O massacre legalizado de bebês: quando nossa espécie é o pesadelo de outra!

Anualmente, o governo canadense permite a maior matança de mamíferos marinhos do planeta: cerca de 275 mil focas (a maioria da espécie Pagophilus groenlandicus) são massacradas durante a primavera no hemisfério norte, época do nascimento dos filhotes. 97% dos animais mortos são bebês com menos de três meses de idade. O número de filhotes mortos alcança um terço do total nascido no período.

As focas-da-groenlândia saem do mar e buscam solo firme para ter seus filhotes, geralmente em placas de gelo ou recantos congelados na costa. Estes berçários acabam tornando-se cenários de matança de bebês completamente indefesos, motivada pela indústria de casacos de pele. O pelo branco dos bebês é muito valorizado e deve ser “extraído” o mais breve possível, pois começa a escurecer após um mês de vida.

Alguns filhotes são mortos à distância, com tiros de rifle (na cabeça, para não danificar a pele – cada buraco de bala diminui o valor do produto em até US$ 2). Muitos são apenas feridos e morrem lentamente, às vezes afogados, quando tentam escapar pela água. A grande maioria, no entanto, é abatida com uma arma chamada “hakapik“, um porrete que possui um martelo numa ponta e uma foice na outra, usado para esmagar o crânio do bebê. A única exigência do governo é que o caçador tenha certeza de que o animal esteja morto antes de começar a retirar a sua pele. Mas entidades ambientalistas denunciam que 40% das focas são esfoladas vivas. Não há penalidades para os caçadores que ultrapassam sua cota de caça!

A matança comercial de focas começou há 300 anos, e até o século 18 era praticada apenas por esquimós. Atualmente, a caça é subsidiada pelo governo canadense (de acordo com os relatórios do Canadian Institute for Business and the Environment, mais de US$ 20 milhões em subsídios foram fornecidos para a indústria de peles entre 1995 e 2001).

Os defensores da caça alegam que a mesma é sustentável e não ameaça a perpetuação da espécie. Porém, mais de um milhão de focas foram abatidas nos últimos cinco anos (os maiores índices em meio século). A última vez que a matança foi tão intensa (entre as décadas de 50 e 60), a população de focas da espécie foi reduzida em até dois terços. É bom observar que não há superpopulação de focas.

A inevitável pergunta que se faz é: em pleno século XXI, é admissível que seres humanos – com capacidade de produzir alimento e vestimentas de diversas formas menos brutais – sejam autorizados a praticar tamanha crueldade para um fim tão desprezível?

Observação importante: A caça também acontece, em níveis bem menores, na Rússia, na Noruega e na Groenlândia.

 


Fontes:
http://m.humanesociety.org/issues/seal_hunt/facts/about_seal_hunt.html
http://www.examiner.com/article/the-clubbing-of-baby-seals-season-begins-canada

Veja tambÉm...

174 respostas

  1. Daniel Mota disse:

    Acho o tema do texto extremamente pertinente, mas vou além, mesmo quando produzimos vestimentas “de formas menos brutais”, acabamos arrancando o couro de outros homens, iguais a nós, vejamos as fábricas de roupas em países que são grandes produtores, vejamos a situação dos trabalhadores do setor têxtil nos últimos 200 anos, a quantidade de massacres ocorridos na produção e que são rotina no ramo.

  2. Leonardo disse:

    O título deveria ser: quando nossa espécie é o pesadelo de VÁRIAS outras!

  3. Caramba isso é uma selvajeria. Tem q ser criado um movimento contra! É uma crueldade!

    • Nos parece crueldade porque não está na nossa cultura, neste exato momento que você está lendo isso, milhões de animais no Brasil estão sendo mortos ou na engorda para serem mortos, ex: frangos, perus, bois, porcos….

      Não sou vegetariano, mas consigo perceber que a crueldade com os animais é absurda, aqui também acontece, só que já estamos acostumados com isso. Lá no Canadá é a mesma coisa.

  4. Quando eu quero saber se uma pessoa “presta” ou não, eu pergunto se ela gostaria de ter um casaco de pele. Dependendo da justificativa (por ex, achar feio não é uma desculpa aceitável). Ninguém que tenha o mínimo de empatia sentiria-se bem usando a pele de um animal nos dias de hj.

  5. Rukka Pinto disse:

    Falando nisso onde anda a Greenpeace, não é no Canadá que tem a sede?

  6. tinha q ser crime com pena de morte

  7. Ana Paula. Ta sabendo disso?

  8. Bruce Mota disse:

    Li o texto na expectativa de achar um argumento que viesse a amenizar minha pré concebida concepção de que esse ato era simplesmente covardia. Por mais elucidativo que fosse não conseguiu engajar meu, já moribundo, otimismo na humanidade. Recorro a citação de um grande filósofo desconhecido: “é, estamos fudidos! “

  9. Adalgisa Cruz disse:

    Para uma vegana como eu,saber de uma barbaridade dessa,, me fere o corpo e a alma… :'(

  10. Rodrigo Sousa disse:

    cada hum vai ter o q merece

  11. Ata Batasole disse:

    Isso é apenas o ser humano sendo ser humano!!!! Lamentável mesmo…

  12. No final dos anos 80 em um programa de tv o apresentador avisou que iriam exibir senas muito fortes. eu era muito jovem pra acatar o pedido, antão fui em frente e levei semanas pra me recuperar das tais cenas. Bebês foca sendo barbaramente assassinados. Cara, eu chorei de revolta.

  13. Luiz F C Lara disse:

    Ignorância. Para simplificar. É ignorante aquele que tem por profissão matar. Destruir vidas. Também o é aquele que contribui, mesmo que indiretamente, neste ritual macabro. Se somos a espécie racional que habita este planeta, que teria a obrigação de tutelar os demais seres que por nós são subjugados, só posso concluir que somos ignorantes. Ignoramos o que comemos, o que vestimos, o que usamos e uma infinidade de “coisas” que utilizamos provenientes da morte de outros seres. Ignoramos inclusive o quanto exploramos nossos próprios semelhantes. Independente de tanta ignorância deliberada, as reações não poderão ser ignoradas. Afinal o plantio é livre, porém a colheita é certa…

  14. Ser humano é um filho da puta mesmo.

  15. eu odeio ser considerado humano

  16. O inferno é aqui e o demônio somos nós.

  17. Enquanto existir o homem, em paralelo terá grife, glamour, moda, design, riqueza, ” beleza “, tendência, chique, look…coisas que corroboram com todas essas atrocidades. Sendo países desenvolvidos ou não, o dedo antrópico sempre deixara marcas negativas em qualquer processo que o faça, infelizmente!!

    • Mas para haver moda, grifes ou tendências, não é precido que haja essas crueldades! É tudo uma questão de escolha! É preciso evoluir. A sustentabilidade está a nosso favor em todas essas questões.

    • Concordo contigo! O problema é como achar sustentabilidade numa interseção entre riqueza, moda, grife ou tendência… Já estamos no século XXI e não sabemos o real conceito de sustentabilidade. Pode ser um conceito muito lindo, como no caso do SUS, mas na prática não é o que vemos.
      Eu tenho uma ponta de fé nos serem humanos. Nós fazemos pesquisas, ganhamos prêmio nobel, enchemos congressos de artigos e publicações, mas somos incapazes de transformar isso tudo em ações…

  18. Caralho se Canadá faz isso ,imagine o resto mundo

  19. Como um filha da puta tem a manha de fazer isso. Pqp ! Mundo demente esse o nosso

  20. Antes e depois. Sim, é chocante!

  21. Eu sempre tive o Canadá como o único país de todas as Américas com nível alto de civilização. Puxa, como estava errado. Pensava nele como a segunda rota de fuga caso o PT não seja morto.

  22. Somo o que comenos e vestimos…

  23. Milene Apa disse:

    “Em pleno século XXI, é admissível que seres humanos – com capacidade de produzir alimento e vestimentas de diversas formas menos brutais – sejam autorizados a praticar tamanha crueldade para um fim tão desprezível?”. A justificativa está na própria pergunta, evoluímos tanto mas parece que intelectualmente o ser o humano tem deixado a desejar…

  24. André Wilson disse:

    A imparcialidade foi pro saco msm..

  25. Paloma Veloso Meneguelli Igor Meneguelli Olha aí o Canadá vacilando feio…

    • Danilo infelizmente a caça no canada É um dos esportes mais praticados. A industria de caça movimenta milhoes por aqui e a pratica É o hobby preferido de muitos. Eles sempre afirmam sua sustentabilidade, mas a grande verdade que É quase impossivel fiscalizar os exageros. Lamentável.

  26. O mundo está ao contrário e ninguém reparou

  27. Harley Junio disse:

    Lamentável, mas enfim acabamos como eco-sistema e depois estaremos acabados, afinal não pagaremos a conta de nossos atos como indivíduos e sim como espécie !

  28. É nestas horas q me questiono o q é ser civilizado ou não.

  29. é inadmissível, mas eu realmente não sei o que fazer? Depois de ver isso e ter procurado dados oficiais para ver se bate com o que você escreveu, definitivamente, não compraria nada que eu soubesse que usa pele de focas, mas quantos teriam essa atitude? Milhares ainda morrerão antes que algo mude

  30. Em 2008 o parlamento europeu votou a proibição da venda de produtos oriundos de focas, e foi passada. O governo do Canadá apelou e este ano foi novamente votada para suspender ou continuar a proibição. O parlamento votou por continuar a proibição da importação, venda e distribuição de produtos oriundos de focas. O maior mercado, visto a apelação do governo canadense. Mas continua proibido, o que diminui drasticamente o mercado deles, e razão para matar bebês focas.

  31. Q pena vivemos num mundo onde a vaidade fala mais alto

  32. Os bebes humanos tem a pele tão macia, pq não faz isso com eles tbm? Se tem capacidade de comprar pele de animais menos racionais tbm terá pra comprar pele humana.

  33. Levy Tankian disse:

    vejo que o texto induz as pessoas sentimentalmente a ser contra a caça, mas não existe nenhum índice que demonstre extinção da espécie citada.. e se tratando de um governo como o Canadá duvido muito do descaso e descontrole como descrito nessa matéria.

  34. Bene Klauck disse:

    Uns idiotas cadê as pessoas que defendem os animais? Cadê?

  35. Matança de vacas, porcos e galinhas aqui

  36. Victor Costa disse:

    Que crueldade, nós evoluímos? Ou estamos regredindo??? Isso em pleno século 21 é um completo discazo com os animais!!!! Alguém tem que tomar alguma providência em relação à isso ou vai ser tarde de mais!!!!!!!!

  37. Ks vamos matar os filhos de quem mata filhotes… seria engraçado ver essa cena

  38. A lei do retorno, ela não falha. E é aqui que a gente paga por tudo que fizemos. E com certeza o castigo desse monstro. Vai ser horrivel. E gostaria muito de poder ver.

  39. Ana Paula disse:

    Cruel, monstruoso, insano, inadmissível, brutal, vergonhoso, desprezível….
    Inaceitável.

  40. Cadê o amor ao próximo? </3

  41. Tirar vidas para usar uma veste fútil que te dá “status”…. Simplesmente ridículo e desnecessário! Vergonha de ser humana!

  42. Tudo que conhecemos desde a indústria farmacêutica,armamentista,alimentícia,mercado negro e claro a indústria da moda são movimentadas por uma necessidade em comum,vender.Se vende,tem demanda se tem demanda,tem que ter produto.
    Nesse caso não é diferente,para pessoas como eu e vocês isso é horrendo,incompreensível e altamente desmoralizante porém,para há escória da raça sem qualquer fundamento ético e conceito moral isso é um meio de vida extremamente rentável pelo fato de existir quem pague e pague muito bem por isso porquê tem dinheiro e ai está o abismo que nossa espécie decai a ponto de torturar impiedosamente quem for para telo.
    Os assassinos são os que tentam alimentar seu ego através de um consumismo sujo e supérfluo,deve ter algo de muito errado com “eles(a)” isso é triste…

  43. Todos os dias imagino uma raça alienígena nos invadindo e nos dizimando, será que os humanos iam achar normal serem esfolados porquê a outra espécie é “superior”?

  44. Na China eles criam e comem cães. Nós criamos e comemos galinhas e vacas. Isso é igual pow. Só as focas e os golfinhos nós não criamos .. só matamos .. aí sou contra pq isso eh mexer com o equilíbrio do ambiente selvagem e pode reduzir aquela população e afetar outras que se relacionam com elas.

  45. Ismael Dima disse:

    Derretimento das geleiras…

  46. Como se os criadouros de vacas/ porcos/galinhas não fossem cruéis! Selvageria do mesmo jeito
    Criação de vacas leiteiras então, é o cúmulo para desequilíbrio ambiental e maus tratos. Fazer com que bezerros nasçam, sofram e morram cruelmente para simplesmente comercializá-los…..incrível como pessoas de todo o mundo ainda acham isso certo, sem problemas, só porque é normal, todo mundo faz
    Humanos doentes!

  47. Já que não há super população da espécie e nem tem indícios de que transmitem doenças aos seres humanos, só posso deduzir que é só crueldade mesmo e muitas pessoas supérfluas e ignorantes em pleno século 21. Se é que podemos chamar de “pessoas”….

  48. Como é que uma pessoa consegue matar um animal desses, um filhote ainda .

  49. Reilan Marx disse:

    Olha amor Amanda Rocha muito triste … ;( quem é o Animal será?! Eles ou nós
    .. :

  50. Eu tenho fé em Deus que a raça humana seja extinta o mais breve possível!! Essa é a linhagem dos Homo retardadus!!

  51. É a evolução, baby… Acho que a nossa espécie não dura mais nem 500 anos

  52. Crime contra o universo, influenciado pelo capitalismo.

  53. Pois então ,Leticia . Já não basta o que acontece com esses animais . O ser humano tende a piorar .

  54. Não sei a veracidade dos fatos, mas sei que o governo canadense tem um controle rigido sobre animais silvestres…muitas das vezes a caça é legalizada em um período de poucos meses justamente para o controle da quantidade dos animais…é o caso da legalização de caça de javalis em lavouras em parte do brasil… muitas das vezes a população de certas especies foge ao controle e pode danificar o próprio ecossistema… não sei exatamente o acontecimento todo…mas isso é só uma especulação… outra… se agente é o demônio, onças, leões, gatos, ursos polares e todos tipos de predadores são também… se você ver no youtube a crueldade que um leão mata um cervo deixando o vivo e o devorando pela parte de baixo…o mesmo acontece com as onças….isso é a natureza do predador…não estou justificando e sim expondo que o controle de animais é algo natural…se esse for o caso é claro.

  55. Todos são vegetarianos pelo jeito.

  56. Será que todos os comentários indignados partiram de veganos????

  57. Gente q horror. Devia fzer o msm cm eles e cm qm usa!

  58. Bruna me fez pensar melhor sobre o país

  59. Adriana Lopes disse:

    Absurdo….e muita ignorância…tanto de quem mata quanto de quem veste..desumano.

  60. André Arent disse:

    Espero que não seja tarde quando eles perceberem que dinheiro não se come.

  61. Mariana Mary disse:

    :'( pq o bicho homem é assim?

  62. Ariane Teato disse:

    Ridículo! Vão fazer casaco com a pele dos seus filhos cambada! Ou da mãe!

  63. Igor Macedo disse:

    Aqui no Canadá é o aço neguinh

  64. Igor Macedo disse:

    Aqui no Canadá é o aço neguinh

  65. Andrea Biller disse:

    Isso e ridiculo e cruel.Tem que ter uma organizacao pra esses FDP parar com isso!!!! Idiotas.

  66. Não sei se esse é o caso, não sou a favor da caça para comercialização. Porém existem casos onde é preciso intervenção do homem para controle populacional, caso contrário os animais se tornam uma grande população, deixando o economista em colapso. Caso não seja esse o caso, não consigo entender como o governo pode concordar com isso.

  67. MEU DEUS… JESUS CRISTO… SOU BOMBEIRO, ESTOU HABITUADO COM ACIDENTES DOS PIORES TIPOS, MAS ISSO TIROU O MEU SONO… E A MINHA PAZ.

    MALDITOS SEJAM ESSES DEMÔNIOS…

  68. L’uomo sarà se.more il peggiore animale del mondo

  69. Tem gente aqui que não sabe nada de evolução. Se nossos antepassados não tivessem comido carne, seus cérebros não teriam evoluído ao ponto que temos hoje, principalmente após o domínio do fogo. E bois, galinhas e porcos são espécies que foram domesticadas e adaptadas para nos servirem de alimento, como o cão evoluiu para nos proteger e fazer companhia. Portanto, caros vegetarianos, não tentem impor seus hábitos alimentares através de distorção de realidade. Uma coisa é matar animais selvagens para luxo desnecessário, outra é matar um frango para assá-lo e prover sustento com proteína natural a sua família.

  70. Se eles fazem isso é porque tem gente que ainda usa este casacos …. É o que acho pior é o governo apoiar uma atitude dessa ….

  71. Meus Deus. Foi difícil ler até o fim que maldade

  72. afff que absurdo gente não. Tem onde por.mais tanta. Crueldade

  73. País de Primeiro Mundo ? Mais parece um inferno glacial…

  74. Mais alguém também acha que o ser humano é o câncer da terra?

  75. Joana Darc disse:

    Triste,o ser humano endureceu o coração!! pq de tanta maldade?

  76. Bia Costa disse:

    A morte desses animais se tornou o luxo da classe alta… isso não precisa ser necessário.

  77. E matança de pessoas no Brasil, caramba no fim estamos ajudando o planeta :v :v

  78. O humano não aprende a amar, a nossa vida e voltada ao lucro, ganância, falsidade e a realidade que nós buscamos sempre será um sonho. Muitos falam que os humanos são verdadeiros, uma única espécie que predomina nesse planeta, mas se pensar , essa espécie predominante está se auto-destruindo aos poucos, por causa do capitalismo excessivo.
    O humano é simplesmente uma maquina, de matar, uma coisa sem alma ou simples sentimentos, algo que por milhões de anos se formou na terra para ser uma mísera fora de vida que se acha a melhor de todas, mesmo assim, sendo a mais estupida e corrupta do planeta.
    Não tenho vergonha de ser humano, tenho orgulho, mesmo sabendo que o mundo e formado por gente falsa e ruim, sempre tem aqueles que buscam o melhor, e isso é o bom de ser um humano, tentar mudar o mundo com simples ações, mas pelo que é visto no mundo de hoje, e quase impossível achar pessoas verdadeiras, por que muitas delas são as que derrubam sem você ver.

  79. Eh cruel mas os casacos são tão lindos…ah vale a pena esfolar uma ou outra foca

  80. Os homo sapiens não entendem que são so mas uma especie com cérebro desenvouvido mas nada !!!!!!!

  81. Caramba todo esse tempo acontece isso e ninguém se manifesta pra fazer algo

  82. Eu imagino quem teria vontade de comprar casacos de pele se os governos tratassem a indústria de peles da mesma forma que se trata a indústria tabagista no Brasil: colocando fotos dos bebês esfolados nas etiquetas dos casacos! Fazendo as pessoas ter noção da barbaridade que perpetuam ao massacrar animais para, pura e simplesmente, se vestir.

  83. E nós é que somos a espécie “racional”
    Lamentável, simplesmente estamos acabando com tudo.

  84. Moisés Costa disse:

    Amanda Poleto pqp mano! Pq?

  85. Eduardo Camargo Gustavo Treméa Anderson Fontana

  86. Cara… é muita futilidade e crueldade. Espancar o animalzinho até a morte pra depois virar casaco. Imagina a dor do bicho. Não sei como essa gente consegue deitar a cabeça no travesseiro e dormir, sabendo que isso acontece e ainda usar o produto.

  87. asonz0m86r disse:

    [url=http://buy-propecia.party/]propecia[/url] [url=http://buy-abilify.cricket/]buy abilify online[/url] [url=http://wellbutrinonline.trade/]wellbutrin[/url]

  88. ason01ua1q disse:

    [url=http://buy-augmentin.webcam/]augmentin 875 w/o perscription[/url] [url=http://motrin800mg.cricket/]motrin 800 mg[/url] [url=http://levitrageneric.bid/]levitra generic[/url]

  89. asongk42wc disse:

    [url=http://buy-albuterol.bid/]albuterol[/url] [url=http://colchicine.site/]colchicine[/url] [url=http://fluoxetine.eu/]fluoxetine[/url] [url=http://cleocingel.party/]cleocin gel[/url]

  90. asonzl0sd9 disse:

    [url=http://buy-albendazole.red/]buy albendazole[/url] [url=http://buy-albendazole.cricket/]albendazole[/url] [url=http://cialis-20mg.science/]cialis[/url] [url=http://advaircost.trade/]advair[/url] [url=http://buy-prozac.red/]prozac[/url] [url=http://buy-nolvadex.bid/]nolvadex[/url]

  91. asonh4okuh disse:

    [url=http://buy-prednisone.faith/]ordering prednisone[/url] [url=http://buypropranolol.stream/]buy propranolol[/url] [url=http://buyprednisone.stream/]buy prednisone[/url] [url=http://buyventolin.link/]ventolin[/url] [url=http://retin-a-micro-gel.top/]retin a .1 cream[/url] [url=http://buyamitriptyline.stream/]elavil 10 mg[/url] [url=http://buy-effexor.link/]buy effexor[/url]

  92. asonvv18a1 disse:

    [url=http://baclofen-10-mg.top/]baclofen 10 mg tab[/url] [url=http://wellbutringeneric.party/]wellbutrin[/url] [url=http://atenolol-online.top/]atenolol generic[/url]

  93. asonshkaeg disse:

    [url=http://lasix-medication.eu/]lasix medication[/url] [url=http://price-of-levitra.science/]price of levitra[/url] [url=http://albuterol-nebulizer.science/]albuterol for nebulizer[/url]

  94. asonwi2pqw disse:

    [url=http://tetracyclineantibiotics.top/]tetracycline antibiotics[/url] [url=http://buy-amoxil.review/]amoxil 500mg antibiotics[/url] [url=http://buyclonidine.kim/]buy clonidine[/url] [url=http://yasmin-birth-control.cricket/]yasmin[/url] [url=http://buybenzac.trade/]benzac[/url] [url=http://genericforlexapro.top/]lexapro generic[/url] [url=http://buy-cleocin-gel.trade/]generic cleocin gel[/url]

  95. asonfd91k6 disse:

    [url=http://advairinhaler.gdn/]advair inhalers[/url] [url=http://ciprofloxacin-hcl-500-mg.top/]cipro[/url] [url=http://buysildenafil.red/]buy sildenafil[/url] [url=http://clindamycingel.party/]clindamycin gel price[/url] [url=http://buy-glucophage.faith/]glucophage[/url]

  96. asonyahv18 disse:

    [url=http://ventolin-online.top/]ventolin[/url] [url=http://buspar-online.science/]buspar[/url] [url=http://cost-of-advair.eu/]advair cost[/url]

  97. asontn22rf disse:

    [url=http://fluoxetinehcl.trade/]fluoxetine[/url] [url=http://benicarhct.xyz/]benicar hct[/url] [url=http://buy-cleocin-gel.stream/]generic cleocin gel[/url] [url=http://diflucan-150-mg.eu/]diflucan[/url] [url=http://tamoxifen.red/]tamoxifen[/url] [url=http://fluoxetineonline.gdn/]fluoxetine 20mg capsules[/url]

  98. asoncptd4i disse:

    [url=http://elimitecream.eu/]elimite[/url] [url=http://tretinoincream05.trade/]tretinoin cream .05[/url] [url=http://rimonabantonline.party/]rimonabant[/url] [url=http://prilosec.top/]prilosec[/url]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>