O passado secreto da banana

A banana que você compra no supermercado é um “produto natural”, correto? Não necessariamente! Se você considera a palavra “natural” como um sinônimo de “não manipulado pelo homem“, sua avaliação sobre a fruta não poderia estar mais errada!

Não que a banana não seja um alimento saudável. Muito pelo contrário! Mas a deliciosa fruta que estamos acostumados a consumir tem, assim como nós, um passado selvagem!

A verdade é que a fruta que você conhece é fruto da seleção artificial feita pelo homem. A banana em seu estado natural é bem menor e menos saborosa que a que a maioria das pessoas conhece. E tem sementes. Muitas sementes, como pode ser visto nestas imagens!

Corte transversal em uma banana "selvagem".

Corte transversal em uma banana “selvagem”.

É fato conhecido que a agricultura humana gerou variedades de vegetais muito diferentes daquelas originalmente surgidas na natureza, adaptando-as aos anseios de uma humanidade faminta, sempre pronta a maximizar os benefícios de tudo o que planta (de forma semelhante ao que faz com suas criações animais). Com a banana não foi diferente! Este fruto, originário do sudeste da Ásia e consumido em mais de 120 países, é cultivado há muito tempo pelo homem (alguns estudos sugerem que plantamos bananas há pelo menos 10.000 anos)1Denham, T.P.; Haberle, S.G.; Lentfer, C.; Fullagar, R.; Field, J.; Therin, M.; Porch, N. & Winsborough, B. (2003). Origins of Agriculture at Kuk Swamp in the Highlands of New Guinea. Science 301 . Disponível em http://science.sciencemag.org/content/301/5630/189.. A humanidade teve então bastante tempo para domesticar esta planta, selecionando para reprodução apenas aquelas que mais se ajustavam aos seus desejos.

O resultado é que a banana hoje é maior, mais saborosa e desprovida de sementes. Aqueles “pontinhos” que encontramos no interior da fruta é o que restou destas estruturas, atrofiadas pela seleção humana e incapazes de executar sua função reprodutiva, de tal forma que o plantio das bananeiras é feita através de mudas ou brotos retirados do rizoma (caule subterrâneo) da planta.

Banana "não domesticada".

Banana “não domesticada”.

Bananas são alimentos bastante benéficos à nossa saúde. Além de ser uma importante fonte de potássio e de fibras, é rica em vitaminas e possui outros minerais importantes, como magnésio, cálcio e ferro (sendo uma importante aliada no combate à anemia). Contendo frutose, sacarose e glicose, abastece nossos estoques de energia facilmente e mantém os níveis de açúcar elevados, eliminando o cansaço físico e mental. O consumo de bananas ajuda ainda no controle da pressão arterial, na regulação do fluxo intestinal e na prevenção de câimbras musculares.

Só que ao contrário do que normalmente achamos, os grandes macacos africanos, como chimpanzés e gorilas, não tem a banana em sua dieta no ambiente selvagem. Estas frutas não existem em seu habitat (onde eles consomem mais folhas verdes, galhos e outros frutos com menos açúcar). Assim, o grande macaco que gosta mesmo de bananas… é o homem!

Referências   [ + ]

1. Denham, T.P.; Haberle, S.G.; Lentfer, C.; Fullagar, R.; Field, J.; Therin, M.; Porch, N. & Winsborough, B. (2003). Origins of Agriculture at Kuk Swamp in the Highlands of New Guinea. Science 301 . Disponível em http://science.sciencemag.org/content/301/5630/189.

Veja tambÉm...

323 respostas

  1. Fernandez, olha que interessante

  2. Mikael Nienke disse:

    Praticamente todos os alimentos : grãos , frutas , hortaliças e animais sofreram um processo de seleção artificial , é bem melhor reproduzir uma espécie que tenha um maior potencial seja no tamanho dos frutos ou se esse animal da mais litros de leite do que o outro que ñ tenha

  3. Carlos Talles disse:

    Gildeane Jesus e Carlos Augusto olha só!

  4. Renata Martins a sogra tava mesmo certa

  5. Essa foto da banana “de verdade” fez minha tripofobia disparar :(

  6. Simone Stancato olha q legal

  7. Ou seja, quando o pessoal do Design inteligente diz que nossa mão foi feita pra pegar banana, assim como a dos outros macacos, podemos usar este exemplo pra ajudar a quebrar o argumento ?

  8. Juan David disse:

    Selcción artificial NO (não) es lo mismo que modifocación genética

  9. Olha Diego Souza, viva a banana kk Nós é que somos os macacos comedores de banana.

  10. Semente parece que tem até menos, só que cada uma é … seilá, umas dez vezes maior.

  11. Luan Barcelos disse:

    Flávia Peralta oq eu comentei sabado =)

  12. Prianka Santoro, Ana Luiza Klotz. Aquilo que eu tava falando com vocês outro dia.

  13. Celia Pereira olha que legal, comentei isso esses dias.

  14. Eu tinha um professor de história que era fascinado pela origem das coisas, e como elas se tornaram o que são hoje. Ele me infectou com esse “vírus” da curiosidade. Agora sou tão chato quanto quanto as pessoas diziam que ele era. O melhor professor que já tive. Foi com ele que ouvi isso pela primeira vez.

  15. Engraçado. A banana selvagem que tem no quintal da minha casa é igual a do supermercado. Quando começar a dar eu tiro uma foto e posto aqui. Hehehe

    • A muda da banana selvagem que você plantou no seu quintal, já passou pela seleção.

    • É uma possibilidade plausivel. :)

    • Me diz como que uma planta de mata nativa pode ter passado por alguma seleção… Nenhuma das bananeiras espalhadas pelo meu terreno da aquela banana da foto…

    • Caio Pornie disse:

      Você pode fazer seleção da maneira complicada que fazemos hoje, ou então de maneira lenta e gradual cruzando somente os frutos que melhor satisfazem os intereses humanos, fazendo uma seleçãp artificial, e isso pode rolar sem quem planta sequer saber. Como rolou a milhares de anos.

    • Igor e Caio, deixa eu tentar explicar a vocês. A banana que você plantou e a maioria dos outros tipos bananas plantado pelo Brasil e pelo mundo são espécies ou subespécies já domesticadas há bastante tempo, mesmo quando ela tem o nome “selvagem” ela não é, no sentido literal selvagem. Todas as bananas comestíveis que você encontra são do mesmo jeito: estéreis (sabe aqueles pontinhos pretos dentro da banana? Aquilo são óvarios que se degeneraram por não ter havido fecundação. Esses pontinhos da banana que você tem na sua casa são os mesmo caroços dessa outra banana que ta na imagem), logo o que você tem na sua casa é um clone de uma bananeira prévia (também estéril) e assim é a maioria das bananeiras no mundo todo, clones umas das outras; o que em termos biológicos é bastante arriscado, o maior medo de quem planta bananas é que apareça uma praga que destrua as plantações, porque se uma bananeira for suceptível todas as outras também vão ser.

      Dito isso, é importante saber que esse tipo de banana (da imagem), realmente selvagem, você não encontra em zonas onde o homem está presente. São vegetações de mata mesmo e ainda assim não se acha em qualquer lugar.

      E pra finalizar eu faço um adendo: quase nenhuma fruta que você come ou conhece hoje em dia são frutas selvagens de verdade, a maioria foi domesticada há séculos ou milênios. A forma selvagem delas ou tem caroço demais (como a banana), ou é azeda demais, ou dura demais, ou quase não se tem o que comer.

    • Vivendo e aprendendo. E eu que pensei em abandonar o facebook por achar inútil. Procurando nos lugares certos se acha informaçao interessante. Valeu Kleyton. P.S.: Vc é agronomo?

    • Vivendo e aprendendo. E eu que pensei em abandonar o facebook por achar inútil. Procurando nos lugares certos se acha informaçao interessante. Valeu Kleyton. P.S.: Vc é agronomo?

  16. Bernardo Lauria ai teimoso, o que eu tava te falando esses dias, nao tem banana selvagem p ai, acessivel a compra assim

  17. Paulo Cardoso disse:

    Nara Froes Aguilar Giocondo

  18. Então, temos que bendizer a este feito humano! A pergunta que fica:E quanto às outras frutas? :) 😛

  19. Pesquisa o motivo pelo qual o morango está muito mais barato do que a 30 anos atrás

  20. Onde acaba a seleção natural e começa a artificial exatamente? Pois ao meu ver a “domesticação” de alimentos e animais pelo homem é tão natural quanto um animal que fica mais veloz ou aprende a se camuflar por influencias de predadores. Talvez a seleção artificial seja fruto da consciência humana, mas essa não é fruto da seleção natural?

    • Guilherme, entendo a sua dúvida, e trata-se de uma questão de ordem mais epistemológica que biológica.
      Esta discussão do que é “natural” e o que é “artificial” é uma discussão bem maior que esta aqui.

      Claro que qualquer coisa produzida pelo homem, que é um produto da natureza, deveria também ser considerada natural. Mas, como gosta de dizer o Dawkins, as palavras estão aí para nos servir, e não o contrário. Assim, é um costume utilizar os termos seleção “natural” e “artificial” para distinguir as variedades ou espécies surgidas independentemente da ação do homem, e aquelas causadas por ações antrópicas.

    • Debora Bender disse:

      O ser humano acelera os processos de seleção quando, por exemplo, cruza seres da mesma espécie com características que julga serem favoráveis por trazerem algum benefício a ele próprio, e também, utilizando-se da engenharia genética, como é o caso dos organismos geneticamente modificados.
      Utiliza-se a expressão seleção artificial devido ao fato da interferência antrópica estar afetando significativamente os ciclos biogeoquímicos, ou seja, acelerando fenômenos que levariam muito mais tempo para ocorrerem ou até, não ocorreriam.
      É uma discussão filosófica e, talvez, até ética. No momento em que criou seu próprio ambiente, os centros urbanos, distanciou-se da natureza e desenvolveu uma tecnologia voltada a seus interessados próprios, sem preocupar-se com o desenvolvimento sustentável. A ciência, infelizmente, deixou as questões éticas de lado e hoje há uma necessidade urgente de mudanças de paradigma.

    • Sim, verdade Debora, isso faz todo sentido pra mim, o fato de cruzar espécies e manipular produtos quimicamente caracteriza uma seleção artificial. A questão da escolha do melhor produto de consumo, sem interferência direta – apenas pela preferencia – é que me “plantou” a dúvida.. rsrs. De fato, como mencionou o Papo de Primata, acaba sendo uma questão epistemológica mesmo “o que é ou não seleção natural”, até porque, o próprio replantio já caracteriza uma intervenção humana. Bem verdade que o distanciamento da filosofia no desenvolvimento cientifico acaba por perverter os entendimentos em favor do acumulo financeiro. Mas acho que cabe aqui apenas o reconhecimento da intervenção humana em questão. E realmente me parece uma ação antrópica, dado o replantio.

    • Lucas Bonfim disse:

      Seleção artificial é engenharia genética.

    • Uma discussão ser fervor ideológico é outro nível. Parabéns, eleva o poder da ciência e conhecimento.

    • Um hipotético observador externo ao ver na terra uma construção, seja colméia, represa de castores ou usina nuclear, vai categorizá-los como natural ou artificial?

    • A fronteira entre natural e artificial não é clara e distinta. Natural e artificial retroagem.

  21. Andre Mesquita, oq vc tava falando =)

  22. Bruna Sattim disse:

    Giuliana, olha que interessante

  23. Marcio Miguel Cardozo Te disse essa da história da banana!!! KKKKKKKKKKk

  24. Rubya Pasquarelli Vic Almeida

  25. VC é o cara mais MENTIROSO e IMBECIL que já vi, planto bananas a mais de 20 anos, e não tem nada disso que vc falou……….seu MENTIROSO, podia responder um processo criminal, p/ vê se vc toma VERGONHA na cara !! A banana é como a maior, e nada manipulada pelo homem……..seu VAGABUNDO !! E por um acaso estou na minha fazenda, não tem nada disso que vc falou…….SEU MENTIROSO DE MERDA !!

  26. Paula Marrafa disse:

    Renata Schaefer Thiago Brito

  27. Alessandra Moret von Randow Dilma von Randow

  28. Alana Cruz disse:

    Alzira Gonçalves Cruz de Sousa

  29. Paulo Cesar Silva Ortiz da uma lida

  30. Luiz Felipe disse:

    Marcos Paulo SG se liga

  31. Luiz Kurz disse:

    Quanto papo furado…
    Em cada canto do mundo há espécies diferentes… Questões climáticas ou terrenos…
    Tem gente de um ignorância impressionante!
    Há também diferentes técnicas de cultivo…
    Macaco não comia banana é?
    Seria de uma estupidez alarmante dizer que em qualquer selva do mundo não há bananais!!!

  32. Daniel Bittar disse:

    Falta uma melada sem sementes. 😛

  33. Seleção artificial.
    É o caso do milho, tangerina, trigo…

  34. Daniel Bittar disse:

    Falta uma melancia sem sementes! 😛

  35. Se tá na internet então é verdade

  36. No Mexico ainda tenemos bananas com sementes. Eles foram trazidos pelos escravos africanos no secúlo XVII.

  37. Você estava certo Bruno Carazza

  38. Jose Man disse:

    Homem primata
    Capitalismo selvagem eô ô ô….
    Essas páginas cabeçans atéias pseudo científicas ficam cada vez mais ridículas…

  39. E outra coisa que poderiam agregar, é a informação de que a banana não vem da plantação direto para o mercado, elas passam por uma maduração NAO NATURAL, são colhidas bem verdes e levadas para uma câmara de climatização, onde a fazem madurar a força com uma certa temperatura e umidade, não sei por quantos dias… Por ser uma fruta almidonada (?) com astringencia muito alta, na climatização ela fica suave, agradável e doçe. Mais o que acontece é que deixando madurar “ao natural” o cacho da banana vai madurando por partes, ou seja, enquanto uma parte já começa apodrecer a outra está madurando, algo que “não convêm” para os vendedores, e a verdade que não são gostosas maduradas ao “NATURAL” porque ela fica muito rápida derretida…

  40. Ana Rocha disse:

    Eduardo Baião olha a legal

  41. Lucas Simoni disse:

    Mariana Negrini me marca

  42. Pessoal discutindo por causa de bananas… Puta que pariu, vão transar.

  43. Salviano Paulo Guilherme Pack

  44. Diana García disse:

    Santiago Sierra UY SIERRA SIERRA SIERRA SIERRA SIERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Los puntoooosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!

  45. Diego Schneider disse:

    Engraçado que tem gente que fala da Soja transgênica mas come banana. Tudo manipulado pelo homem. Se assim já falta comida, imagina se não manipulássemos.

    • A diferença é que um alimento transgenico leva DNA de outro animal ou planta. Nessa seleção “artificial” eles só deixam as plantas mais fortes/doces/maiores e só tiram mudas dessas plantas para preservar determinadas características. Isso aconteceu com basicamente todos os frutos e verduras q comemos hoje em dia.

    • E o o principal motivo pela falta de comida é pela maneira q produzimos ela. Só produzem em monocultura competitividade químicos e afins. E até mesmo a agricultura orgânica agride, porq ela é orgânica mas não é sustentável.

  46. Afinal uma mudança benéfica…

  47. Banana não é resultado de fecundação do óvulo na flor, ou seja, nada de sementes.

  48. Renata Alves disse:

    Que loucura. As bananas que encontro nas trilhas que faço. São “normais” e certeza que ninguém plantou elas ali. Jogaram produtos químicose ou fizeram qlqr processo industriais.
    Na minha leiga opinião o processo de evolução e adaptação. Não está só preso aos animais.
    Logo creio que as mudanças ocorridas ao passar de décadas foi quem contribuiu para a banana ser bem mais saborasa e esteticamente mais petitosa.

  49. Hugo Shigueo disse:

    Estela Santos o que eu tinha te falado esses tempos

  50. Diego Raldi disse:

    “originárias do sudeste da Ásia. Muitas variedades de bananas selvagens existem ainda no sudeste da Ásia”. Amigao, bananas nao nascem naturalmente no Brasil, são asiaticas, entao pra vc comer bananas selvagem so se vc for para lá. Essa banana q vc diz ter comido no mato, já é uma especie trazida e implantada pelo homem aqui, e de natural e selvagem nao tem nada. Tenta estudar um pouco antes de tentar argumentar, e assim nao falar asneiras. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bananeira

  51. Diego Raldi disse:

    Ai vem o “contra td e contra todos” do facebook e fala q a banana q ele tem no quintal q nasceu sozinha, e entao e selvagem, e igual a banana do mercado, e q o argumento postado e invalido, outro diz q macacos comem banana pelo mundo afora, nos bananais nascidos naturalmente. Ok, mas alguem foi a fundo pesquisar de ONDE sao as bananas? As bananas sao originarias do sudeste asiatico, e é la que podemos encontrar elas em estado selvagem, onde existem mais de 50 especies, e isso EXCLUI todas essas especies que consumimos e q ja passaram por um processo de seleçao artificial para se obter frutos mais doces, maiores e mais agradaveis ao nosso paladar. Pessoal, na boa, nao comentem nada sem ter fundamento cientifico do que vcs estao falando pra nao passar por idiota.

  52. Diego Raldi disse:

    Aqui um artigo interessante, que, tirando a parte exagerada da extinçao iminente das bananas “caseiras”, explica bem como ocorre essa seleçao artificial para suprir as vontades do homem. Recomendo que leiam. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/01/25/bananas-correm-risco-de-extincao.htm

  53. O homem manipula a genética para seu próprio prejuízo antes aposto que banana dava que nem capim agora nem capim tá nascendo sozinho. ..Deus fez tudo perfeito como devia ser…

  54. Mas existe as espécies… Acho difícil de acreditar nessa história

  55. Olha o local onde eu moro pra falar pra eu ir pra Ásia

  56. Aí vem os “engenheiros agrônomos formandos no facebook” e contestam com seus “super conhecimento”. Giovane

  57. A banana do supermercado é apenas um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente. Só isso.

  58. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem isso

  59. Kd o comentário do moço que planta banana a mais de 20 anos ?

  60. Gabriel Burani Marcelo Porfírio Felipe Nehmi

  61. Natália Paiva Juliana Verneck Karine Malvares Beatriz Muniz

  62. Eu adoro banana,se foi manipulada geneticamente ou não eu não sei mas lembro de banana com semente.

  63. Luiz Kurz disse:

    Engraçado… Meu bisavô quando veio colonizar o RS em meio a matos fechados e totalmente nativo na havia pés de bananas…e os indígenas faziam desta planta utencilios domésticos!
    ????????????????????

  64. Rick Anderson olha amor, o que eu tava te falando outro dia

  65. Luiz Kurz disse:

    Parabéns Gislaine…conhecimento é tudo…
    Em cada parte do planeta há a mesma planta…mas com características diferentes…

  66. Ju Ju Go-Go disse:

    Onde conseguiram a bananinha se ela não existe mais? (Cética sim, obg. Kkk)

  67. Nara Costa disse:

    Obrigado pela informação! !

  68. Tânia Carlos disse:

    Thaissa Carlos, Fernanda Martins

  69. Como prometi, posto as fotos da bananeira de jardim, mas q tb é comestível. Existe dela roxa tb.

  70. Ivan Nasser disse:

    Mario Nasser Otavio Torres nossa viagem do outro dia

  71. Simone Costa disse:

    Eu achava que só existia ignorância quando se falava em política, mas percebo que algumas pessoas estão tão estressadas até quando o assunto é banana! Que povo irritado hein! Valeu pelo artigo e sempre achei estranho a banana não ter sementes, ou ela tem? Nossa tô toda confusa!!

  72. Lembrei de vc Jéssica Ribeiro,com a professora Juliana kkkk

  73. Edsa Mello disse:

    Isso acontece com quase todas as frutas. No estado selvagem, sao pequenas e sem sabor. O ser humano levou milênios selecionando os melhores espécimes e foi criando variedades diferentes. Na França, há dezenas de variedades de maçã e hoje a maior preocupaçao é de que, por nao se adequarem à producao comercial, varias delas venham a desaparecer.

  74. Pai José Figueroa Jose Roberto olha q legal

  75. Olha mamãe, lembra quando comemos em Morretes – PR e o Marcelo Persegona te disse que era venenosa? Kkkk não sei quem levou a pior.

  76. Leandro Melo disse:

    Ana Paula Francisco. Interessante.

  77. Vítor Júnio disse:

    Rebecca olha q foda a banana natural, alguém falou disso alguma vez, voc ouviu tbm? ahuahuahauhau

  78. Rodrigo, tinha te falado isso, lembra?

  79. Engraçado que estava pensando exatamente isso ontem. Como terá sido o primeiro pé de banana? Se eu enterrar uma banana aquelas sementinhas brotarão ? Eis que me deste a resposta. Não vou consultar o Dr Google

  80. Rafael Rufino prova que vc eh mesmo macaco

  81. eu tenho dessa em casa e uma delicia

  82. Luiz Kurz disse:

    Será???!
    E como explicar que tal fruta existe ao natural no mundo inteiro?
    Aí descobrir o Brasil trouxeram mudas?
    Não …já havia?
    Já viram bananas vermelhas????

  83. Paola Hora disse:

    Olha ai Thamyres o post que eu estava te falando ontem.

    • Sim, muito interessante mesmo. Já havia lido um artigo a respeito desse tipo de melhoramento genético da banana. Na verdade essa manipulação do homem na agricultura é bem importante, se não íamos ficar cuspindo caroço de banana por aí kkk…claro, entre outras coisas tmb que foram melhoradas.

  84. Alison Meneses Anabrigida Rielly Borges Raynara Aran

  85. Kevin Barbosa disse:

    Olha aí professor Fábio De França Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>