Perfil animal: SAGUI-PIGMEU

Um dos menores primatas conhecidos, o sagui-pigmeu (Cebuella pygmaea), também conhecido como sagui-leãozinho, é nativo da bacia amazônica. Medindo cerca de 15 cm (sem contar com a cauda, que tem o mesmo comprimento), um adulto pesa cerca de 130 gramas. Um filhote como o da imagem pesa em torno de 15 gramas!

De hábitos diurnos, este pequeno símio vive em bandos, com um macho dominante, uma fêmea reprodutora e até quatro ninhadas de filhotes. A fêmea geralmente dá a luz a duas crias, e é ajudada pelo macho no cuidado parental. Comunicam-se uns com os outros através de um bem desenvolvido conjunto de sinais vocais, além de sinalização visual e química.

Habitando áreas próximas de rios, sua dieta é composta de frutas, folhas e insetos, além de serem especializados em  consumir seiva das árvores, das quais roem a parte externa da casca com seus dentes incisivos para beber o nutritivo líquido. Vivem cerca de 10 anos.

Apesar de ameaçada pela perda de seu habitat em algumas áreas do território que habitam, a população de saguis-pigmeus ainda é bastante numerosa, de modo que o estado de conservação da sua espécie é listada na lista vermelha da IUCN como pouco preocupante. Porém, estes animais estão sendo paulatinamente encurralados em áreas cada vez menores. Além disto, devido ao seu pequeno tamanho e sua natureza relativamente dócil, são freqüentemente capturados pelo comércio ilegal de animais exóticos.

Uma curiosidade sobre estes animais é que, sendo pequeno e leve, alguns indígenas da região onde vivem deixam-nos em seus cabelos para que catem seus piolhos!


4450909166_d943682a7e_o 404449_1280x720 2041074632_bf08d27db8_b 3252190919_a58bfcd574_o p1040784

Veja tambÉm...

37 respostas

  1. Roger Dantas disse:

    Esse é um priminho pequenino! :)

  2. Óia que bichinho bonitinho. Parentes distantes e suas peculiaridades.

  3. Aqui sempre aparecem essas fofuras, Renata Martins

  4. Rafael Lobo disse:

    Olha que bichinho bonitinho Thamara Tháscila

  5. David Godoi disse:

    Eduarda eu quero um sagui *.*

  6. Joyce Almeida disse:

    Gessica Belarmino Leite olha q bunitinhooo

  7. Wêsley Jhone, oi que fofo, quero um *—*

  8. Galera, esse sagüi na foto é um filhote do Callithrix. Não eh um sagüi-pigmeu

  9. Felipe Isao disse:

    EU QUEROOOOOOOO!!! =DDD

  10. Júlia Lopes disse:

    Simião Netto
    Quero um sagui! Mas não pode :/
    *-*
    Morri de fofura

    • Vamos trasformar nossas cidades em florestas verdes e aí pode, não será um ser seu porém, será da floresta

    • Júlia Lopes disse:

      Se aranhas não existissem pareceria uma boa ideia
      Kkkk

    • Hahahaha, poxa, temos tecnologia para mantermos por perto só algumas espécies… Enfim, creio que é só uma questão de tempo para isso… Nossa saúde genuína surge de relações genuínas com a natureza. Em meio ao verde e entre outros mamíferos a saúde física e mental seria mais fácil, enfim, depende de nós se vai ser em 5 anos, 50, 500, 5.000 anos, que essa utopia se realizará… Mas ecopolos estão sendo feitos já com esse intuito. A Europa inclusive tem um muito avançado chamado Horizon 1

    • Júlia Lopes disse:

      Não sabia desses ecopolos
      Aos poucos, acho que as pessoas estão percebendo que contato com a natureza realmente é importante pro bem-estar

  11. Raphael Vieitez Vazquez olha q fofinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>