Correia Maycon Freitas Lopes Luciano Gonçalves Jeffrey Ferreira

  27. Encontraram a família inteira de Adão e Eva! Oooo GLÓRIA!!!

  28. Esses Homos, Dinos foram criados só para testar a fé das pessoas :3

  29. Não entendo essa questão de q nos homens viemos d macaco, sabe deus nos criou a sua imagem e semelhança, pegou o pó e nos fez soprou em nossas narinas e então o fôlego, conheço pessoas q escutam isso é parecem q seila sabe povo totalmente sem noção, não ao certo de onde vieram e pra onde irão conforme os seus comportamento…povo q perece no sistema povo q vive batendo cabeça sem um posicionamento definido….si sair uma notícia:o homem e o cachorro são primos kkkk eles dão audiência kkkk….

  30. Não existe vida inteligente fora da terra…. nem dentro .. haha

  31. E a terra revela seus segredos, antes de nos existia vida. Muitas formas . quando Deus lançou Lúcifer na terra tudo foi destruído toda vida e ouve um longo período de trevas .então Deus recriou tudo e aqui estamos . mas muitas coisas serão reveladas a poucos que serão chamados de loucos

  32. Ana Lima disse:

    O que será que a presidente Dilma pensa sobre isso?

  33. Mauricio Moya disse:

    Eu vejo gente com essa cara todo dia nada de extraordinário. Vão a carapicuiba e vão ver

  34. Lidia Almeida disse:

    Victor Pereira, seria o elo perdido? *o*

  35. A cada dia temos menos certezas. Fantástico.

  36. Gabriel Mourão Cézar salve gabiru

  37. Joao Luiz disse:

    Até que enfim acharam meu Avô! O marvado tinha saído pra caçar e inté hoje não havia dado notícia sô! Bem que minha vó falô que ele tinha pégo uma chuva e tinha entrado num buraco!

  38. Ailton Lino disse:

    Andreline, Lucas, Jefferson, Felipe

  39. Leonardo, não adianta argumentar…

    3 hipóteses para explicar a razão de ser criacionista:

    1-Grande Ignorância(sobre os assuntos);
    2- Fanatismo religioso;
    3- Qi abaixo da média.

    Ou combinações de todas…

  40. Entenderiam, se excluidas as hipóteses, que contra FATOS (as vezes entendem melhor com “caps”rsrsrs) não há argumentos…
    Abraços e tudo de bom a todos.

  41. Olha,tenho um amigo que,depois de ser traído pela mulher,sumiu,parece muito com ele

  42. Jonathan Do Carmo Silva Tiago Ramon

  43. Thau Cordeiro disse:

    Nova descoberta bem interessante! Marcelo Igor

  44. Facto interessante agora os crentes vão foder mesmo com estas notícias. Rsrsrsrs

  45. David Ayrolla excelente artigo! Completou oq eu já tinha lido a respeito.

  46. Mirtes Maciel disse:

    O que eu ví na TV é que foi encontrado a ossada , claro, essa foto foi montada com massa pele etc.etc. O homem não foi feito à semelhança de Deus? Não isto….

  47. Edson Amaro de Souza disse:

    Mais fósseis documentando a evolução. E os criacionistas insistem em fazer de conta que a evolução é só uma hipótese.

  48. Saulo Regis disse:

    Caros semelhantes ateus,cuidado ao usar de arrogância na discussão com um teísta,além de ser idiota,é também potencialmente para o nosso grupo,que já é visto de maneira negativa pela sociedade. Não quero dizer que não devemos discutir religião,mas devemos ter alguma cautela ao questionar,ou pelo menos na hora de ”confrontarmos” a visão de mundo de um teísta! Por incrível que possa parecer,essa é a visão de mundo dele,você não pode simplesmente dizer que um deus não existe,já que não existe evidências para tal,e mesmo se tivesse,a cautela deveria existir de qualquer maneira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>