O passado secreto da banana


A banana que você compra no supermercado é um “produto natural”, correto? Não necessariamente! Se você considera a palavra “natural” como um sinônimo de “não manipulado pelo homem“, sua avaliação sobre a fruta não poderia estar mais errada!

Não que a banana não seja um alimento saudável. Muito pelo contrário! Mas a deliciosa fruta que estamos acostumados a consumir tem, assim como nós, um passado selvagem!

A verdade é que a fruta que você conhece é fruto da seleção artificial feita pelo homem. A banana em seu estado natural é bem menor e menos saborosa que a que a maioria das pessoas conhece. E tem sementes. Muitas sementes, como pode ser visto nestas imagens!

Corte transversal em uma banana "selvagem".

Corte transversal em uma banana “selvagem”.

É fato conhecido que a agricultura humana gerou variedades de vegetais muito diferentes daquelas originalmente surgidas na natureza, adaptando-as aos anseios de uma humanidade faminta, sempre pronta a maximizar os benefícios de tudo o que planta (de forma semelhante ao que faz com suas criações animais). Com a banana não foi diferente! Este fruto, originário do sudeste da Ásia e consumido em mais de 120 países, é cultivado há muito tempo pelo homem (alguns estudos sugerem que plantamos bananas há pelo menos 10.000 anos)1Denham, T.P.; Haberle, S.G.; Lentfer, C.; Fullagar, R.; Field, J.; Therin, M.; Porch, N. & Winsborough, B. (2003). Origins of Agriculture at Kuk Swamp in the Highlands of New Guinea. Science 301 . Disponível em http://science.sciencemag.org/content/301/5630/189.. A humanidade teve então bastante tempo para domesticar esta planta, selecionando para reprodução apenas aquelas que mais se ajustavam aos seus desejos.

O resultado é que a banana hoje é maior, mais saborosa e desprovida de sementes. Aqueles “pontinhos” que encontramos no interior da fruta é o que restou destas estruturas, atrofiadas pela seleção humana e incapazes de executar sua função reprodutiva, de tal forma que o plantio das bananeiras é feita através de mudas ou brotos retirados do rizoma (caule subterrâneo) da planta.

Banana "não domesticada".

Banana “não domesticada”.

Bananas são alimentos bastante benéficos à nossa saúde. Além de ser uma importante fonte de potássio e de fibras, é rica em vitaminas e possui outros minerais importantes, como magnésio, cálcio e ferro (sendo uma importante aliada no combate à anemia). Contendo frutose, sacarose e glicose, abastece nossos estoques de energia facilmente e mantém os níveis de açúcar elevados, eliminando o cansaço físico e mental. O consumo de bananas ajuda ainda no controle da pressão arterial, na regulação do fluxo intestinal e na prevenção de câimbras musculares.

Só que ao contrário do que normalmente achamos, os grandes macacos africanos, como chimpanzés e gorilas, não tem a banana em sua dieta no ambiente selvagem. Estas frutas não existem em seu habitat (onde eles consomem mais folhas verdes, galhos e outros frutos com menos açúcar). Assim, o grande macaco que gosta mesmo de bananas… é o homem!

Notas

Notas
1 Denham, T.P.; Haberle, S.G.; Lentfer, C.; Fullagar, R.; Field, J.; Therin, M.; Porch, N. & Winsborough, B. (2003). Origins of Agriculture at Kuk Swamp in the Highlands of New Guinea. Science 301 . Disponível em http://science.sciencemag.org/content/301/5630/189.

Veja tambÉm...

325 respostas

  1. Fernandez, olha que interessante

  2. Mikael Nienke Mikael Nienke disse:

    Praticamente todos os alimentos : grãos , frutas , hortaliças e animais sofreram um processo de seleção artificial , é bem melhor reproduzir uma espécie que tenha um maior potencial seja no tamanho dos frutos ou se esse animal da mais litros de leite do que o outro que ñ tenha

  3. Carlos Talles Carlos Talles disse:

    Gildeane Jesus e Carlos Augusto olha só!

  4. Renata Martins a sogra tava mesmo certa

  5. Essa foto da banana “de verdade” fez minha tripofobia disparar 🙁

  6. Simone Stancato olha q legal

  7. Ou seja, quando o pessoal do Design inteligente diz que nossa mão foi feita pra pegar banana, assim como a dos outros macacos, podemos usar este exemplo pra ajudar a quebrar o argumento ?

    • “Cabem na sua bunda também” kkkkkkkkk. Usarei sempre.

    • Qualquer coisa que tenha lógica quebra o argumento desse pessoal da pseudo-ciência.

    • Ricardo Goffi Ricardo Goffi disse:

      A ciência está errada desde Francis Bacon…
      (Fatos concretos+raciocínio)…mas… A racionalidade é palpável?

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      Cara, o argumento da banana foi feito por um apresentador de TV, ele é um humorista e falou sobre isso de forma humorada e descontraída… A questão é que a mão foi criada para pegar objetos, alimentos e etc… pelo contrário das patas de cavalo, e de outros animais, que, evidentemente não foi projetado pra pegar objetos e nem alimentos. Muito menos para manipula-los da forma que o manipulamos.

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      Como vcs podem afirmar com tanta propriedade que a banana atual é fruto de intervenção humana? Como sabem que a banana com sementes é uma espécie “primitiva” enquanto que a banana comestível é uma espécie evoluída? E quem garante que essas bananas (com e sem sementes) não coexistiram o tempo todo, como coexistem até hoje? Se nos dias de hoje existem tantos tipos de bananas coexistindo, o que faz vcs pensar que no passado isso foi diferente? Digo isso porque existem evidências arqueológicas em Kuk Swamp, na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Guiné que sugerem que a banana já era cultivada há pelo menos 5000 anos antes de Cristo. Será que esses povos cultivavam bananas primitivas impróprias para o consumo? Acho muito improvável.

    • Leia o artigo referenciado na matéria, Michel. Lá você verá que estudos arqueólogicos mostram que a banana já era consumida há mais tempo que isso. Outra coisa: onde você leu que a variedade selvagem é imprópria ao consumo?

      Agora, falarei da questão biológica. A variedade selvagem ainda existe hoje. Só não é esta que vende-se em mercados. Como sabemos que é a mesma espécie? Simples: exame de DNA. Como sabemos que foi uma evolução da variedade com sementes através de seleção artificial? Mais simples ainda: está planta não produz mais sementes viáveis; é impossível que ela se reproduza sem a interferência do homem.

    • Outra coisa: “mão projetada”? Estamos diante de uma defesa do design inteligente aqui?

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      “Onde vc leu que a variedade selvagem é imprópria para o consumo?”

      http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/030116_bananacb.shtml

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      O consenso é que a muito tempo só existia banana com sementes mais que devido à uma mutação, algumas variedades passaram a não ter sementes, só foi aí que o humem passou a cultivar o fruto, pois ele gostou dessa nova variedade… Não há razão pra pensar que foi o humem que CRIOU a espécie de banana sem semente, ele apenas a cutivou por gostar da fruta que não tinha semente…

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      “É impossível que ela se reproduza sem a interferência do homem”

      As árvores e as plantas em geral se reproduzem seja por geração espontânea, seja a partir de uma semente, de uma raiz, de u’a muda, de um galho, de um ramo, do próprio tronco — ou, ainda, da madeira quebrada em pedaços pequenos: certas espécies conseguem se reproduzir mesmo assim. A geração espontânea pode passar por um desses procedimentos, o mais primário; a reprodução por semente e por raiz, pelo mais natural, pois ela é, também, em certo sentido, espontânea, o que permite às plantas selvagens disporem desses meios; os outros são assunto de técnica ou mesmo de escolha.

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      Existe plantas que se reproduz assexuadamente, elas podem se reproduzir por brotamento, a partir dos seus rizomas. Os novos indivíduos serão idênticos ao pai, uma vez que não houve troca de genes. Os rizomas só brotam se possuírem pontos nodais – conhecidos popularmente como “olhinhos”.

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      Esse conjunto de árvores da espécie álamo-trêmulo nos EUA é a forma de vida mais velha do mundo e a mais pesada, com 5 milhões de toneladas. São consideradas um único indivíduo porque, conectadas pelas raízes, têm “clonado” a si mesmas desde o período Pleistoceno.

      ELA ESTÁ SE CLONANDO DESDE O PERÍODO PLEISTOCENO (segundo vcs evolucionistas). OU SERÁ QUE É O SER HUMANO QUE ESTÁ ESPALHANDO AS MUDAS DESSA ÁRVORE PELA FLORESTA DESDE O SUPOSTO PERÍODO PLEISTOCENO?

      http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quase-imortais-21-seres-vivos-muito-muito-muito-velhos?utm_source=redesabril_jovem+&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mundoestranho

    • Michel Castro Michel Castro disse:

      “Outra coisa: “mão projetada”? Estamos diante de uma defesa do design inteligente aqui?”

      É o que indica as evidências, o problema é que os cientistas não podem assumir que a mão humana é projetada, pois eles podem ser prejudicados profissionalmente, um exemplo disso é o recente caso de um artigo publicado na revista PLOS ONE.

    • 1) O artigo do PAPO DE PRIMATA não disse, nem insinuou, que a banana selvagem não é comestível.

      2) Comparação de DNA não é uma evidência adequada?

      3) A bananeira não é um álamo. A bananeira é uma monocotiledônea cujas sementes, embora atrofiadas, ainda são visíveis.

      3) Creio que você está muito mal informado com a questão da PLOS ONE. O artigo gerou uma enorme má repercussão para a revista. Os autores se desculparam: foi um problema na tradução (eles eram chineses e não falavam inglês; e não, eles não eram criacionistas). A revista então, dado o erro de publicar aquilo, tirou o artigo do ar. Não sabia disso?

    • Estudei que as “sementes” são na verdade ovocitos não fecundados, porque a banana é um fruto paternocarpico

    • semana passada achei um objeto arqueológico evoluido do vidro, quando olhei a minha volta vi que era uma bola de gude

    • vou prestar mais atenção da próxima vez rs

    • Vcs vão discutir por essa merda? Vão tomar no cu.

    • Marcos Lopes Marcos Lopes disse:

      Discutir por uma evolução do conhecimento é louvável. Educação é a única ferramenta que nos impede de, por ignorância(em todos os sentidos) ou falta de argumentos, usar de palavras agressivas pra descredibilizar uma discussão sobre um assunto q desprezamos, por falta de vontade de aprender. #sejemenas #debatequempode #cadaumnasua #pelodireitodeserignorante #pelodireitodenãoser

    • Porra, esse michel n sabe nem interpretar um texto

    • Discussão por bananas…

    • Então se eu bater banana com leite e Nescau e enterrar num buraco vai nascer uma banana de chocolate ao leite? Pois assim seria uma mutação criada pelo homem de acordo com oque mais lhe agrada… Hehehehe

    • Claro que não, vai nascer uma vaca que dá vitamina de banana com chocolate, é óbvio isso

    • Manoel Medeiros disse:

      Serve pra demonstrar que o Designe Inteligente Distribuído (Inteligencia própria de cada ser vivo) e a Evolução são complementares.

      A manutenção e operação de um grande servidor central é contraproducente.

  8. Juan David Juan David disse:

    Selcción artificial NO (não) es lo mismo que modifocación genética

  9. Olha Diego Souza, viva a banana kk Nós é que somos os macacos comedores de banana.

  10. Semente parece que tem até menos, só que cada uma é … seilá, umas dez vezes maior.

  11. Luan Barcelos Luan Barcelos disse:

    Flávia Peralta oq eu comentei sabado =)

  12. Prianka Santoro, Ana Luiza Klotz. Aquilo que eu tava falando com vocês outro dia.

  13. Celia Pereira olha que legal, comentei isso esses dias.

  14. Eu tinha um professor de história que era fascinado pela origem das coisas, e como elas se tornaram o que são hoje. Ele me infectou com esse “vírus” da curiosidade. Agora sou tão chato quanto quanto as pessoas diziam que ele era. O melhor professor que já tive. Foi com ele que ouvi isso pela primeira vez.

  15. Engraçado. A banana selvagem que tem no quintal da minha casa é igual a do supermercado. Quando começar a dar eu tiro uma foto e posto aqui. Hehehe

    • A muda da banana selvagem que você plantou no seu quintal, já passou pela seleção.

    • É uma possibilidade plausivel. 🙂

    • Me diz como que uma planta de mata nativa pode ter passado por alguma seleção… Nenhuma das bananeiras espalhadas pelo meu terreno da aquela banana da foto…

    • Caio Pornie Caio Pornie disse:

      Você pode fazer seleção da maneira complicada que fazemos hoje, ou então de maneira lenta e gradual cruzando somente os frutos que melhor satisfazem os intereses humanos, fazendo uma seleçãp artificial, e isso pode rolar sem quem planta sequer saber. Como rolou a milhares de anos.

    • Igor e Caio, deixa eu tentar explicar a vocês. A banana que você plantou e a maioria dos outros tipos bananas plantado pelo Brasil e pelo mundo são espécies ou subespécies já domesticadas há bastante tempo, mesmo quando ela tem o nome “selvagem” ela não é, no sentido literal selvagem. Todas as bananas comestíveis que você encontra são do mesmo jeito: estéreis (sabe aqueles pontinhos pretos dentro da banana? Aquilo são óvarios que se degeneraram por não ter havido fecundação. Esses pontinhos da banana que você tem na sua casa são os mesmo caroços dessa outra banana que ta na imagem), logo o que você tem na sua casa é um clone de uma bananeira prévia (também estéril) e assim é a maioria das bananeiras no mundo todo, clones umas das outras; o que em termos biológicos é bastante arriscado, o maior medo de quem planta bananas é que apareça uma praga que destrua as plantações, porque se uma bananeira for suceptível todas as outras também vão ser.

      Dito isso, é importante saber que esse tipo de banana (da imagem), realmente selvagem, você não encontra em zonas onde o homem está presente. São vegetações de mata mesmo e ainda assim não se acha em qualquer lugar.

      E pra finalizar eu faço um adendo: quase nenhuma fruta que você come ou conhece hoje em dia são frutas selvagens de verdade, a maioria foi domesticada há séculos ou milênios. A forma selvagem delas ou tem caroço demais (como a banana), ou é azeda demais, ou dura demais, ou quase não se tem o que comer.

    • Vivendo e aprendendo. E eu que pensei em abandonar o facebook por achar inútil. Procurando nos lugares certos se acha informaçao interessante. Valeu Kleyton. P.S.: Vc é agronomo?

    • Vivendo e aprendendo. E eu que pensei em abandonar o facebook por achar inútil. Procurando nos lugares certos se acha informaçao interessante. Valeu Kleyton. P.S.: Vc é agronomo?

  16. Bernardo Lauria ai teimoso, o que eu tava te falando esses dias, nao tem banana selvagem p ai, acessivel a compra assim

  17. Paulo Cardoso Paulo Cardoso disse:

    Nara Froes Aguilar Giocondo

  18. Então, temos que bendizer a este feito humano! A pergunta que fica:E quanto às outras frutas? 🙂 😛

  19. Pesquisa o motivo pelo qual o morango está muito mais barato do que a 30 anos atrás

  20. Onde acaba a seleção natural e começa a artificial exatamente? Pois ao meu ver a “domesticação” de alimentos e animais pelo homem é tão natural quanto um animal que fica mais veloz ou aprende a se camuflar por influencias de predadores. Talvez a seleção artificial seja fruto da consciência humana, mas essa não é fruto da seleção natural?

    • Guilherme, entendo a sua dúvida, e trata-se de uma questão de ordem mais epistemológica que biológica.
      Esta discussão do que é “natural” e o que é “artificial” é uma discussão bem maior que esta aqui.

      Claro que qualquer coisa produzida pelo homem, que é um produto da natureza, deveria também ser considerada natural. Mas, como gosta de dizer o Dawkins, as palavras estão aí para nos servir, e não o contrário. Assim, é um costume utilizar os termos seleção “natural” e “artificial” para distinguir as variedades ou espécies surgidas independentemente da ação do homem, e aquelas causadas por ações antrópicas.

    • Debora Bender Debora Bender disse:

      O ser humano acelera os processos de seleção quando, por exemplo, cruza seres da mesma espécie com características que julga serem favoráveis por trazerem algum benefício a ele próprio, e também, utilizando-se da engenharia genética, como é o caso dos organismos geneticamente modificados.
      Utiliza-se a expressão seleção artificial devido ao fato da interferência antrópica estar afetando significativamente os ciclos biogeoquímicos, ou seja, acelerando fenômenos que levariam muito mais tempo para ocorrerem ou até, não ocorreriam.
      É uma discussão filosófica e, talvez, até ética. No momento em que criou seu próprio ambiente, os centros urbanos, distanciou-se da natureza e desenvolveu uma tecnologia voltada a seus interessados próprios, sem preocupar-se com o desenvolvimento sustentável. A ciência, infelizmente, deixou as questões éticas de lado e hoje há uma necessidade urgente de mudanças de paradigma.

    • Sim, verdade Debora, isso faz todo sentido pra mim, o fato de cruzar espécies e manipular produtos quimicamente caracteriza uma seleção artificial. A questão da escolha do melhor produto de consumo, sem interferência direta – apenas pela preferencia – é que me “plantou” a dúvida.. rsrs. De fato, como mencionou o Papo de Primata, acaba sendo uma questão epistemológica mesmo “o que é ou não seleção natural”, até porque, o próprio replantio já caracteriza uma intervenção humana. Bem verdade que o distanciamento da filosofia no desenvolvimento cientifico acaba por perverter os entendimentos em favor do acumulo financeiro. Mas acho que cabe aqui apenas o reconhecimento da intervenção humana em questão. E realmente me parece uma ação antrópica, dado o replantio.

    • Lucas Bonfim Lucas Bonfim disse:

      Seleção artificial é engenharia genética.

    • Uma discussão ser fervor ideológico é outro nível. Parabéns, eleva o poder da ciência e conhecimento.

    • Um hipotético observador externo ao ver na terra uma construção, seja colméia, represa de castores ou usina nuclear, vai categorizá-los como natural ou artificial?

    • A fronteira entre natural e artificial não é clara e distinta. Natural e artificial retroagem.

  21. Andre Mesquita, oq vc tava falando =)

  22. Bruna Sattim Bruna Sattim disse:

    Giuliana, olha que interessante

  23. Olha amor Debora Bender!

  24. Marcio Miguel Cardozo Te disse essa da história da banana!!! KKKKKKKKKKk

  25. Rubya Pasquarelli Vic Almeida

  26. VC é o cara mais MENTIROSO e IMBECIL que já vi, planto bananas a mais de 20 anos, e não tem nada disso que vc falou……….seu MENTIROSO, podia responder um processo criminal, p/ vê se vc toma VERGONHA na cara !! A banana é como a maior, e nada manipulada pelo homem……..seu VAGABUNDO !! E por um acaso estou na minha fazenda, não tem nada disso que vc falou…….SEU MENTIROSO DE MERDA !!

  27. Paula Marrafa Paula Marrafa disse:

    Renata Schaefer Thiago Brito

  28. Alessandra Moret von Randow Dilma von Randow

  29. Alana Cruz Alana Cruz disse:

    Alzira Gonçalves Cruz de Sousa

  30. Paulo Cesar Silva Ortiz da uma lida

  31. Luiz Felipe Luiz Felipe disse:

    Marcos Paulo SG se liga

  32. Luiz Kurz Luiz Kurz disse:

    Quanto papo furado…
    Em cada canto do mundo há espécies diferentes… Questões climáticas ou terrenos…
    Tem gente de um ignorância impressionante!
    Há também diferentes técnicas de cultivo…
    Macaco não comia banana é?
    Seria de uma estupidez alarmante dizer que em qualquer selva do mundo não há bananais!!!

  33. Daniel Bittar Daniel Bittar disse:

    Falta uma melada sem sementes. 😛

  34. Claudia Petry Giovanella

  35. Seleção artificial.
    É o caso do milho, tangerina, trigo…

  36. Daniel Bittar Daniel Bittar disse:

    Falta uma melancia sem sementes! 😛

  37. Se tá na internet então é verdade

  38. No Mexico ainda tenemos bananas com sementes. Eles foram trazidos pelos escravos africanos no secúlo XVII.

  39. Você estava certo Bruno Carazza

  40. Bruna Alves Bruna Alves disse:

    Jefferson Hogan hahaha

  41. Jose Man Jose Man disse:

    Homem primata
    Capitalismo selvagem eô ô ô….
    Essas páginas cabeçans atéias pseudo científicas ficam cada vez mais ridículas…

  42. Laiza Ribeiro Laiza Ribeiro disse:

    Rafael Almeida… oshi!?

  43. E outra coisa que poderiam agregar, é a informação de que a banana não vem da plantação direto para o mercado, elas passam por uma maduração NAO NATURAL, são colhidas bem verdes e levadas para uma câmara de climatização, onde a fazem madurar a força com uma certa temperatura e umidade, não sei por quantos dias… Por ser uma fruta almidonada (?) com astringencia muito alta, na climatização ela fica suave, agradável e doçe. Mais o que acontece é que deixando madurar “ao natural” o cacho da banana vai madurando por partes, ou seja, enquanto uma parte já começa apodrecer a outra está madurando, algo que “não convêm” para os vendedores, e a verdade que não são gostosas maduradas ao “NATURAL” porque ela fica muito rápida derretida…

  44. Datiane De Lurdes Everling

  45. Ana Rocha Ana Rocha disse:

    Eduardo Baião olha a legal

  46. Lucas Simoni Lucas Simoni disse:

    Mariana Negrini me marca

  47. Pessoal discutindo por causa de bananas… Puta que pariu, vão transar.

  48. Guilherme Magalhaes 🙂

  49. Lucas Simoni Lucas Simoni disse:

    Rosana Espinosa Merino

  50. Salviano Paulo Guilherme Pack

  51. Diana García Diana García disse:

    Santiago Sierra UY SIERRA SIERRA SIERRA SIERRA SIERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Los puntoooosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!

  52. Diego Schneider disse:

    Engraçado que tem gente que fala da Soja transgênica mas come banana. Tudo manipulado pelo homem. Se assim já falta comida, imagina se não manipulássemos.

    • A diferença é que um alimento transgenico leva DNA de outro animal ou planta. Nessa seleção “artificial” eles só deixam as plantas mais fortes/doces/maiores e só tiram mudas dessas plantas para preservar determinadas características. Isso aconteceu com basicamente todos os frutos e verduras q comemos hoje em dia.

    • E o o principal motivo pela falta de comida é pela maneira q produzimos ela. Só produzem em monocultura competitividade químicos e afins. E até mesmo a agricultura orgânica agride, porq ela é orgânica mas não é sustentável.

  53. Afinal uma mudança benéfica…

  54. Banana não é resultado de fecundação do óvulo na flor, ou seja, nada de sementes.

  55. Renata Alves Renata Alves disse:

    Que loucura. As bananas que encontro nas trilhas que faço. São “normais” e certeza que ninguém plantou elas ali. Jogaram produtos químicose ou fizeram qlqr processo industriais.
    Na minha leiga opinião o processo de evolução e adaptação. Não está só preso aos animais.
    Logo creio que as mudanças ocorridas ao passar de décadas foi quem contribuiu para a banana ser bem mais saborasa e esteticamente mais petitosa.

  56. Hugo Shigueo Hugo Shigueo disse:

    Estela Santos o que eu tinha te falado esses tempos

  57. Diego Raldi Diego Raldi disse:

    “originárias do sudeste da Ásia. Muitas variedades de bananas selvagens existem ainda no sudeste da Ásia”. Amigao, bananas nao nascem naturalmente no Brasil, são asiaticas, entao pra vc comer bananas selvagem so se vc for para lá. Essa banana q vc diz ter comido no mato, já é uma especie trazida e implantada pelo homem aqui, e de natural e selvagem nao tem nada. Tenta estudar um pouco antes de tentar argumentar, e assim nao falar asneiras. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bananeira

  58. Diego Raldi Diego Raldi disse:

    Ai vem o “contra td e contra todos” do facebook e fala q a banana q ele tem no quintal q nasceu sozinha, e entao e selvagem, e igual a banana do mercado, e q o argumento postado e invalido, outro diz q macacos comem banana pelo mundo afora, nos bananais nascidos naturalmente. Ok, mas alguem foi a fundo pesquisar de ONDE sao as bananas? As bananas sao originarias do sudeste asiatico, e é la que podemos encontrar elas em estado selvagem, onde existem mais de 50 especies, e isso EXCLUI todas essas especies que consumimos e q ja passaram por um processo de seleçao artificial para se obter frutos mais doces, maiores e mais agradaveis ao nosso paladar. Pessoal, na boa, nao comentem nada sem ter fundamento cientifico do que vcs estao falando pra nao passar por idiota.

  59. Diego Raldi Diego Raldi disse:

    Aqui um artigo interessante, que, tirando a parte exagerada da extinçao iminente das bananas “caseiras”, explica bem como ocorre essa seleçao artificial para suprir as vontades do homem. Recomendo que leiam. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/01/25/bananas-correm-risco-de-extincao.htm

  60. O homem manipula a genética para seu próprio prejuízo antes aposto que banana dava que nem capim agora nem capim tá nascendo sozinho. ..Deus fez tudo perfeito como devia ser…

  61. Mas existe as espécies… Acho difícil de acreditar nessa história

  62. Olha o local onde eu moro pra falar pra eu ir pra Ásia

  63. Aí vem os “engenheiros agrônomos formandos no facebook” e contestam com seus “super conhecimento”. Giovane

  64. A banana do supermercado é apenas um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente. Só isso.

  65. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem isso

  66. Kd o comentário do moço que planta banana a mais de 20 anos ?

  67. Gabriel Burani Marcelo Porfírio Felipe Nehmi

  68. Natália Paiva Juliana Verneck Karine Malvares Beatriz Muniz

  69. Eu adoro banana,se foi manipulada geneticamente ou não eu não sei mas lembro de banana com semente.

  70. Luiz Kurz Luiz Kurz disse:

    Engraçado… Meu bisavô quando veio colonizar o RS em meio a matos fechados e totalmente nativo na havia pés de bananas…e os indígenas faziam desta planta utencilios domésticos!
    ????????????????????

  71. Rick Anderson olha amor, o que eu tava te falando outro dia

  72. Luiz Kurz Luiz Kurz disse:

    Parabéns Gislaine…conhecimento é tudo…
    Em cada parte do planeta há a mesma planta…mas com características diferentes…

  73. Olha isso Antonio Wagner

  74. Ju Ju Go-Go Ju Ju Go-Go disse:

    Onde conseguiram a bananinha se ela não existe mais? (Cética sim, obg. Kkk)

  75. Nara Costa Nara Costa disse:

    Obrigado pela informação! !

  76. Giovanna Angela Negrelli

  77. Tânia Carlos Tânia Carlos disse:

    Thaissa Carlos, Fernanda Martins

  78. Como prometi, posto as fotos da bananeira de jardim, mas q tb é comestível. Existe dela roxa tb.

  79. Ivan Nasser Ivan Nasser disse:

    Mario Nasser Otavio Torres nossa viagem do outro dia

  80. Simone Costa Simone Costa disse:

    Eu achava que só existia ignorância quando se falava em política, mas percebo que algumas pessoas estão tão estressadas até quando o assunto é banana! Que povo irritado hein! Valeu pelo artigo e sempre achei estranho a banana não ter sementes, ou ela tem? Nossa tô toda confusa!!

  81. Lembrei de vc Jéssica Ribeiro,com a professora Juliana kkkk

  82. Edsa Mello Edsa Mello disse:

    Isso acontece com quase todas as frutas. No estado selvagem, sao pequenas e sem sabor. O ser humano levou milênios selecionando os melhores espécimes e foi criando variedades diferentes. Na França, há dezenas de variedades de maçã e hoje a maior preocupaçao é de que, por nao se adequarem à producao comercial, varias delas venham a desaparecer.

  83. Pai José Figueroa Jose Roberto olha q legal

  84. Olha mamãe, lembra quando comemos em Morretes – PR e o Marcelo Persegona te disse que era venenosa? Kkkk não sei quem levou a pior.

  85. Leandro Melo Leandro Melo disse:

    Ana Paula Francisco. Interessante.

  86. Vítor Júnio Vítor Júnio disse:

    Rebecca olha q foda a banana natural, alguém falou disso alguma vez, voc ouviu tbm? ahuahuahauhau

  87. Rodrigo, tinha te falado isso, lembra?

  88. Engraçado que estava pensando exatamente isso ontem. Como terá sido o primeiro pé de banana? Se eu enterrar uma banana aquelas sementinhas brotarão ? Eis que me deste a resposta. Não vou consultar o Dr Google

  89. Rafael Rufino prova que vc eh mesmo macaco

  90. eu tenho dessa em casa e uma delicia

  91. Luiz Kurz Luiz Kurz disse:

    Será???!
    E como explicar que tal fruta existe ao natural no mundo inteiro?
    Aí descobrir o Brasil trouxeram mudas?
    Não …já havia?
    Já viram bananas vermelhas????

  92. Paola Hora Paola Hora disse:

    Olha ai Thamyres o post que eu estava te falando ontem.

    • Sim, muito interessante mesmo. Já havia lido um artigo a respeito desse tipo de melhoramento genético da banana. Na verdade essa manipulação do homem na agricultura é bem importante, se não íamos ficar cuspindo caroço de banana por aí kkk…claro, entre outras coisas tmb que foram melhoradas.

  93. Alison Meneses Anabrigida Rielly Borges Raynara Aran

  94. Kevin Barbosa Kevin Barbosa disse:

    Olha aí professor Fábio De França Moreira

  95. Carlos Bley disse:

    Difícil imaginar como a interferência do homem pode transformar um fruto selvagem e insípido na maravilhosa banana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.