Quem será responsabilizado pela morte do gorila Harambe?


Harambe, um gorila que vivia no zoológico de Cincinnati (Ohio), foi abatido a tiros no último sábado (28), após um menino de 4 anos que visitava o zoo com seus pais passar por uma barreira e cair dentro do seu recinto.

Fotos e vídeos mostram Harambe arrastando o garoto para um canto e mantendo-o junto de si. Ele permaneceu ao lado do garoto durante cerca de 10 minutos, até o momento em que foi alvejado.

A direção do zoológico justificou a ação destacando o iminente risco de morte que a criança corria, já que o gorila de 181 quilos estaria desorientado e comportando-se de forma errática. E explicou que a decisão por uma arma letal ao invés de tranquilizantes deu-se porque a agitação do enorme primata retardaria o efeito sedativo, podendo agravar a situação.

Testemunhas e imagens sugerem, no entanto, que Harambe estava instintivamente protegendo a criança das pessoas ao redor que gritavam em pânico.

2

A discussão sobre se o menino realmente corria um risco de morte iminente a ponto do abate de Harambe ser realmente necessário irá fazer parte das investigações do ocorrido e certamente será alvo de debates durante muito tempo.

A responsabilidade pelo ocorrido, no entanto, não pode ser escusada dos reais culpados. Harambe estava em seu cercado quando o menino caiu no fosso. Qual será a responsabilização dos humanos que, mantendo-o confinado ali, permitiram que uma criança ultrapassasse uma barreira e caísse em sua jaula, provocando a sua morte?

Terá sido a morte do gorila uma fatalidade, ou o resultado de imprudência e descaso?

Ativistas de defesa dos animais ao redor do mundo foram contundentes e se expressam nas redes sociais: querem justiça para Harambe ( #JusticeForHarambe )!

Harambe

Harambe

ATUALIZAÇÃO: O famoso primatólogo Frans de Waal lamentou a morte de Harambe e cobra responsabilização dos culpados. Leia aqui.

Página no Facebook “Justice for Harambe“:
https://www.facebook.com/Justice4Harambe

Vídeo de Harambe com a criança minutos antes do gorila ser abatido:

 


Veja tambÉm...

782 respostas

  1. Aí perguntamos quem realmente representa risco à criança, o gorila que agiu com instinto de proteção ou os pais negligentes e uma sociedade que usa a morte como solução?

  2. Como gente tão idiota administra um zoológico?

  3. Não conheço estes assuntos a fundo. Opiniao de um leigo: difícil pra mim dizer se o gorila estava agressivo ou protetor. Normalmente criadores podem afirmar isso melhor. E entendo que criança faz essas coisas, é compreensível às vezes seu responsável cometer um erro. Compreensível, porém não justificável. Responsabilidade é do pai, mãe ou quem estivesse com ele no momento.

  4. Não sei por que, mas zoológico me parece uma ideia tão imbecil!

    • Lucas Coppio disse:

      Quando vc resolver estudar biologia a sério vai entender.

    • Também pensava assim até estudar mais no Curso de Biologia e ver que isso não é uma ideia tão idiota

    • Bom, se todos os zoos do mundo fossem como o Zootopia da Dinamarca…, mas sabemos que a maioria é mais parecida com circos, não?!

    • Concordo contigo Éder. Principalmente aqueles que tem como único objetivo fins financeiros. Entendo a existência daqueles criados para manter animais apreendidos e que não poderiam voltar para a natureza ou espécies ameaçadas. Mas esses em que os indivíduos são retirados de seu habitat única e exclusivamente para serem expostos aos seres humanos, é uma crueldade que a meu ver, só contribui para formar em nossas crianças a visão de que as outras espécies existem para nos servir de alguma forma. Bom seria se, ao invés dos pais levarem seus filhos para ver animais presos… incentivasse suas crianças a terem mais contato com a natureza…. observando os animais em seu habitat natural, fotografar pássaros livres…. vivemos em um país privilegiado que, apesar dos pesares ainda tem uma biodiversidade riquíssima…. é triste saber que a maioria das pessoas, nada ou pouco conhecem a respeito… pq vivem enclausuradas numa selva de pedras, limitando-se a zoológicos e fotos da internet. :/

    • Exatamente, como circos. O ambiente, ao invés de simular o habitat natural, com cavernas, floresta, esconderijos; é feito para o entretenimento, com brinquedos de parquinho, pneus. Afinal, quem iria pagar para “ver” um animal escondido em cavernas, na copa de árvores?
      Poucos zoológicos são saudáveis aos animais.
      Os Biólogos devem estar focando no lado puramente científico, tendo o animal a disposição para estudo, sem importar seu bem estar.
      Ou talvez pela capacidade de preservação do animal. Mas uma luta mais digna seria sua preservação em seu meio natural, não uma grande população carcerária.

    • Pandas estariam já extintos praticamente se não estivessem dentro de jaulas. Ele tem pouco sucesso reprodutivo, com ajuda humana é possível manter a espécie viva ainda. O Zoológico é uma opção viável para conhecer espécies, não é tão trivial ver algums bichos no seu habitat natural, se é que alguns tem habitat ainda com o processo de desmatamento.

    • Que tal no lugar de zoológicos, criar santuários? Se o animal não pode voltar para seu habitat natural, não faz sentido ser exposto como mercadoria, inclusive não é saudável para os próprios animais. O ideal seria que fossem mantidos em santuários. Até onde me consta, a ideia é preservar a vida animal, não expô-los ao prazer humano.

    • Lucas Coppio disse:

      Todo mundo houve zoo e pensa em circo. Esquecem que esses são minoria e o objetivo principal é possibilitar o estudo de fauna exótica e silvestre. Recuperação de animais feridos e fim para animais aleijados e traficados que não podem retornar pra floresta. Mas não, só ficam de mimimi tadinho duzanimals, todo zoológico é um sea world

    • Lucas Coppio disse:

      E tem que expor sim. Vc não cria empatia pelo que não conhece

    • Nem todo mundo é biólogo. Nem todo mundo conhece estes aspectos de um zoo. Ninguém está imune ao senso comum. Estamos todos abertos pra aprender. E aqui não é a página do Clarion pra você vir com essa retórica cáustica acusando os outros de mimimi. Também não me lembro de ver seu nome entre os grandes biólogos do país. Portanto, segure essa afetação aí, champz! 😉

    • Nem todo mundo é biólogo. Nem todo mundo conhece estes aspectos de um zoo. Ninguém está imune ao senso comum. Estamos todos abertos pra aprender. E aqui não é a página do Clarion pra você vir com essa retórica cáustica acusando os outros de mimimi. Também não me lembro de ver seu nome entre os grandes biólogos do país. Portanto, segure essa afetação aí, champz! 😉

    • O problema dos zoos nem sempre são os zoos em si. Vários zoos prezam pela preservação dos bichos, fato. Mas a maioria das pessoas que vai visitar um zoo não SABE NADA sobre esses animais, muito menos os respeitam. Tratam como se fossem “pets” ou objetos pra satisfazerem eles. Já vi muito comportamento desrespeitoso em zoos, como não era funcionario infelizmente não pude fazer nada, mas a vontade era de jogar na jaula pra se virar com os bichos e aprender a respeitar.

    • Lucas Coppio disse:

      Ui… O rapaz só aceita argumento de autoridade. Muito inteligente essa sua atitude cara, tu vai longe assim

    • Espera aê, mãe! Vou pagar de entendido em biologia aqui no Facebook e já já vou lanchar. Primeiro a necessidade narcisista, depois a fisiológica.

  5. Marcel Mello disse:

    Habeas corpus para os gorilaz de todo mundo que estao em uma jaula. E sim, Gorila é gente, para mim é, ja que ele é o meu ancestral.

  6. Celso Ribas disse:

    É obvio que estava protegendo…humanos idiotas!

  7. Imprudência, descaso e irresponsabilidade dos pais e do zoológico.

  8. Massi Marques disse:

    Mesmo sendo super forte e realmente poder machucar o menino, acredito que o animal não tinha intenção de machucá-lo.

  9. Esta historia é trágica, porém a decisão de abater o gorila foi a mais correta na minha opinião (de leigo), como justificou a direção do zoo e baseado no pouco conhecimento q tenho de documentários etc. o tranquilizante demoraria para surtir efeito e a dor da “picada” poderia tornar o gorila, se não agressivo, agitado demais, o que colocaria em risco a vida do moleque. Realmente vendo os vídeos dá a impressão que o gorila estava numa atitude protetora, mas veja, é um gorila, um animal enorme, com enorme força e por isso mesmo, ainda que tentando proteger, poderia ferir gravemente ou mesmo matar a criança! Além de tudo isso tb junta-se o fato que na natureza gorilas muitas vezes matam filhotes de outros (normalmente qdo algum toma de outro um bando de fêmeas) e acredito que esta questão também foi levada em consideração!
    Se podemos responsabilizar alguém seria o próprio zoo, não pelo abate após o incidente, esta era a melhor saída, mas sim por não ter tomado medidas para evitar que uma criança (ou mesmo um adulto) pudesse ir parar no cercado. Não sou especialista no assunto, mas, sei lá, uma barreira de vidro alta o suficiente para que ninguém pudesse escalar, ou uma jaula com cobertura, enfim, penso que algo poderia ter sido feito antes para proteger tanto os visitantes quanto os animais…

  10. Pra mim, os responsáveis são: os diretores do Zoo por não ter preparo pra essa situação e ai cometeram um erro fatal, e os pais do garoto, por ter deixado essa situação acontecer e culminando na morte do grande primata, q pelas imagens, estava protegendo os garoto, mesmo de uma forma “nada carinhosa” na visão humana.

  11. Hugo Torrez disse:

    Diego Torres, Silas Torres te parece pio que le estava querendo golpear a la criatura? por que carajo no se le quito a la gente del local que puta

  12. Os pais foram negligentes sim. Se há culpados, são eles. Agora, sem mimimi e coloquem-se no lugar dos pais, qual seria a reação de vcs? Pensem o seguinte, o garoto caiu, esquece os culpados nesse momento. E aí? eu tenho filho nessa idade, prefiro meu filho vivo. Agora coloquem-se no lugar dos responsáveis pelo zoo, gostariam de ver uma criança morta (possivelmente) por um gorila? Alguém aqui consegue falar com precisão o comportamento do gorila? Aparentemente não iria fazer mal à criança, mas pensem, quem gostaria de ver a criança morta? É fácil falar sentado em uma cadeira analisando imagens, só quem tem filhos, conseguem imaginar uma cena dessa. Só de ver o vídeo eu fico desesperado. Razão pessoal, emoção não cabe numa situação dessa. Depois da criança estar lá, o mais correto é preservar a vida dela.

    • Érico Hypolito, é por este motivo que a matéria em nenhum momento julga se o ato de abater o animal foi correto ou não (a futura investigação deverá trazer mais dados para que façamos este tipo de análise mais corretamente). A pergunta levantada, no entanto, é: quem vai ser responsabilizado por uma criança cair no recinto do gorila e pelas consequências disto?

    • Papo de Primata entendo. Na minha opinião deve ser analisada as proteções para invasão à jaula. O zoo deve rever isso, pois se há passagem para a jaula, está errado. Acidentes com crianças acontecem, os pais tem enorme parcela de culpa, pois foram negligentes. Os únicos inocentes são a criança e o gorila que morreu. Eu falei tudo isso acima, porque algumas pessoas não devem ter idéia do desespero desses pais ao ver o filho lá, independente da culpa e saem falando coisas que não sabem.

    • Artur Moreno disse:

      Sem mencionar o quão tendenciosa foi a postagem. Nessas imagens não mostram o gorila arrastando a criança como se fosse um brinquedo e quase afogando ela. Sinto também pelo gorila, mas de todos os males, escolheram o menor.

    • Érico Hypolito É bom ver um comentário decente na internet nos dias de hoje. Gostei do seu ponto de vista…

    • É isso que quero dizer, imagina o filho de vcs lá.. seriam os primeiros a pedir pra matar o gorila… ou iriam esperar por um comportamento agressivo para abatê-lo? Talvez não houvesse mais tempo pra isso.

    • Acho que o abate do animal era a única solução no momento., pois era ou uma espécie ou a outra.
      Lendo a notícia a gente não tem noção do perigo, só vendo o vídeo mesmo.
      Mas para mim é muito justo que agora os pais sofram as consequências cabíveis…

    • A criança se dirigiu à jaula do gorila ENGATINHANDO. Houve tempo de sobra para pará-la, o que faltou foi atenção e cuidado.
      Se você deixa seu filho atravessar a rua sem supervisão, ele vai morrer atropelado. É um fato da vida. E você não vai poder culpar o motorista por isso. Se você deixa seu filho andar no parapeito da janela, grandes chances dele cair e morrer e você não pode culpar o engenheiro que fez o prédio. São desdobramentos, são consequências dos seus atos como pai/mãe.

    • Artur Moreno, creio que você não deve ter percebido que:

      1) a matéria cita sim que a criança foi arrastada pelo gorila.

      2) que há um link para o site onde pode ser visto este momento.

      3) que não está sendo debatido o abate, mas quem será responsabilizado pelos eventos que culminaram no mesmo.

    • Isabela não isentando a culpa dos pais. Meu ponto de vista é assim, a criança caiu lá, e agora? Espera a reação do gorila? E se não der tempo? Esqueçamos a culpa dele cair, ele já caiu, é preciso agir rápido. Grande parte da culpa é do zoológico, como pode alguém conseguir ter acesso à jaula? É só uma criança.

    • Artur Moreno disse:

      Papo de Primata Cita que foi arrastada, mas deu pouquíssima ênfase pro principal motivo de terem abatido o animal, como se não tivesse sido nada. Em NENHUM momento o gorila apresentou senso de proteção, e se você lê tal informação e olha essas imagens, pra que lado vai pender? Então sim, agiram de forma tendenciosa, mesmo que tenha sido sem perceber.

    • Eu trabalho em zoo. Há dois culpados: os pais e o próprio zoológico. Um zoológico decente não dá possibilidade ALGUMA de uma criança acabar caindo em um recinto. O incidente ocorreu porque houve falha na estrutura de segurança.

      Agora sobre o abate eu não sei dizer se foi correto ou não. Um simples golpe do gorila é capaz de matar uma criança, mesmo se for um golpe acidental. O tranquilizante poderia fazer o gorila se agitar e acabar atingido a criança, então havia uma situação de grande risco. Só acho que o zoológico não deveria sair impune dessa, ele tem parte de culpa sim.

    • Acho que só quem tem filhos sabe que 1 segundo de descuido é suficiente para que aconteça algo. Qual pai e/ mãe não tem 1 filho que se machucou por cause desse 1 segundo? Julgar os outros é muito fácil. Cabe as investigações concluirem quem é culpado ou não, se algo desviou a atenção dos pais ou se eles simplesmente não estavam nem ai pra criança. Mas acho que sim, o zoológico tem culpa pelo fato de pessoas externas (independentemente do seu tamanho, adulto ou criança) conseguirem de qualquer maneira ter acesso ao ambiente interno do recinto.

    • …começo minha argumentação com “sem mimimi”. Pq será?

    • Érico Hypolito Atirasse um tranquilizante no animal. Se der tempo deu, se não, paciência. Se uma mãe solta a mãe da criança na rua e ela atravessa, tem grandes chances de ser atropelada e o motorista não tem culpa. Se você deixa a criança sozinha no prédio e ela for para o parapeito e pular, não adianta culpar o engenheiro.

    • “Se der tempo deu, se não der, paciência” vc não deve ter filhos.

    • Yumi Kitaka disse:

      Eu acho que a questão, para mim, está mais assim: por que a vida de um gorila teria, em teoria, menos valor que a de um menino? Não levanto nenhuma questão sobre “o menino não tem culpa de cair lá”, ou “você não tem compaixão com sabe deus quem”. Só acho que deveria repensar a atitude. Os pais tiveram muita sorte que conseguiram resgatar o menino. Mas a que custo? E haviam outros gorilas dentro do recinto, matariam eles também se preciso? Não querendo insinuar que deixassem o menino morrer, mas os gorilas estão em extinção, e nenhum deles pediu para parar em um zoológico, para chegar em um local “seguro” e ser assassinado de qualquer forma, melhor seria deixá-lo na natureza, que teria uma chance melhor, pois aqueles que o derrubaram não são melhores que os contrabandistas de animais selvvagens

    • Aí então vc concorda que a criança poderia morrer sem culpa alguma de tudo isso que vc falou? Estou falando em atitude imediata, o zoológico existe, o gorila tá lá. E a criança caiu. Vira costas e vai embora?

    • Aline Martins disse:

      Por que, nem ao menos tentaram usar tranquilizante? Usassem tranquilizante e vai não fizesse efeito, ai sim matassem o animal.
      O gorila não está maltratando o garoto.

    • Aline Martins disse:

      Por que, nem ao menos tentaram usar tranquilizante? Usassem tranquilizante e vai não fizesse efeito, ai sim matassem o animal.
      O gorila não está maltratando o garoto.

    • Aline Martins eis a questão, esperar o gorila agredir? Quem garante que até o tranquilizante fazer efeito, não o deixaria irritado? Uma patada sem intenção, poderia matar a a criança

    • Aline Martins eis a questão, esperar o gorila agredir? Quem garante que até o tranquilizante fazer efeito, não o deixaria irritado? Uma patada sem intenção, poderia matar a a criança

    • Érico Hypolito Pense no caso do cara que entrou pelado na jaula de leões recentemente, crendo que o seu deus iria ajuda-lo e ele conseguiria domar os leões. Você concorda com o sacrifício dos leões vista a esta atitude imbecil do cara? Eu não, logo, por coerência, não concordo com o sacrifício do gorila pela criança.

    • Érico Hypolito Pense no caso do cara que entrou pelado na jaula de leões recentemente, crendo que o seu deus iria ajuda-lo e ele conseguiria domar os leões. Você concorda com o sacrifício dos leões vista a esta atitude imbecil do cara? Eu não, logo, por coerência, não concordo com o sacrifício do gorila pela criança.

    • Izabella Jastrow totalmente diferente. O cara entrou pq quis. A criança caiu sem querer cair. Seu pensamento me assusta, não liga pra possível perda de uma criança e prefere defender o gorila.

    • Izabella Jastrow totalmente diferente. O cara entrou pq quis. A criança caiu sem querer cair. Seu pensamento me assusta, não liga pra possível perda de uma criança e prefere defender o gorila.

    • Carol Maia disse:

      Artur Moreno em nenhum momento o gorila apresentou senso de proteção ? Sério mesmo ? O maior primatologista que o EUA tem já disse que apresentou sim. Em vários momentos ….Tsc tsc

    • Carol Maia disse:

      Artur Moreno em nenhum momento o gorila apresentou senso de proteção ? Sério mesmo ? O maior primatologista que o EUA tem já disse que apresentou sim. Em vários momentos ….Tsc tsc

    • Érico Hypolito A criança caiu sem querer cair? Ela foi engatinhando para a jaula, entrou porque quis também ué.

    • Érico Hypolito A criança caiu sem querer cair? Ela foi engatinhando para a jaula, entrou porque quis também ué.

    • Como vc pode culpar uma criança nessa idade do perigo que ela correndo, se ela nem sabe o que tem lá?!??

    • Como vc pode culpar uma criança nessa idade do perigo que ela correndo, se ela nem sabe o que tem lá?!??

  13. Malditos homo-sapiens,me sinto envergonhado por pertencer a esta raça maldita.

  14. Kevin James disse:

    Canal Do Pirula grava um video ai

  15. Felipe Kemper disse:

    um monte de criança no mundo um a menos não iria fazer falta.

  16. Tatyane Evang disse:

    Na minha leiga opinião, ainda mais eu sendo mãe, acredito que por ser uma criança, foi o mais cabível a se fazer, mas não o certo. E tanto os responsável pela criança, quanto ao zoológico, devem ser responsabilizados pela morte do gorila.

  17. Beleza, óbvio que é preciso preservar a vida da criança em primeiro lugar! mas não era pra ter um preparo pra esses casos de emergência? de preferência pra evita-los. Umas armas com dardos tranquilizantes pesados não bastaria? ou se só atirando pra matar mesmo nesses casos? digam aí:

  18. Eu não entendo como os funcionários não fizeram o mínimo, que era afastar todo mundo do recinto, principalmente quem estava gritando e assustando o gorila. Não dava para fazer isso em 10 minutos?? Não deu para ninguém entrar e tentar negociar ou distrair ele com comida? Na minha opinião ele não apresentava um risco eminente que justificasse as medidas tomadas! Harambe foi assassinado e não vão me convencer que essa era a única saída. Que todos os envolvidos paguem na justiça, ou ao menos tenham suas consciências pesadas para o resto da vida!

  19. Com relação ao procedimento não vejo alternativa, um gorila de 181kg tem mais de 10 vezes a força de uma pessoa e poderia esmagar a criança em frações de segundo. Com relação a responsabilidade, é do zoológico. Com relação ao post, “quilos” não é unidade de medida, seria mais elegante ter escrito quilograma ou kg.

    • Fábio José disse:

      Um gorila desse tamanho, mesmo tentando proteger a criança pode matá-la, se isso tivesse acontecido, e não havia como ter previsto o que ia acontecer, as implicações, principalmente legais, iam ser muito piores pra o Zoológico.

      A morte do gorila foi o menor problema aí(apesar de ser triste), mas sim vários outros fatores, como a criança ter entrado lá, a negligência dos pais, a própria existência de Zoológicos, etc.

  20. Melhor que morra um macaco do que uma criança

  21. Danilo Moraes disse:

    Assassinaram nosso primo!!

  22. Lembrando: abatido = assassinado.

  23. Se você pula o muro de uma casa onde há um cão feroz e ele avança, legalmente, o dono não tem a menor obrigação de sacrificar seu cão para te salvar, ele tinha o direito de te matar. Mais: pode, literalmente, soltar os cachorros na pessoa. Se um cão tem o direito, legalmente, de te matar se você faz a imbecilidade de entrar no território dele, muito mais tem um gorila da montanha, que só tem 700 exemplares vivos no mundo todo.

    • Leonardo Hack disse:

      Moça, juro que estou me esforçando para tentar entender a razoabilidade e a proporcionalidade nessa sua tresloucada comparação.

    • (Talvez entenda melhor se pensar no caso do rapaz que entrou na jaula de leões, quando tem criança envolvida os sentimentos falam mais) Se você invade o território de um cachorro feroz e ele te ataca, o dono não precisa matar o cachorro para te salvar. O cão pode te matar e o dono será isento.
      Agora, se você entra no território de algum animal no zoológico e ele te ataca, ele deve ser morto.
      Cobramos responsabilidade pelos atos das pessoas o tempo todo na vida em sociedade. Se não paga o aluguel, é despejado e fica sem ter onde morar (tendo ou não criança envolvida), se comete um crime é preso ou até morto, dependendo do país. Ora, se chegamos até a tirar a vida de uma pessoa em função de responsabilizá-la pelos seus atos, porque não deixar que ela arque com as consequências de ter entrado na jaula de um bicho, sem assassinar o bicho?

    • Garanto que muita gente ta apoiando matar o gorila só pelo fato de ser uma criança que caiu. Se fosse um adulto, garanto que o pensamento seria diferente.

    • Garanto que muita gente ta apoiando matar o gorila só pelo fato de ser uma criança que caiu. Se fosse um adulto, garanto que o pensamento seria diferente.

    • Gubio Pinto disse:

      O melhor comentário…

    • Melhor comparação , o comentário mais racional que li

    • Melhor comparação e mesmo assim tem os que não entendem. Se você vai mergulhar em um oceano cheio de tubarões, a responsabilidade é tua, se tu entra em um pátio com cachorros, se algo acontecer contigo é culpa tua. Imagina um animal fora do seu habitat natural, cercado aturando pessoas gritando e tirando fotos, daí devido a uma criatura totalmente irresponsável uma criança cai lá, e o animal que morre??? Aquela vez da criança que pulou o cercado e foi fazer carinho no leão e perdeu o braço, os pais acham bonito, pessoas filmando. Cara, me admiro quem frequente esse tipo de lugar. Quem deveria estar no cercado é esse povo ignorante.

    • Você está fazendo essas ponderações para uma criança de 4 anos? Sério? Você sabe o funcionamento cognitivo de uma criança nesta idade? A do leão eu realmente concordo com vc, mas na do gorila… Falta-lhe bom senso neste aspecto ao falar de escolher e ponderar consequências se um humano de 4 anos. Creio até que o gorila tinha mais inteligência que ela.

    • Izabella. A vida de um ser humano TEM QUE valer mais do que a vida de um animal não humano. É claro que se um leão matar um humano na savana não faz sentido culpar o leão administrando uma punição a ele, pois não existe responsabilização moral para animais não humanos. E como o leão está em seu hábitat o correto é simplesmente deixá-lo lá, mas isso é depois do fato ocorrido. Agora se você tem a opção de salvar um humano não responsável antes dele ser morto por um animal que também não é responsável você TEM QUE salvá-lo. A menos que você ache que a vida de um humano não vale mais do que a vida de um outro animal qualquer, mas isso te tornaria uma pessoa anormal.

    • Aqui não se trata de colocar bicho x gente, mas de responsabilização pelos seus atos.

    • Se eu pudesse curtir 9183838171 vezes esse teu comentário, eu curtiria, falou tudo !

  24. ”estaria desorientado e comportando-se de forma errática”

    Já começa por aí. ”Forma errática”. Os caras prendem animais pra usar como diversão e objeto de lucro e ver querer dizer como eles devem se comportar pra turista imbecil que não sabe cuidar do próprio filho. Ah, vai a merda, vai a merda.

  25. Era só por o bicho p dormir porra…

  26. É uma fatalidade o animal estar ali preso?

  27. Pra mim a culpa é do zoológico. Primeiro, eles têm que manter os animais em jaulas que não seja fácil uma pessoa entrar ou cair. Em segundo, eles precisam saber usar tranquilizantes ao invés de matar o animal, poderiam inclusive ter matado a criança por acidente.

  28. … Pior do que eu pensei. Essas coisas eu nem gosto de procurar saber porque eu sei que vou passar raiva se souber.

    Obs: se você não esta disposto a não “piscar os olhos” para ficar vigiando seu bebe (até mesmo uma criança) ao ponto dele parar na jaula do gorila… por favor, nem transe que é para ter certeza que nunca vá procriar. Se ela parou lá mesmo você olhando então não vou nem falar né…

    Obs 2: Se você é burro o suficiente para não conseguir imaginar como o ocorreu eu vou explicar. Ficou um monte de gente gritando escandalosamente fazendo o animal se irritar e ficar com medo por ele e pela criança. Ai ele começou a agir de forma mais agitada, com isso mais gritos escandalosos surgiram. Gente burra no comando foi e decidiu que o nervosismo seria grande o suficiente para o tranquilizante não fazer efeito. Na pior das hipóteses você arrisca matar de overdose dando uma dose mais alta. Isso na pior das hipóteses, mas acho que dava para pelo menos ter tentado o tranquilizante. Deixava a arma com munição letal do lado caso ocorresse alguma coisa errada.

  29. Queria ver se fossem o filho de vocês ali com o Gorila, só isso! Se fosse o meu filho ali, eu apertaria as mãos e ainda abraçaria o atirador em agradecimento.

  30. Ricardo Lada disse:

    Por que não mataram os pais! FDPs

  31. Adriano Tré disse:

    A respondabilidade é inteira do zoo. A inacessibilidade ao recinto do animal é DEVER deles! Nenhum pai ou mão em sã conciencia vai entregar seu filho a um animal selvangem, nunca.

  32. Rodrigo Faria disse:

    Leoes e gorilas realmente chegou momento de se discutir fim dos zoologicos a comecar pelo argentino que dopa animais diariamente para fotos….os animais nao merecem isso

  33. Culpado é o zoológico em manter essa espécie presa em um lugar cheio de humanos desatentos.

  34. Dy Dy disse:

    Alguém tem o vídeo no momento q atiram no gorila!?

  35. Leonardo Hack disse:

    Os pais foram negligentes?

    O zoológico deveria ter dispositivos que impedissem que alguém caísse no fosso dos animais?

    O gorila estava protegendo a criança ou poderia matá-la devido à sua força e tamanho?

    Foi a decisão mais adequada matar o animal?

    Ou zoológicos simplesmente não deveriam existir?

    Não sei. Muitos “especialistas” nessa hora dando pitaco. É muita gente só querendo saber quem será punido e não titubeando em culpar os pais e a administração do zoológico, quando, sim, há a hipótese de que tudo não tenha passado de uma fatalidade.

    Espero que não coloquem outro gorila ou qualquer outro animal no lugar.

  36. Zoológicos têm que acabar!

  37. A pergunta é: como ou zoológico não tem dardos tranquilizantes?
    Deveria ser processados os pais e o zoológico.

  38. Se fosse seu filho nessa situação o vc irá querer? Tiro de tranquilizante ou de fuzil

  39. Samuel Saboia disse:

    Nao estou afirmando, porem ACHO que os pais estavam no celular.

  40. eu vejo um primata salvando um filhote de humano do afogamento, mas eu sou desorientada e errática.

  41. Mais se fosse filho dessa pessoa que está julgando os pais e fase do críticas ai apoiaria ter matado o gorila tenho filhos e sei que se estivesse nas garras desses gurila eu pedia pra matar porque erra a vida da criança ou do gorila so acho que deveria falar menos mal dos pais porque descuido duvido que vcs não tem com o filhos de vcs

  42. Mais se fosse filho dessa pessoa que está julgando os pais e fase do críticas ai apoiaria ter matado o gorila tenho filhos e sei que se estivesse nas garras desses gurila eu pedia pra matar porque erra a vida da criança ou do gorila so acho que deveria falar menos mal dos pais porque descuido duvido que vcs não tem com o filhos de vcs

  43. Só faço uma pergunta: se não tivessem matado o gorila e a criança tivesse morrido por conta da agitação do animal, que arrastava o garoto pela água, o discurso seria o mesmo? 😛

  44. Só faço uma pergunta: se não tivessem matado o gorila e a criança tivesse morrido por conta da agitação do animal, que arrastava o garoto pela água, o discurso seria o mesmo? 😛

    • Henrique, a culpa seria das mesmas pessoas que deixaram que ele caísse ali. A pergunta que fica é: os culpados serão responsabilizados pela morte do gorila da mesma forma que certamente seriam se fosse o bebê que tivesse morrido?

    • Wendel Brayan disse:

      Henrique? Rafael? Oi? Hã?

    • Wendel Brayan Cara, vc encontrou meu irmão gêmeo… nós fomos separados ainda crianças… vc é um anjo de luz abençoado pelos monstros sagrados das profundezas abissais!!!!

    • Se minha mãe fosse homem eu seria filho de dois pais.

    • Bruno Naletto disse:

      O nome disso é seleção natural. Eu nunca fui burro o suficiente pra me enfiar em jaula de animal no zoológico, por isso eu to aí, vivo e forte por 27 anos.

    • O discurso seria: o instinto do gorila falou mais alto, a irresponsabilidade do pais continuaria sendo a mesma. Fato é de todos os animais que ali estavam presente (racional e irracional) o mais racional foi o gorila, os pais, desses nem se fala, deviam sacrificar eles, já que a questão é o perigo a criança, os pais é o único perigo. Deixar uma criança de 4 anos se projetar numa jaula de um gorila? nem que tivesse 16 anos eu deixaria. Depois, o zoológico também tem sua culpa, deveria ter uma placa de proteção na jaula

    • Beto Peres disse:

      O cara eh um idiota … o animal já foi preso .. e por uma criança cair lá .. ele eh morto ? … legal o ser humano eh uma bosta mesmo

    • Beto Peres Salvar a criança não tinha a menor importância, né!!! Faço uso das suas palavras “legal o ser humano eh uma bosta mesmo”. 😛

    • Mas não tinha mesmo. Se ela morresse, seria o preço da irresponsabilidade dos pais.

      O fato é que o moleque ficou 10 MINUTOS dentro da jaula com o Gorila e em nenhum momento ele demonstrou agressividade, ele na verdade estava assustado com a gritaria das pessoas envolta.

      E digo mais, todo mundo se coloca no lugar dos pais da criança, mas ninguém se coloca no lugar do gorila. Passa a vida inteira dentro de uma jaula, tendo que aturar milhares de pessoas estranhas fazendo barulho na sua cabeça todo santo dia, para então, morrer com muita dor sem nem ao menos entender o motivo.

      O Gorila pagou com a vida por causa de uma criança mal educada, pais irresponsáveis e um zoológico mal preparado.

    • Rodrigo Prudencio Caralho que bizarro… belo ser humano que vc é, parabéns!!!

    • Ser humano para você é se colocar acima de toda e qualquer vida simplesmente por ter tido sorte de nascer humano? Rapaz, temos o mesmo ancestral em comum que o Gorila, viemos do mesmo lugar, desumano é ter a capacidade de raciocinar e mesmo assim se achar o maioral do planeta.

    • Rodrigo Prudencio Tem certeza que vc está raciocinando?

    • Você pode tentar argumentar, ou continuar com seu “ad hominem” passivo-agressivo. Mas ambos sabemos qual vai ser sua escolha.

    • Ser humano e sua mania podre de achar que a vida humana tem mais valor. Só pensamos que a vida do garoto vale mais que a de um gorila pq somos “inteligentes” o bastante para construirmos nossa própria moral. Agora, tem gente que realmente acha que o ser humano está acima da natureza, quando faz parte dela. Somos tudo fruto de uma evolução que demorou milhares de anos pra chegar na bioesfera que existe hoje. E sabe o que acontece se o ser humano for extinto? NADA. N-A-D-A. Pra você ver o “tanto” que vale a vida da nossa espécie. Esse egocentrismo é nojento.

    • Me admiro quem frequenta esse tipo de estabelecimento, já demonstra que tem merda na cabeça, daí ainda não cuida do próprio filho e deixa ele cair na jaula. Quem leva a culpa é o animal que foi retirado do seu habitat natural pra ganharem dinheiro, o coitado passa a vida com milhares de pessoas e crianças gritando, tirando foto. Sério, quem deve pagar são os pais irresponsáveis e o dono dessa palhaçada.

    • Carol Maia disse:

      Henrique, ninguém precisava morrer. O gorila arrastou o garoto pra fugir dos gritos de um bando de retardado ao redor. Os gritos que estressada o animal. o gorila não tinha nenhum motivo pra atacar o garoto, não era uma ameaça pra ele em nenhum sentido. O contrário, o gorila o protegeu, provando mais uma vez o quão pacíficos esses animais podem ser. Abate não era a unica medida que podia ser tomada.Eles não tentaram nada além de abate. Um zoológico tem que estar preparado pra qualquer tipo de incidentes com os animais. E era dever do zoológico saber como conter a situação. Não vi por parte do zoológico outras medidas , com por exemplo, a distração do gorila , os tratadores poderiam fazer isso já que o conhecem diariamente. A troca do garoto por comida, primatas entendem como funciona muito bem esse tipo de recompensa … o zoológico nem sequer ordenou que todos parassem de gritar, motivo agravante da situação .
      O desfecho poderia ter sido outro… sem ngm precisar morrer.

    • Se ao invés de matar o gorila tivessem matado a doente da mãe da criança, tava tudo certo!!

    • Beto Peres disse:

      Cara faça bom uso da minha palavra …. uma vida não vale outra … matar sem ele ter matado … sem ele ter feito nada de mal … ele eh um animal agi por instinto e vc tá agindo como se o ser humano fosse o maioral … sim somo o maior erro cara .. prendemos todos os outros seres vivos … torturando uns aos outros … e quando corremos risco de um de nós morrer matamos oq tiver pela frente ? Ta certo isso desde quando ?

    • Bem se estivesse caído na jaula dos leões, tigres e cobras vivo o garoto não estava.

    • Por mim mesmo se o gorila tivesse atacado a criança fdp, o gorila não merecia morrer!

    • Exatooo ia escrever isso agora!!!! Se o garoto tivesse morrido estariam crucificado o zoo por não terem tomado nenhuma atitude :/

    • Rodrigo Prudencio concordo com vc.. .eu não acho q minha vida seja mais importante do q a de um animal.. vida é vida. meudiante aos meus olhos e os olhos de deus… o gorila não foi bater na porta de ninguém para ataca los.. p mim isso foi ASSASSINATO.. .

    • A vida do gorila deveria ser mais importante que a do menino, já que gorilas estão ameacados de extinção enquanto humanos tem muitos.

    • A vida do gorila deveria ser mais importante que a do menino, já que gorilas estão ameacados de extinção enquanto humanos tem muitos.

    • bob nelson disse:

      Concordo plenamente com esse comentário, não sei como um País que se diz o primeiro mundo, deixa um absurdo desses acontecer, desde a época de King Kong eles já matam Gorilas inocentes, um animal desse tamanho tem a força de no minimo 50 homens, se quisesse matar ele já teria eliminado o garoto em segundos, o fato de ter puxnaado o menino , lógico com um bando de imbecis incompetentes gritando em desespero, afinal de contas , é uma afronta à um gorila macho qualquer outra especie caindo literalmente no seu espaço, ele foi bom até demais, na mina opinião, se tivessem destraído a atenção do gorila com um cacho de bananas , teria acalmado o animal, se os próprios funcionários naum conhecem os gostos e hábitos do animal, tái um bom motivo pra fechar esse Zoo, que raio de fosso é esse , onde uma criança consegue “cair”? ! um País tão rico, q economizou bloco pra fazer o recinto do indefeso animal, na verdade eles deveriam tar querendo um motivo pra matar o pobre animal, pois americanos, gostam de troféus de caça, mesmo que para isso, tenham que matar o animal indefeso dentro de um cubiculo de um zoo, bando de safados, filhos de pta, porisso tem tantos inimigos pelo Mundo, no islã a cabeça de um americano tbém é um troféu.sempre que cai um avião militar por lá, justiça para o Primata !!! era um cara bom, um cacho de bananas e ele teria esquecido a criança, mas naum preferiram condená-lo como o monstro que mata crianças inocentes, que “despencam em fossos de animais que já naum tem onde morar”, a responsabiliade é de quem mantinha esse animal , deveria ter mto mais atenção com a elaboração dos recintos, zoos devem ser locais para manter um banco genético de animais saudáveis e bem tratados, para preservação das espécies que estao em risco por perda de habitat na natureza , mas ,com certeza enquanto o ser humano continuar destruindo tudo que é espaço selvagem , não vai restar espaço para um inocente que tem q morrer por ser grandão , forte e ter cara de mau, e que não tinha espaço mais nesse mundo nojento, onde meninas podem ser estupradas por mais de 30 ,e o selvagem é o gorila……é obvio.

  45. Teria como atirar tranquilizantes , a ponto do animal só ficar inconsciente ? Eu não sei , não entendo, alguém podeira me explicar ?

  46. Teria como atirar tranquilizantes , a ponto do animal só ficar inconsciente ? Eu não sei , não entendo, alguém podeira me explicar ?

  47. Muita coisa errada. Esse monte de gente gritando ao redor da jaula só assustou o gorila.

  48. Muita coisa errada. Esse monte de gente gritando ao redor da jaula só assustou o gorila.

  49. Juan Smoger disse:

    Animais não tem direitos, morreu, foda-se

  50. Juan Smoger disse:

    Animais não tem direitos, morreu, foda-se

  51. Bruno Andrade disse:

    Faltou atirar em quem deu essa ordem !

    Precisava tudo isso ? Oque custava tranquilizar o animal ?

    Mas o animal que deu a ordem não foi capas de pensar nisso. #IDIOTA

  52. Bruno Andrade disse:

    Faltou atirar em quem deu essa ordem !

    Precisava tudo isso ? Oque custava tranquilizar o animal ?

    Mas o animal que deu a ordem não foi capas de pensar nisso. #IDIOTA

  53. As pessoas ficaram malucas mesmo… É ÓBVIO que a criança corria risco eminente de morte e – dada a situação – o gorila teve de ser abatido. Arriscar uma criança por um animal… Melhor parar por aqui.

  54. As pessoas ficaram malucas mesmo… É ÓBVIO que a criança corria risco eminente de morte e – dada a situação – o gorila teve de ser abatido. Arriscar uma criança por um animal… Melhor parar por aqui.

    • Falas como se um animal não fosse nada !!! Acho que poderiam pelo menos dopa-lo o animal
      O animal não tem culpa de nada, os pais da criança que deveriam tá de olho no seu filho, pro menino n ter caído. O menino que caiu no território do animal.
      Só acho que essa prisão deveria acabar
      Zoológico, circos …

    • Ariana Souza disse:

      Melhorar vc começar parando de falar isso… Digitou como se animal fosse algo diferente de você, acorda mano vc tb é um animal. Biologia passou longe, em?!

    • Trocar uma vida inocente por outra continua sendo uma perda…7 bilhões de humanos…e quantos gorilas tem msm?

    • Aline Neri disse:

      Luiz Fernando se eu pudesse curtiria mil vezes seu comentário.

    • Ariana Souza , com todo o respeito – você desconhece a natureza e as relações que a regem. Comparar um ser humano com qualquer outro animal, no quesito valor da vida – é uma escolha da Sra; a minha é a vida humana acima de tudo isto.

    • Giovanna Marques , perto da vida de uma criança – sinto te informar – mas a vida do animal não é nada. Isto para mim. Quanto a zoológicos e circos também acho desnecessário.

    • Matheus Henrique , se estes inocentes forem um gorila e uma criança de 4 anos – Salvar a criança não é “perda” comparável com a “perda” do animal.

    • Aline Neri , obrigado Aline. Devemos defender nossas crianças.

    • Não to falando que um animal é melhor que um ser humano nem um ser humano é melhor que um animal
      Somos iguais, todos somos um ser vivo!
      Só estou falando que eles poderiam fazer outra coisa , privar de matar o animal.
      Eles mataram o animal se dó e piedade …
      Eu luto pelos animais já que eles não podem lutar por eles mesmos
      Porque se eles forem se defender da ignorância do humano infelizmente eles morrem

    • Aline Neri disse:

      Luiz Fernando Dos Santos esses que são ” teoricamente” a favor do gorila, realmente não sabem o que é amor a um filho. Existem tratadores, doutores, veterinários que acharam mais coerente tirar a vida do animal por entender que o dardo tranquilizante poderia não fazer o efeito esperado já que o animal estava bastante agitado e poderia ir contra a vida do garoto. Mas aqui tá cheio de mimizento ” tirado” a defensores dos animais. Quando tiver um filho será um robô ou uma múmia.

    • Ariana Souza disse:

      Luiz ou quem quiser entender, leia novamente o comentário. Nem se quer falei minha opinião sobre favor ou contra, mas que vc nem sabe conceituar o que é animal. Vivemos em uma cultura que a opinião da pessoa é a que prevalece e o ódio é a resposta. Acorda mano! Volta pro ensino médio!!!

    • Felipe Silva disse:

      “A vida animal não é nada”. Quanta presunção. Pois saiba que sem animais “inferiores” como os insetos, por exemplo, a raça humana se extinguiria rapidamente. Você se acha tão superior, mas é formado pelos mesmos átomos que qualquer animal e compartilha mais de 90% do seu genoma com os primatas. A arrogância termina quando uma bactéria, como a Escherichia coli, pra ser mais preciso a do sorotipo O157:H7, causa uma síndrome hemolítico urêmica gravíssima. Engraçado né? Uma simples bactéria… Pense antes de falar asneiras. Pode não ser evidente, mas sua vida depende deles.

    • Tamy Santos disse:

      Que egoísmo, um ser humano não vale mais que um animal e nem um animal vale mais que um humano, somos todos animais, todos merecem respeito e direito a vida, o fato foi que o gorila não matou a criança, e não venha com “ e se tivesse matado?” estamos debatendo fatos e não hipóteses, matar o animal não era a única e muito menos a melhor solução.

    • Quer dizer que pra vc a vida de um animal não vale nada….seu pensamento é triste….os pais da criança foram os únicos culpados

    • Karenzinha Matos , então “sacrifica” os pais da criança e “dialoga” com o Gorila – deixando a criança à mercê dele, afinal ela – a criança – invadiu o espaço dele… NESTA SITUAÇÃO A CRIANÇA É A PRIORIDADE.

    • Aline Neri disse:

      Aiiii cansei de tanto mimimi….eu mataria 100000000000000000000 de gorilas por meu filho e acabouuuu.

    • Engraçado os “pseudoestudantes” falando para eu aprender “biologia”. Essas pessoas cultivam sentimentos por animais – sentimentos estes que são INEXISTENTES em todo arranjo natural – são criações do homem e tão nocivas ao ambiente natural quanto qualquer outra intervenção antrópica. Mas o que vejo aqui: NÃO TEM CORAGEM DE ADMITIR TEXTUALMENTE MAS PARA ELES A VIDA DO GORILA É MAIS IMPORTANTE DO QUE DA CRIANÇA…

    • Natalia Lopes disse:

      Luiz Fernando Dos Santos onde posso curtir duas vezes? Acho q as pessoas preferiam ver a criança ser estraçalhada ..

    • Julio Fazoli disse:

      Alguns de vcs aqui ja viu a furia de um gorila sendo sedado? Pessoas que tem filhos sabe o quão apavorados deveriam estar os pais da criança…a criança seria morta dentro dessa jaula e existem pessoas que nao ligam pra isso pq não sabem o que é ter amor por alguém…pode ser que o gorila apenas estava protegendo a criança mais com o grito da multidão logo ele se enfureceria e obviamente mataria a criança….o erro foi do ser humano por aprisionar qualquer animal em jaulas….mais na ocasião a morte do gorila foi necessário para a vida da criança ser preservada…Muitos dizem que a culpa é dos pais….mais quem tem filhos sabe que um milésimo de segundo basta para a criança fazer algo inesperado…eu no lugar dos pais entraria na jaula se fosse preciso e mataria o gorila(não apenas o gorila mais qualquer um que ameace) mil vezes para salvar meus filhos

    • Felipe Silva disse:

      Nossa, nunca li tanta estupidez… Usam opiniões como se fossem fatos científicos… Melhor deixar pra lá. Não se pode dialogar com pessoas sem o mínimo de bom senso.

    • Emerson Avila disse:

      Uma tristeza o pensamento de você

    • Ariana Souza disse:

      Mano, vou continuar falando… Tu não sabe nada de biologia, ou fez a falta de educação dispensando essa matéria do currículo. Abraços!!!!

    • Ariana Souza disse:

      Vou até me abstrair disso aqui, tem galera demais querendo IBOPE o que inclui você LuiS.

    • Laura Moreira disse:

      Agr sabemos pq tantas raças estão em extinção pq o ser humano se tornou ignorante, e acredito que o cérebro só vai voltar a funcionar quando quase todas as raças estiverem em extinção e a nossa estiver em risco, oq colocara em risco e sofrimento as suas próximas gerações…..é uma pena saber q existem pessoas q pensam tão pequeno por isso nosso país esta como esta!

    • Aline Neri Meu Deus cara só fala bosta, não acha que está na hora de parar não?

  55. Isso ainda só acontece porque há pessoas imbecis que ainda visitam Zoológicos. Se ama, não visite zoológicos…

  56. Isso ainda só acontece porque há pessoas imbecis que ainda visitam Zoológicos. Se ama, não visite zoológicos…

  57. Bob Martini disse:

    Se os animais inventassem um deus, o ser humano, seria o diabo…

  58. Bob Martini disse:

    Se os animais inventassem um deus, o ser humano, seria o diabo…

  59. Esse fosse seu filho como agiriam
    Eu matéria pelos meus filhos e vc

  60. Esse fosse seu filho como agiriam
    Eu matéria pelos meus filhos e vc

  61. Foram os pais que deixaram a criança cair.
    Basicamente esse menino também poderia ter caído de um prédio e matado um transeunte na queda. Por sorte a queda foi de uma altura bem menor que a de um prédio.

  62. Foram os pais que deixaram a criança cair.
    Basicamente esse menino também poderia ter caído de um prédio e matado um transeunte na queda. Por sorte a queda foi de uma altura bem menor que a de um prédio.

  63. Jessie Candeias Leslie Candeias Calixto

  64. Jessie Candeias Leslie Candeias Calixto

  65. Revoltante.
    Esta bem nítido que Gorila estava protegendo o menino, só não enxerga quem é cego pelo ego.

  66. Revoltante.
    Esta bem nítido que Gorila estava protegendo o menino, só não enxerga quem é cego pelo ego.

  67. Os pais são culpados disso. E fatalidade a parte, esse garoto tem belas fotos para mostrar pros amigos e namorada quando crescer.

  68. Steffany Root disse:

    A partir do momento que você confina uma animal selvagem , seja ele qual for , você tem que ter a certeza de que não haverá nenhum tipo de acidente desse “porte” , sim , os pais foram negligentes deixando a criança cair na jaula , mas também o zoológico tem culpa , estamos falando de um puta gorila que obviamente não entende aquela situação , Harambe não teve culpa alguma.

  69. Jarl Stocco disse:

    Enquanto não forem executadas as devidas punições aos precedentes deste tipo de merda, como no caso do dentista americano que matou um leão protegido dentro de uma reserva, os Zé Ruelas vão continuar a matar animais inocentes! Não adianta começar este mimimi todo pelo gorila, quando o Leão covardemente abatido foi esquecido em menos de um mês! Daqui 27 dias voltamos a conversar sobre Harambe, ou não! Quem sabe quando outro animal for abatido de forma irracional, repercutido mundialmente e o mimimi começar novamente! Textos gigantes no facebook estão se tornando sim, sinônimos de hipocrisia!

  70. Tipo alvejar o ser humano que permitiu que a criança caísse ali é um horror né. Mas Oq mais essa criatura humana ainda vai causar ninguém sabe. O gorila, bem ele não iria sair dali nunca né, não faria mal a ninguém.

  71. Brena Quézia disse:

    Só fico imaginando se nessa situação estivesse um filho ou mesmo outro familiar do indivíduo supostamente da espécie homo sapiens, que julga ser de menos valor a vida da criança… Qual espécie escolheriam salvar?

  72. Sane Batista disse:

    Acho que ele só estava protegendo a criança.

  73. Maay Ribeiro disse:

    Fácil botar filho no mundo e não cuidar né, que que os pais da criança estavam fazendo na hora? Ah, pelo amor de deus, deveria é cobrar uma multa milionária dos irresponsáveis. Como se já não bastasse o gorila ficar preso numa jaula ainda é morto por causa de ser humano babaca.

  74. Paulo Sérgio disse:

    Posso afirmar com toda certeza gente!
    Ele só estava protegendo a criança!
    Mas infelizmente é assim mesmo!
    O ser humano vê motivo pra matar até a esposa que dorme com ele, o que dirá de um gorila né!!
    Simplesmente revoltante!!!!!!!!!

    • Vc é especialista em cérebro animal? Porque se tem certeza deve ser algum especialista. Para quem defende que queria o Gorila vivo, deixem para quando um de seus filhos cair numa situação dessa….aí vcs opitem por dar sonífero mesmo sabendo que pode levar hrs para fazer efeito,, e que seu filho pode se afogar ou tem ossos quebrados por um animal gigante, lamentável, mas foi preciso, porque que um defensor não pulou lá acalmar o gorila kkk então me poupem com essa ladainha porque pimenta no cu dos outros é refresco. A vida humana é acima de qualquer outra. Valores invertidos. Além do mais param de julgar os pais porque ninguém estava lá para saber, quem tem filhos sabe como é, pode até ter sido um acidente a criança ter caído lá, e ainda que os pais tivessem jogado a criança lá, ainda assim a vida da criança é mais importante.

    • Paulo Sérgio disse:

      Respeito e muito sua opinião Elisângela!
      O espaço aqui é democrático!
      Cada um opina aquilo que sabe!
      Abraço forte pra você!

    • Bia Ativista disse:

      Repito 3 profesoras e 1 diretora levam aproximadamente 90 crianças ao zoologico, sem intercorrências…
      Os pais foram extremamente negligentes!

    • A vida humana é acima de qualquer outra? Pensamentos assim que fazem um mundo sujo como o nosso, se acredita em evolucionismo o gorila é um ser como nós que derivamos dos primatas, seres humanos tiram um animal do habitat natural pra ganhar dinheiro irritando o animal que muitas vezes, confinado, passa por aborrecimentos com os que visitam o zoo, acredite Elizangela, pobre animal ! Perdeu sua vida por negligência e imprudência dos pais, que deveriam ser penalizados severamente, jamais deixaria uma criança sob minha responsabilidade correr um perigo desse. Se coloque no lugar do animal também, ele também tinha vida! “Ser humano hoje em dia é uma raça medíocre se comparado a pureza de um animal irracional”

  75. Só se preocupam com vidas humanas, quantos gorilas e outros animais ke forma mortos pelos seres humanos..

  76. Na procura de culpados, só um ser nessa história, foi condenado…a morte!!!

  77. olha nu zoológico deveria ter e nuca vatar um tiro anestésico pois não só o gorila e perigoso quantos animais oferece risco então a culpa não é dos pais e nem do gorila e sim da direção do zoológico eles sim tem que ser punido e pronto

  78. Acho que a culpa são dos pais não colocam criança no mundo e não olham direito, se estivessem a todo momento do lado da criança ela não entraria lá agora esse pobre animal teve que pagar com a vida, seria o mesmo de uma criança pular no quintal da sua casa e Vc ser assacinado para que possam tirar a criança da sua casa em segurança … pra mim isso é um absurdo se eu tivesse nesse zoo não teria deixado faria um barraco

  79. Fabiane Lima disse:

    Culpa dos pais idiotas
    É o dono sei lá de um lugar que não tem certas atitudes
    Em um lugar que a morte e necessária.
    Estou do lado do animal sim
    Culpa do ser humano
    #Luto #Gorila

  80. Ângela Dias disse:

    provalecidos,covardes..nao tinham que matar o pobre animal por culpa de pais vagabundos e irresponsáveis” se eu tivece no lugar dels” eu nunca estaria porq soube educar os que botei no mundo,nao negligenciei na educaçao deles como estes pais senvergonhas.

  81. Verdade, é triste demais! Só “aparece” quando são coisas absurdas que ficaram famosas ou polêmicas. Mas essas judiarias acontecem todos os dias com os animais.

  82. Regi Cristina disse:

    Ambos eram indefesos. Incidentes acontecem.Os pais sinceramente não tiveram culpa, só quem tem filho sabe que surpresas acontecem ainda mais qnd são crianças. Agora, não menosprezando a vida do animal, mas entre a vida dele e a provável morte de uma criança antes preservar a vida da criança. Só acho!

  83. Ou seja o gorila teve que pagar pela imprudência humana.

  84. Rafael Moraes disse:

    Lugar de crianças é na creche e não onde há animais q dizem ser perigosos…os verdadeiros animais são os pais irresponsáveis…

  85. Vanusa Souza disse:

    E minha opinião pq ao invés de matar o bicho não deram um tranqüilizante pra ele não deveria matar o bicho será q foi mas fácil não concordo…. Pronto falei

  86. Tem humano demais, foda-se o garoto, o gorila nem tá solto e ainda teve que terminar assim… se fosse algum de vcs no lugar do gorila, duvido se não seria uma injustiça but como o ser humano se acha melhor que uma outra forma de vida…

  87. Daiane Couto disse:

    Era para esse acontecimento servir de exemplo pois não foi a primeira vez que isso aconteceu. A morte do gorila foi consequência de uma irresponsabilidade dos pais da criança e também do zoológico. Uma criança nessa idade requer muita atenção e mais ainda em locais como esse. É também falha do zoológico por não investir em mais segurança. O máximo que fizer para a segurança tanto dos animais, como dos visitantes vai ser pouco. São animais selvagens que estão engaiolados servindo de distração para os humanos. A lógica é evitar ao máximo que alguém se machuque, já que existe esse tipo de “lazer”. Eu bato nessa tecla várias vezes pq não é a primeira vez que acontece e nada muda! Lamentável pela criança passar por isso. É lamentável que o gorila tenha morrido. Lamentável que os leões também tenham que ter morrido a pouco dias atrás… Mas lamentar não é o bastante. É necessário os proprietários repensarem e fazer mudanças nos zoológicos. E pais e mães… MAIS CUIDADO COM SEUS PEQUENINOS! Ai a pessoa argumenta: ” Ah, criança nessa idade cega a gente! ” Realmente! Então, dobra, redobra, triplica a atenção!

  88. lógico que a mãe irresponsável como deixou uma criança de quatro anos sozinha por culpa dela o gurila foi morto logico que entendo que os responsáveis pelo zoo tinha que preservar a vida da criança ñ estou julgando o zoo mais esta mãe poderia cuidar melhor da criança

  89. Ismael Santos disse:

    Triste… Um animal em extremo risco de extinção, tendo que ser morto..

  90. Pq n injetaram dardos sedativos no gorila?

  91. Precisava matar? Não existe sedativo?

  92. Amelia Moura disse:

    Ele morreu tentando proteger um filhote humano ,deveria existir justica ele foi assassinado cruelmente … se alguem nao cuidou foram os pais idiotas dessa crianca ….

  93. Nunca mais vou em zoológicos.
    Apesar de concordar com a atitude para proteger o garoto

  94. Em primeiro lugar o zoológico, simplesmente porque não oferece segurança para os visitantes. E em segundo lugar, os pais pela negligência.

  95. Por que colocar um Gorila lá, seria melhor deixar ele na natureza. Culpa tem de todos os lados. Mas se ao menos respeitassem a natureza e acabassem de vez com zoológicos garanto que isso não aconteceria novamente.. Mas tem gente que defende os zoológicos e dizem que é lugar pra diversão e uma patifaria toda.. Mas cada um se diverte do modo que lhe agrada..

  96. Will Ribeiro disse:

    O GORILA JÁ ESTAVA MORTO DESDE QUE COLOCARAM ELE ALI DENTRO.

  97. Deveriam ser os pais Mas infelizmente acho que se acobertados pela gente que vai dizer “tadinhos” não conseguiram evitar Os pais são responsáveis pelos filhos que criam e ponto

  98. Matheus Silva disse:

    Mais uma vez os macacos pelados fazendo seu trabalho.

  99. Hellen Goss disse:

    Sidiane Cavalli olha aqui

  100. Os pais foram imbecis. … mas.. e digo mas…. um apertinho do gorila e o menino morreria… só quem é pai ou mãe. ..e a maioria dos mimizentos aqui não é. ..só quem é pai ou mãe vai entender… infelizmente se fosse meu filho. ..eu pediria para matarem o macaco. ..Por mais estúpido que eu ou minha esposa tivéssemos sido ao descuidar do menino…
    Agora cabe a justiça julgar os pais…
    Mas por mais valiosa que seja a vida de um animal… Não venham comparar ao valor de uma vida humana suas antas!!!

    • Natalia Lopes disse:

      Concordo com vc em tudo, criança cega a gente, quem tem filhos sabe. E tb nem.sabemos se os pais tiveram culpa, pq tenho certeza q nenhum pai e mãe quer isso.pra seu filho. E mimimis a parte, a vida de uma criança vale sim mais q de um animal.

  101. Por mais triste que seja, o gorila tinha que morrer mesmo, nessa situação, não havia outra alternativa. Não dá pra prever o comportamento de um animal desse. Agora, que os pais deveriam ter prestado atenção no menino, deveriam. A culpa da morte do gorila é dos responsáveis pelo garoto. O zoológico cumpriu o protocolo, não havia o que fazer.

  102. Karine Brites disse:

    Não julgo os pais, crianças são assim uma piscada e já aconteceu, mas acho que se o gorila quisesse matar o garoto ele tinha feito na hora que o garoto se aproximou, essa é a minha opinião na foto o gorila não parece agressivo, muito triste :/

  103. Tupaque Rao disse:

    O gorila o unico que se importou com a segurança da criança realmente se os pais tivessem se preovupado a criança não estaria naquela situação e o zoo logico prefiro ter um animal morto do que uma crianças pois gorila acharemos outro

  104. Outra coisa…engraçado como tem especialistas em corportamento dos primatas aqui??enquanto os veterinários e cuidadores do zoológico que criaram o gorila desde bebê decidiram que o melhor seria o sacrifício para a preservação da vida da criança. .ha ha. .eu odeio qualquer mal trato a animais… mas, … e foda dizer isso. … mas fizeram o correto..

  105. Não tinha como dar um tiro de dardo tranquilizador? ????

  106. Flavia Soares disse:

    Infelizmente um bichinho que estava ali preso sem defesa alguma paga o preço de pessoas irresponsáveis…. se os pais não sabem colocar limites em seus filhos acho melhor ficar em casa.

  107. ainda bem que mataram o animal antes dele machucar o menino. quando vejo alguns retardados acharem que um animal vale mais que um ser humano fico revoltado !

  108. Ele só estava tentando proteger a criança!

  109. Pebola Da Silva imprudência certeza. Depois desta matéria.

  110. Núbia Cabral disse:

    Quem viu o vídeo todo, sabe que o garoto não estava sendo “protegido” pelo gorila, negligência de ambas as partes.

  111. Henrique Lima disse:

    Até parece q a vida da criança tem q valer menos do q a do macaco.Nao achei bom ter q matar o animal,mas era extremamente o q deveria te feito noomento.

  112. Evaldo Silva disse:

    Absurdo é achar que o gorila iria brincar de adoleta com a criança – protegendo das pessoas que gritavam – conta outra. Fizeram o correto naquele momento. Se for preciso culpar alguém pela queda do garoto, que culpem. Mas fizeram o correto.

    • Concordo. Por mais que ele não fosse matar o menino que tivesse só brincando ou cuidando, mais do jeito que ele arrastava ele ia acabar matando.
      Triste pelo gurila
      Descuido dos pais
      Mais a culpa é do zôo, por ter um lugar onde a criança consiga passar. Deveria ser totalmente fechado.
      Minha opinião.

  113. ah sim, a ultima foto é montagem

  114. Henrique Bomm disse:

    Pot mais que o gorila estive “protegendo” o menino, a forma que ele estava fazendo poderia matar a criança, basta ver os vídeos e como ele arrastava o menino de um lado pro outro. Fizeram bem pois a vida do menino vale mais.
    Quanto a responsabilidade sobre o ocorrido, isso deverá ser verificado, existia proteção? A proteção era suficiente? Se era como o menino entrou la? Os pais incentivaram como aconteceu em Cascavel com o tigre? A culpa pode ser de ambos.

  115. Uma vez que permitimos a existência de zoológicos, já assinamos que a vida humana vale mais na nossa escala de valores. Tudo mais é mera consequência dessa escala.
    Responsáveis? Nós. Sociedade.

  116. Stephanie Trindade Cardoso olha que doh meu….

  117. André Abreu disse:

    Os pais são os verdadeiros culpados! Só não vê quem não quer!!

  118. Jak Buttner disse:

    “Testemunhas e imagens sugerem, no entanto, que Harambe estava instintivamente protegendo a criança das pessoas ao redor que gritavam em pânico.” Bando de retardado gritando na cabeça do animal, como ele não ficaria agitado numa situação dessas? Se o animal tivesse a intenção de matar a criança teria feito paçoca dela assim que caiu, mas pelo contrário a levou para o canto do lado dele e ficou encarando os patetas fazendo circo. Tranquilizar o animal e retirar a criança pra quê, né? Melhor matar um animal em extinção ¬¬’

  119. O erro já se comete quando se prende um animal silvestre,o resto é consequência …. lamentável

  120. Mas tem que ser muito trouxa para abraçar essa história…

  121. Sabemos que qualquer um pode ter culpa, menos o gorila.
    Ou fazemos parte do mundo em que vivemos como parte deste organismo complexo da Terra, ou infelizmente, seremos uma doença tão terrível e incurável como o câncer, este parece ser o caminho que estamos tomando.

  122. Lamentável… Vive preso, fora do seu habitat para ser exibido como um Objeto exótico, sofre um assassinato bárbaro por conta de pais irresponsáveis que não dão conta do filho…
    Não podiam ter apenas te-lo sedado de forma q dormisse imediatamente?
    Depois não sabem por que motivo aparecem os loucos que descarregam armas nas pessoas… O mundo gira e tudo que fazemos volta como bumerangue!!!

  123. Diante do risco iminente de morte de uma criança, o abatimento foi o melhor caminho.. agora isso não significa que os pais (se agiram com negligência) não mereçam ser processados!

  124. Nada disso teria acontecido se os pais da criança estivessem cuidando dele.

  125. Mih Leme disse:

    Quanta hipocrisia, ele já estava morto vivendo enjaulado, sendo atração e divertimento!! AFF
    Lamentável a morte do animal,mas com certeza antes ele do que a criança!

  126. acho q a intenção do gorila não era matar a criança. mas sua agitação poderia mata-la sim. a forma como ele a arrasatou pela aggua se ele bate a acabela já era. . mas aco q não deveriam ter matado o gorila e sim tranquilizado. e par mim a responsabilidade é dos pais. bom nao sei se o zoo tinha as normas de segurança corretas mas mesmo assm os pais são reposnsavesi pela criança.. os responsáveis tem q ser punidos.

  127. Negligencia com certeza!
    Erros acontecem, infelizmente o pobre animal pagou por uma série de erros humanos…dos pais e do zoologico.
    Animais não deveriam estar presos e expostos, eles deveriam estar livres na natureza.
    🙁

  128. Ser humano é ignorante mesmo!!

  129. Por mais chocante que seja, o q me conforta nessa barbárie é que agora o gorila descansa em paz, não acredito que ele era feliz, vivendo fora do seu habitat e servindo de entretenimento para curiosos.

  130. Uma idéia de continuar a espécie eliminando a outra?
    Equilíbrio será ou desequilíbrio.

  131. Jorge Felixyz disse:

    Todos os animais presos já estão mortos.

  132. Gente pelo amor. Do jeito que ele arrastava o menino, certamente essa criança iria morrer. Arrumam ideia com tudo, só para ter o que falar. Affe

  133. Luipy Aguiar disse:

    Um zoológico que não tem arma com dardo tranquilizante

  134. cadê a punição aos pais dessa criança, e será que a única alternativa era matar o bixo!

  135. Gustavo Silva disse:

    Como q deixaram o moleque cair lá? Dá a impressão que o pai dele é o Peter Griffin.

  136. Lucas Weiss disse:

    Érico Hypolito Peguei a conversa atrasada, porém, a tua opinião aparentemente nunca mudará. Tu és leigo, portanto, só analisa o fato na emoção, se for analisar de forma técnica, como um tipo de “especialista”, vai ver que talvez a menina que defende o gorila não esteja tão errado. Se desvirtuaram completamente do que diz o post, como a própria página disse, não é essa a discussão a ser colocada. Mas como esta foi, então vamos lá. Emoção: Meu filho, independente de tudo, óbvio que eu quero ele vivo. Podia ser o último dodô, que eu preferia a extinção de um animal, do que a morte de um filho, ou familiar. Técnica: O gorila está ali para alimentar essa cultura doentia, que maltrata, mata, destrói os animais, a qual eu não me orgulho nem um pouco de fazer parte. Uma cultura que não se importa em tirar a vida de um animal que possivelmente o neto dessa criança, que foi salva, só vai saber o que foi um gorila, se tiver ilustrado em um livro, em um filme talvez. Portanto, analisando de longe, sem essa emoção toda, obviamente a morte desse gorila não pode ter sido em vão, e todos os envolvidos saírem impunes. Dever-se-ia, punir os pais, por deixar a criança sozinha, pois até no Brasil, nos zoológicos daqui, temos placas do tipo: “crianças abaixo de tantos anos, devem ser acompanhadas dos pais ou responsáveis”. O zoológico deve ser punido, não só pela jaula, mas sim por não ter pensado em tirar toda aquela gente que gritava ali na volta, e tentar alguma outra técnica, para afastar o animal do menino. Pois bem, por enquanto a sociedade só conseguiu punir um, e deixa eu contar uma coisa, ele era inocente! O nome dele era Harambe.

  137. Romulo Cesar disse:

    Bastava dar tiro de tranquilizantes..

  138. Richard Roehrs, testemunhas disseram q ele estava cuidando do garoto

  139. O famoso primatólogo Frans de Waal lamentou a morte de Harambe e cobra responsabilização dos culpados. Leiam abaixo.

    https://www.facebook.com/PapoDePrimata/photos/a.432498143511072.1073741827.370397739721113/1046171298810417/

  140. Atitude correta…foi a forma de preservar a vida do menino…pode se argumentar que o gorila não ia fazer nada…estava protegendo o garoto…mas enfim é um animal selvagem. Foi lamentável mas foi uma atitude prudente.

  141. Edson Eugenio disse:

    Eu seria a mesma coisa que vocês não era meu filho mesmo agora vamos pensar num estinto materno o animal ou seu filho eu quero meu filho que assistiu a matéria viu que o animal poderia ter matado a criança afogada e se fosse teu filho você arriscaria ele morrer afogado sim ou não so responde quem e pai ou mae

  142. Mari Ka disse:

    Como podem deixar uma criança cair numa altura daquela????acidente????qqer um q tenha filho ,tem cuidado em dobro!!!nem se arriscaria ficar próximo ao beiral….

  143. No meu ponto de vista, os responsáveis são os pais mesmo, pois eles deviam ter mais atenção para com o seu filho e não a tiveram, deixando que a criança passasse por uma barreira que chegava no espaço do Gorila. Os pais dessa criança foram super negligentes, não cuidaram do seu filho. E por essa irresponsabilidade, o Gorila foi abatido, qdo na verdade ele deveria ser cedado. Os assassinos e os pais dessa criança tem que ser responsabilizados e penalizados por esse CRIME.

  144. Núbia Cabral disse:

    Gente. De onde vcs estão tirando esse protegendo?

  145. Núbia Cabral disse:

    Procurem o video todo, pra depois vcs analisem esse protegendo aí porque né, o fato é que o tranquilizante deveria ter sido aplicado imediatamente, a pergunta que fica é? Porque esperaram tanto?

  146. Carlos Borges disse:

    Papo de Primata, não seria o momento para começar a discussão sobre o fim de todos os zôos do mundo. Não vejo sentido em tolher a liberdade de animais para deleite humano.

  147. David Rondini disse:

    Que palhaçada essa discussão….o errado é o gorila estar lá….

  148. Ta morto infelizmente nada o trás de volta!!
    Só tenho um comentário a fazer!!!
    Humanos cruéis :'(

  149. Homen o diferencia entre os demais de racional e irracional, TODA VIDA É PRECIOSA e o lado frágil que paga o PATO!. O animal tbm senti amor, ódio, paz e felicidade muitos aninmais defendem a próprio família muitas mais do que os considerados “RACIONAIS”, enquanto muitos dizem, ATITUDE CERTA, ATITUDE CORRETA, poderiam se manifesta por aquele que foi retirado do HABITAT e que proximo de 1SERHUMANO é frágil. Quem sab 1 dia o homem respeite o espaço de todos para que situações como essa não repita.

  150. Beto Moura disse:

    Beto Moura Ianayara Ferraz Leal

  151. Poly Ferreira disse:

    Lugar de animais saao nas florestas no seu abitat natural, nau presos em “gaiolas” , pra diversão de idiotas que ainda se acha no direito de mata- los por ironicamente ser so um animal .

  152. Luciano Rolim disse:

    Quem é o animal irracional….

  153. mas vcs viram uma parte do video o gorila arrastando o menino pela perna e as vezes o empurrando??

  154. Bruno Bacl disse:

    A galera já tinha tirado o cara do habitate natural dele pra colocar em uma vitrine pra outra especie ficar adimirando ele, A vida do cara já tava ruim até ai né?, ai entra um pirralha na casa do dele e ele simplesmente foi lá conhecer o pirralha né, coitado não sabia ele que ia morrer =/

  155. Profundamente lamentável… Matarem o animal desta forma. Imagino que um zôo está, ou deveria estar preparado para tais situações, não achei convincente a explicação, fizeram o mais fácil, matar o animal “irracional”. Li comentários: ” E se fosse seu filho?” “E se o gorila matasse o menino?”, seria um fatalidade. Total irresponsabilidade do pais ou cuidadores.

  156. Tem que proibir o uso de animais, em qualquer lugar, o certo seria deixar o bicho no habitat natural deles.

  157. E se o Gorila atacasse o menino e ninguém reagisse a culpa tbm iria ser da direção do zoológico?
    Um caso a se pensar!
    Qual seria o discurso?

  158. Gilvan Gonçalves , ta aí a explicação.

  159. Os imbecis podiam usar tranquilizante e caso vissem que ia dá problema aí sim justificaria matar o gorila.

  160. Cade os pais da criança? No planeta dos macacos um deles também seria “abatido”?

  161. Como constroem um cativeiro , jaula , ou sei lá o que . Onde possa cair ou entrar um criança ? Que irresponsabilidade …

  162. Tais Luciane disse:

    Acho que vc está muito enganada quando fala que “as pessoas não estão nem ai pelos animais” VOCÊ pode não estar nem ai, e porque está te incomodando tanto as pessoas que se preocupam e respeitam querendo culpar os pais pela negligência ?
    Os Zoos não deveriam existir, mas existem e eles estavam com este Gorila especie em extinção junto com duas fêmeas para reprodução..
    Os animais são ‘COISAS’ pra vc, tenho CERTEZA que pra muita gente não!
    A bolsa ou sapato ou o que seja de couro é da consciência de quem compra!
    Sim animais são mortos diariamente, principalmente para a alimentação de muitos, mesmo hoje em dia, o processo de abate permanece primitivo e violento. Porque muitas pessoas financiam isso! Mais de 60 bilhões de animais são mortos a cada ano em matadouros no mundo.
    As sociedades em todo o planeta, ignoram, são omissas e também contribuem para esse sistema primitivo, vergonhoso.
    Onde está a civilização, ética, respeito, compaixão, espiritualização e evolução dessas criaturas ditas humanas desse planeta???
    A maioria das pessoas preferem essa alimentação sem dignidade e tanto destrutiva que é um verdadeiro retrocesso, não abrem mão de seus hábitos primitivos, não querem respeitarem, vidas e o planeta.
    Povo sem consciência dos verdadeiros valores, sem espiritualidade e evolução.
    NINGUÉM, por favor não generalize!
    Tem muitos veganos e ativistas por ai.
    Só tem uma coisa que ninguém pode fazer por vc: A SUA parte.
    Eu faço a minha.
    Você faz a sua?
    Muita coisa acontece porque as pessoas financiam, se não tivesse publico vc acha que existiria esses zoos ridículos que os animais ficam dopados??????????????????

  163. João Vitor disse:

    Já retiram um animal de seu habitat natural

  164. Leonardo Hack disse:

    Salvo engano, não vi nenhuma “cobrança de responsabilização dos culpados”. Muito pelo contrário, o próprio especialista admite que foi uma situação difícil é que ele mesmo não saberia o que faria.

  165. A culpa “maior” pode ser dos pais, mas o zoológico, enquanto instituição que se presta a manter animais selvagens enclausurados e disponíveis para a visitação PRECISA SER À PROVA DE IDIOTAS. Me desculpe, mas isso é básico.

    Vamos discutir por muito tempo quem é o culpado por tudo o que aconteceu, e nunca se chegará a um pleno consenso. A única certeza é de quem é inocente nesta história toda: Harambe.

  166. Larissa Baldo disse:

    Se cada um tivesse no lugar que deveria estar nada disso tinha acontecido lugar de criança e ao lado dos pais protegido e do gorila no seu hábitat natural não tendo sua imagem vendida eu sou contra animais em jaulas !

  167. Rose Vieira disse:

    To impressionada com os comentários. .muitos muito parecidos com os sobre a adolescente estuprada por 30…só qm muito mais cruéis, nesse caso, por se tratar de uma criança pequena q nem tinha noção do q tava acontecendo. ..”li gente dizendo q a criança entrou na jaula pq quis e q, se morresse, paciência, não podiam matar o gorila.”

  168. Pamella Viana disse:

    William Alves olha aí o que te falei, que parecia q ele tava era protegendo a criança!

  169. Camila Buch disse:

    Além do animal ter de viver neste ambiente contra a vontade dele, após a negligência dos pais e do zoológico ele ainda é sacrificado sem nem mesmo ter feito nada. Fico pensando em como o mundo seria um lugar melhor se fizessem isso com as pessoas que realmente machucam/matam. 🙂

  170. Rafael Gomes disse:

    A culpa é da humanidade e sua ganância por território, zoológicos não eram pra existirem, mas o animal mais “evoluído” ainda não aprendeu a respeitar o espaço e necessidades dos outros seres vivos!

  171. Saulo Ribeiro disse:

    O animal mais perigoso do mundo é o Ser Humano e PONTO.

  172. Udhava Santos disse:

    Oh, de fato. Essa ideia que a vida humana está acima de todas as outras espécies perdurará por muito tempo. Abater um animal por culpa de outros? Justo pakas. Tiram o animal do seu lugar de origem (o gorila em questão pode ter nascido já no zoológico,não sei informar, mas todos sabemos que ali não é seu habitat natural) pra ser usado dessa forma e ainda o matam devido a irresponsabilidade dos outros, tanto dos pais quanto dos responsáveis pelo zoológico. Antes tentassem o uso do tranquilizante e vissem no que ia dar. Que culpa teve o pobre animal pela irresponsabilidade dos pais dessa criança? Agora tem que meter um processo neles, só pra lembrarem-se de ser mais cuidadosos com sua cria e também evitar que outros pais deixem cair seus catarrentos em outras jaulas onde habitam os animais

  173. Eles nao ouviram falar em tranquilizantes…podiam te atirado nele com tranquilizantes, ele dormia e tiravam o menino.

  174. Primeiramente errado tá quem “enjaulou” o gorila. O lugar dele é em seu habitat natural. Aí um pai ou uma mãe irresponsável deixa a criança cair lá dentro e quem “se fode” é o gorila?
    Temos que rever os conceitos! PQ pelo que vi o gorila estava é protegendo a criança. Se ele quisesse matar já teria trucidado o pequeno! Não daria nem tempo de tirar essas fotos aí.

  175. Regina Pessoa disse:

    Como é que largam uma criança sozinha em um zoológico?
    E agora é muito fácil culpar o gorila.

  176. Sany Melo disse:

    Tais Luciane, só desabafei sobre o assunto, é um tema que me causa muita revolta. A generalização que fiz é porque a maioria das pessoas não se preocupam com as atuais emergências que nosso planeta passa, eu presencio isso diariamente, consumismo desenfreado, pessoas preguiçosas que não tem coragem de carregar um misero copo retrátil que ajuda a poupar o uso de copos descartáveis. Nesse simples ato percebo o quanto sou diferente e penso e amo a casa em que vivo. Tento evolutivamente ser uma pessoa melhor. Amo a Natureza e sei que ela é fundamental para minha existência. Quantas pessoas você conhece que admite isso? E ressalto que vc fez uma má interpretação do meu texto. Diferente das mais de 60 pessoas que curtiram e entenderam meu recado de fato.

  177. Juliana Rios disse:

    Animal. Não é entretenimento Pará as pessoas chega de zoológicos chega!

  178. Brites Delane disse:

    Dia desse dois leões foram mortos pq um cara queria se suicidar sendo comido vivo. Agora uma criança cai no fosso do gorila. Que segurança bosta estes zoológicos têm, hein??

  179. Fim dos zoológicos no mundo.
    Chega de animais presos para diversão de nós humanos

  180. Só não entendo como o modelo econômico tem a ver com o modo de que enxergamos os animais

  181. Antes o garoto que que o gorila. Sem mimimi. Humanos fodem a natureza, destroem tudo que tocam, gorilas não. Além disso, se o gorila quisesse matar o garoto, teria feito assim que ele caiu na jaula. Nada justifica a morte do gorila e se o garoto tivesse morrido onde estavam os pais que deixam o garoto escalar a grade de segurança e ninguém, absolutamente ninguém vê.

  182. Bruna Pellenz disse:

    Daniel Subtil Soares o ser humano é um lixo mesmo. Tudo que eu sempre disse.

  183. O ser humano é ser irracional mesmo e nunca admite p erro

  184. Só uma pergunta!!!
    Ali era o lugar do gorila???
    Deus criou os animais e seus habitares,ai vem o ser humano ignorante e cria o zoológico em busca de ganha dinheiro..
    #lugardegorilaenamata

  185. Se o gorila quisessr matar a criança tinha feito na hora em que ela caiu….ele a “arrastou ” pq é um gorila macho …e assim que ele faz….se fosse uma fêmea quase certo que colocaria no colo. Tanto que não havia tanto perigo assim, que a criança não sofreu nada além de pequenos arranhões . O certo seria um tratador e um veterinário entrarem e distrair o gorila com comida ….assim pegariam o menino e tudo acabaria bem.

  186. Cleber Janas disse:

    A falta de segurança do Zoo foi responsável mais uma vez por essa tragédia…uma crianca conseguir cair ,entrar, acessar ou seja lá qual nome dermos ao fato, uma jaula de um Gorila, é pura falta de Competência do Zoo.

  187. Rafael Alves disse:

    Sempre animal tem culpa

  188. Rafael Alves disse:

    Pai nao olha o filho presta mais atenção

  189. Ricardo Lima disse:

    Um tranquilizante não resolvia???? Somos piores que os animais…. aliás quem é o animal da história!?

  190. Rafael Alves disse:

    Quem paga pato é animal

  191. O pior animal que já caminhou sobre a face da terra é o ser humano.

  192. Sou e sempre serei contra à prisão de qualquer animal. Tudo mundo sabe o lugar de cada um né?

  193. Pra qm n consegue distinguir o comportamento agressivo de um Gorila pra isso aí, assistam Gorila Silverback breaks glass no youtube.

  194. Karen Matsen disse:

    Não merecia a morte, não mesmo, ele estava no “lugar” dele

  195. Denise Lira disse:

    O único inocente dessa história foi o único punido: o gorila. Que não deveria estar preso. Que não deveria ter tido sua prisão invadida. Que não deveria ter sido morto.

  196. Tordos nós, por tirar seu habitat , basta ver como estão as maternidades todos os dias . Hipocrisia é achar que a culpa é do outro .

  197. Se o gorila estivesse na selva que o luga del isso nunca teria acontecido

  198. Quem não sabe se comportar em certos lugares e principalmente não tem responsabilidade; acho que deve conhecer certos lugares e animais em REVISTAS. Ali era habitat do macaco; se não estamos enganados! !!!!!

  199. Não entendo pq nenhum tratador entrou pra retirar ou o garoto ou o gorila…

  200. Luiz Fernando disse:

    Engraçado que em todas as paginas de defesa dos animais não há o vídeo que mostra o gorila arrastando a criança. Vai ver é medo de que as pessoas mudem de opinião quando virem que a criança corria risco. Agem da forma que melhor lhes convém né? Lamentável essa inversão dos valores onde animais são para alguns (graças a Deus uma minoria) mais importantes que vidas humanas.

  201. Por isso que não gosto de zoológico

  202. A única ala que visito e a das cobras. Não quero levar meu filho nunca num lugar assim

  203. E ensisto , precisa zoológicos para manter espécies , estudos , conhecimentos , etc… legal um dia de passeio entre florestas e animais , mas o que devemos é cuidar da vida de todos , sejam humanos ou animais , então endago gurila , Leão , elefante e tantos outros comparado a uma galinha , ramister , passarinhos pequenos , coelhos etc… , os estabelecimentos tem de ser feitos perfeitos para a segurança deles , bem estar e visitantes ou o menino venho debaixo da água ou caiu reto do céu indiferenre de quem o cuidava , ex. Um bandito invadindo minha casa colocando todos em risco , se possível eu mato ou prendo , inocentes não , eu abro minha casa para recebelos ! Porém animais nem sempre entendem então os zoologicos devem se atentar mais em ambos lados , 90% dos acidentes não foram os bichos que escaparam pra atacar . E sim acidentes com pessoas ou imaturos ao ponto absurdo , mas que não justifica a morte de parte nem uma se tudo lá for seguro como endaguei anteriormente , boa noite !

  204. Cleusa Iensen disse:

    O pai deve prestar atenção e não o animais que e o mau meu deus ele que leva o pato

  205. Tudo bem, triste ter matado o gorilaz, mas quem aí come carne de boi?

  206. Edmilson Santos Cruz, viu esta noticia? 😮

  207. infelizmente o homem mata por qualquer coisa, esta virando a anos um ser IRRACIONAL Mariane Dornellas

  208. E a raça humana mostrando para o que veio, mostrando sua falta de sensiblidade e competência. Sendo a raça mais inteligente porém, a mais ignorante.
    #NaoPrecisavaDisso

  209. Fani Tdt disse:

    Vamos enjaular os humanos, únicos animais que matam por gosto.

  210. O mínimo e que os pais e a equipe do zoo seja responsabilizada por essa barbárie ja nao basta manter o animal a vida toda em cativeiro um animal com risco de extinção abatem o mesmo com essa brutalidade muita falta de preparo e responsabilidade essa explicação ai e sinceramente tosca

  211. Meus olhos sangram :'( deu para ver o desespero dele com a gritaria tentando esconder a criança para protege-la , que pecado 🙁

  212. Fani Tdt disse:

    Esthevan Oliveira hahaha exatamente o que pensei!

  213. Thales Ramon disse:

    Isso não teria acontecido se ao invés de capturar o primata e coloca-lo em cativeiro, tivessem se preocupado em deixar ele em mata livre e cuidar da mata.

  214. Bianca Telles disse:

    Cadê os pais dessa criança nesse momento? Onde estava sua atenção? Acredito eu que o gorila poderia estar tentando proteger devido tantos gritos, tanto pânico, acho que matá-lo não seria a melhor opção, e se por causa de descuido dos responsáveis, uma morte foi causada, pra mim o mínimo que essa pessoa deve receber processo por irresponsabilidade até que seje declarada a perda da guarda dessa criança.

  215. Os pais tinham ter mais cuidado. Porque é animal tem perdurarem e saírem matando o povo

  216. André Campos disse:

    Esthevan Oliveira basta raciocinar um pouco!
    O capitalismo estimula o consumismo, que por sua vez aumenta a produção. A preocupação do comércio não é ter uma produção controlada e consciente de acordo com a demanda. O comércio aumenta produção e estimula o consumo. Você acha que todo alimento produzido é utilizado? Que toda carne das prateleira de supermercado são consumidas? Não!
    O sistema capitalista impulsiona a destruição do meio ambiente. O que ocasiona os males discutidos incansavelmente pelas sociedades protetoras, ONGS, etc.
    Só não está pior, por existirem pessoas que se dedicam na luta para diminuição dos estragos causado pelo homem e sua ambição.
    * Peço que entendam esse texto, como explicação a sua dúvida.

  217. Eric tenho uma filha mas sempre junto de mim, deveriam ter mais vigilância no zôo e os pais mais cuidado

  218. Luiz Fernando disse:

    Sou contra ter zoológico, por causa de pais irresponsáveis o gorila paga com a morte, os animais tem que viver em abitati natural. Minha opinião!!

  219. Igual ao humano, o gorila também tem uma vida para viver…

  220. Eu penso que a culpa é de quem frequenta esses lugares;
    Eu penso que a culpa é dos pais por não ter olhado a criança;
    Eu penso que a culpa é nossa que não fazemos mto qdo destroem o habitat deles;
    Eu penso mta coisa a respeito e cada vez me entristeço mais.

  221. Gente se n mata o gorila e a criança morre o povo iria falar a mesma coisa , que o povo n agiu e td mais . Agora o principal é saber pq uma grade de segurança de um zoológico passa uma criança ? Poderia td ter cido evitado se os adultos responsáveis pela criança e pelo zoológico tivessem preocupado cm a segurança . E n em escolher quem iria morre a criança ou o animal , pois ambos são inocentes nessa história

  222. Se não atirassem e o menino morresse chamariam os funcionários de omissos….

  223. Thay Avellan disse:

    Você vê que há algo errado quando o ser humano após ter retirado o animal de seu habitat, ainda considera a morte dele “dos males o menor” porque vida de homo sapiens supostamente vale mais que dos outros seres.

  224. Dan Oliveira disse:

    Zoológicos são todos uns lixos. Sou à favor do resgate de animais feridos, sim. Mas sou muito mais à favor da reintegração do mesmo em seu habitat natural. Colocar um animal em uma “jaula” pelo simples motivo da diversão humana é uma das coisas mais ridículas que eu já vi.

  225. Infelizmente nao tenho nenhuma forma de amor com um primata…um jacaré…um rinoceronte e um leão.. .ou outro animal sequer…o mundo
    precisa de honestidade trabalho e alimentos…em um futuro breve nao teremos espaço pra esses animais….ja que somos os animais imperfeitos.. .

  226. Miriane Moura disse:

    cambada de monstros pra que tira a vida daquele gorila que do tava protegendo aquele menino, sinceramente fiquei muito triste. so Deus pra consolar agente nesses momentos de revolta.

  227. Homem primata capitalismo selvagem. Kkkkk sou a favor da vida racional.

  228. Carlos Dias disse:

    Difícil! !!! Uma fatalidade! !!

  229. É uma pena que karchak, já vivendo em uma jaula, depois se ser invavido, mesmo que por um humano inocente, tenha que ser sacrificado por promover perigo a quem de fato lhe prendeu… Quase um filme de desenho animado esse caso. Só que com um fim muito triste e dessa vez verdadeiro. 🙁

  230. uma criança não faz falta, já 1 gorila,,,

  231. Não, foram todos negligentes tinham que dar tranquilizantes ao animal mesmo que se agitassem os próprios tinham que entra lá e tirar o menino com o gorila calmo!

  232. Esse povo é cheio de mimimi
    Se fosse a criança qe morrece o povo tava publicando luto
    O povo modinha

  233. Jorge Eduardo disse:

    Nem existe as desculpa de predação porque gorilas são herbívoros. Muito tosco esse assassinato!

  234. Jacque Soares disse:

    Que absurdo… até quando os animais indefesos vão pagar por humanos idiotas

  235. Se faz 4 anos que ele vive nesse lugar com toda certeza em es sabiam de toda reação do gorila
    Agora ele teve extinto de proteção poderiam ter pensando um pouquinho mais ao invés que mata lo é o ser humano é terrível só pensa em matar mesmo

  236. #justiçaForHarambe

    Desgraça de humanidade! Fator “homem” é devastador… Queremos justiça sim!!!!

  237. Um animal em extinção deveria estar em a reserva não confinado e exibido…

  238. Marcos Lima disse:

    Essas coisas me fazem desacreditar completamente no ser humano. … como pode um ser dito racional agir de forma tão cruel…

  239. Eliene Silva disse:

    eu não li a matéria mas que tristeza pela gorila!:O Onde estavam os responsáveis pela criança para ela ir parar neste lugar? Meu Deus, uma vida sacrificada por causa de inconsequentes.

  240. Independente de quem seja o erro, a criança já estava ali. E caso o Harambe fosse fazer algo com o menino, já teria feito no ato de sua queda na fossa!
    Se nos lembrarmos bem, viemos da onde? Primatas? Ok, claro que em uma situação dessa todos ficam em pânico, mas mexemos no habitat dos animais, fazemos eles serem visto como um bem lucrativo!! Como graduando em medicina veterinária, acho injusto isso!!!

  241. Os humanos invadiram seu habitat natural e o levaram para um zoológico, depois um humano invadiu seu espaço no zoológico e o animal não feriu o humano, depois o animal foi sacrificado? ??? Que inteligência é essa?

  242. Rafael Bispo disse:

    Matava os 4 pai, mãe, Gorila e gestor do Zoo.
    Os pais FDP por não preservarem a integridade do guri.
    Gorila, pq sempre vai se foder nessa situação, não tem jeito.
    Gestor por possibilitar essa aventura dos pais.

  243. Imprudencia poderia ter usado tranquilizante ao inves de arma de fogo

  244. Não, foram todos negligentes tinham que dar tranquilizantes ao animal mesmo que se agitassem os próprios tinham que entra lá e tirar o menino com o gorila calmo!

  245. E pq nao sedaram o bicho???

  246. Alguem ainda lembra do moleque q perdeu o braço pro tigre?

  247. Humanos boçais!
    Não tinha ninguém para afastar os verdadeiros animais que estavam gritando?
    Não perceberam que os gritos estava assustando o Harambe?
    Exterminar a vida do gorila que estava desorientado com um bando de boçais gritando!

  248. Por favor né, ninguém merece morrer nem bichos menos ainda seres humanos e acidentes acontecem, quem diz que tem filhos e continua achando que a morte do gorila foi um erro, há meus queridos vocês não são pais mesmo. Me dizer que se eu estiver passeando com meu filho de 4 anos e ele cair numa jaula mesmo que seja por negligência minha, quem merecia morrer é a criança. O mundo de hoje tá assim, se tiver um cachorro sarnento na rua todo mundo pega da banho comida e não tem nem nojo, mas agora, se for uma criança suja, nem olham porque pode ta pedindo esmolas ou ficam com nojo. Em primeiro lugar, que cerca é essa que uma criança de 4 anos cai assim. Em segundo o zôo era o primeiro interessado em manter o animal vivo, se eles acharam melhor sacrificar, como eles disseram o tranquilizante podia demorar pra fazer efeito é poderia ser tarde de mais. O dia que os que não são pais se tornarem e os que já são passarem por algo talvez não parecido com esse tipo de animal, tenho certeza que vão optar pela morte de qualquer bicho do que a do seu filho.

  249. Filipi Amorim disse:

    O Gorila não está protegendo a criança gente, meu Deus, é triste sim um animal exuberante assim ser morto, mas um Gorila de 180 quilos, um animal selvagem e não domesticado, com uma criança, por favor, todos sabem o que teria acontecido caso o Zoológico não agisse, e não venham dizer que deveria ter sido usado sedativos, pois todos sabem que sedativo não faz efeito de imediato e deixa o animal nervoso, colocando ainda mais em risco a vida da criança. Querer encontrar encontrar quem culpar pelo abatimento do animal até entendo, mas dizer que o animal não levava risco para a criança , que estava protegendo, me poupe né. Primeiro lugar vem a vida humana, se a criança estivesse morrido o animal iria morrer também, pois certamente seria sacrificado. E se coloquem no lugar dos país também, levou a criança para se divertir, e só quem tem filho sabe que em um piscar de olhos a criança some, foi uma desatenção deles, e um acidente, e outra, uma criança nesse idade sozinha conseguir cair na jaula de um gorila, faltou segurança entre o local visitantes e o ambiente onde fica o animal, graças a Deus não foi na jaula de um leão ou tigres.

    • Nossa super concordo, fiquei chocada com alguns comentários aposto que eles não tem filhos pra falar essas coisas.
      Fiquei muito triste, mais antes o gurila do que o menino.
      Minha opinião sou mãe de dois meninos pequenos assim e sei como é, qualquer descuido eles podem sumir.

  250. Ygor Machado disse:

    Mas dá pra perceber no vídeo que em nenhum momento o gorila estava atacando a criança.
    Era instinto, como se a criança fosse um filhote dele!
    Ele estava assutado com a gritaria do povo e tentando proteger o menino disso tbm!
    E outra, se fosse pra matar o menino, o gorila tinha feito na hora… Gorila em posição de ataque é muito diferente daquilo, e os cuidadores, responsáveis pelo zoo, deveriam saber disso.
    Não é atoa que o menino mem se machucou, até nisso o gorila foi “sútil”!

  251. Adolfo Luiz disse:

    Uma coisa eu falo sobre este caso,se o animal tivesse a intenção de matar a criança teria feito isto de imediato. Na minha opinião ele ficou curioso e só queria ficar junto a criança,todos sabem que um aninal deste mata um humano na hora. Foi uma covardia sim matar o animal. Lugar deste ser incrível é na natureza. O ser humano é cruel com tua imagem tua fauna e com teu habitat. O que dizer disto! Negligência de tudo e todos…

  252. Não da mais gosto de viver numa sociedade que usa a morte pra evitar morte. E se a criança tivesse morta seria a mesma merda, culpa dos pais que foram irresponsáveis, agora chega de mudar o rumo, quem morreu foi o primata e não a criança.

  253. Rosa Silva disse:

    Exato Henrique Alves….fato.

  254. protegendo kkkk, arrastando o menino de um lado pro outro, gente hipócrita do caralho, uma coisa é matar um animal por prazer e outra é matar pra salvar uma vida, é uma inversão de valores do crh, nego só sabe o que é bom quando acontece com si próprio .

  255. Se os pais estivessem tomando conta do filho isso não teria acontecido.. Tem que responsabilizar os pais..ate pq o gorila esta no lugar dele quieto

  256. A verdade é uma só, quem acha que tudo bem um animal ser abatido por irresponsabilidades dos pais da criança, são iguais a esses pais.

  257. Nao achei errado era apenas um bb que estava na mao do gorila e quanto tempo maos vcs acham que aquela criança ia aguentar ser arrastada dentro da agua me poupem fizeram a melhor escolha …..

  258. Mesma historia daquele moleque cretino q enfiou o braço na jaula do tigre. A gente vive num mundo onde ninguém respeita mais lei nenhuma, espaço nenhum. Ta escrito la pra nao entrar na porra da jaula e o moleque faz oq? Entra! Se ele nao é responsável, os pais sao, mas como em todos os outros casos, pra que respeitar as regras?

  259. André Campos perfeita sua explicação. Desenvolvimento sustentável ainda não é regra por que ainda não estimulam com medo de diminuir o crescimento econômico.

  260. Parabéns ao atirador, herói nacional.Merece receber uma medalha entregue pelo presidente.

  261. Pra mim eles fizeram certo em abater esse gorila, não precisaria se os pais da criança não fossem tão desligados com o filho, mas neste caso a criança estava correndo perigo sim, e na minha opinião fizeram certo. Melhor isso que a espera né.

  262. Julia Rosa disse:

    Lê a matéria De Debora Bacarin

  263. Mataram um animal qse em extinção para “salvar” outro que tem 7 bilhões no mundo e o número não para de subir. Um animal q destroi td e todos no planeta. Que do desse gorila…

  264. lógico que foi esta disgraçada desta mãe maldita que vai queimar no infermo;o gurila tava quieto no lugar dele ,o que que essa disgraçada desta mãe foi intrumeter la com esse filho dela,se esta maldita ñ serve pra ser mãe muito mesno pra ir levar o filho no zoológico,ta mais facil ela comer a cria dela do que o gurila,ela nunca mais vai ter paz na vida por saber que matou um animal por falta de responsabilidade dela,justiça do paiz dela por favor toma esse filho dela,ela ñ tem condições de cuidar do filho.essa maldita vai pagar,prefiro animais do que gente.

  265. sinto muito,entre o gurila e o menino eu salvaria o gurila,ele estava quieto no lugar dela,ele ñ chamou ninguem pra ir la encher saco dele,deveria tomar esse filho desta mulher inrreponsavel,ela ñ presta pras err mãe

  266. Amanda Paiva disse:

    O primeiro a errar é o zoológico que construiu uma barreira tão fácil de se ultrapassar. Depois os pais desatentos. Simples assim. Imagino o desespero de todos por conta da criança, e é óbvio que a vida dela é mais valiosa do que a do animal. Porém o pobre gorila, não tem nenhuma culpa diante de tudo isso, ele foi tirado de seu hábitat natural, está servindo de diversão para os outros, e é irracional, foi sem dúvida morto injustamente.

  267. Somente um especialista em gorilas poderia opinar sobre este fato.

  268. uma vida foi priorizada e ponto final, entre um animal e um ser humano, eu ainda fico com os da minha espécie.

  269. Patrick Holtz disse:

    3 culpados me parecem. Os pais por nao cuidarem direito do filho pequeno e o zoologico por ter uma cerca que permite que uma criança pequena seja capaz de acessar o interior da jaula. Quanto ao animal devemos ver mais fatos sobre o caso, pois uma foto que parece uma coisa não nos tras a verdade. Qual era o comportamento habitual do animal? docil? o que deu sinal para que fosse executado? Se fosse violento por que não atacou assim que a criança esteve em seu alcançe? ele esta deboas no começo e depois ficou nervoso?

    E pensando friamente abater o animal é financeramente desvantajoso para o zoo e não seria feito senão como ultima opção, o que me tende a pensar que havia de fato perigo real. Mas é claro que a emoção da situação pode ter levado a isso.

    Quanto a existencia de zoos eu acho zoado, ver animais na natureza é muito mais interessante que em cativeiros, pode ser mais claro, mas provem uma experiencia interessante para as pessoas e para os animais.

  270. Belle Lopes disse:

    Complicado, quem tem filho sabe como criança na idade dessa literalmente cega a pessoa, só que muita coisa deve ser verificada, afinal eu nunca estive lá!

  271. Que dó meu deus pais relapsos

  272. Alan Lima disse:

    Triste essa constatação que abateram o animal que estava em seu espaço que foi invadido por uma criança !!

  273. A criança ta bem galera! Serio mesmo q vcs acham q as pessoas envolvidas não pensaram em uma forma d salvar a criança sem matar o animal?! É sério?! Um dardo tranquilizante poderia despertar a fúria no animal e algo pior acontecer…agora fica puto pq mataram um gorila e chutar o cachorro da rua tb não adianta hein?! Ninguém fala q a criança está bem! Só pra levantar a velha bandeira do falso-moralismo!

    • Natalia Lopes disse:

      Pois é! Acho q queriam ver banho.sangue, se o menino morresse ae estariam aqui falando q deveria ter matado o gorila antes. O negócio é q o povo quer falar, falam, falam e não tem nada a dizer

  274. Lucas Eduardo disse:

    O verdadeiro culpado dessa história é quem teve a capacidade de tirar os animais de seu habitat natural e os aprisionarem em jaulas para servirem como uma forma de entretenimento. Parem para pensar um pouco; se aquele pobre gorila não estivesse preso ali nada disso teria acontecido. Aliás, se zoológicos não existissem, muitos outros casos como este poderiam ser evitados.. Tá aí mais um assunto para ser seriamente discutido.

  275. Marta Macêdo disse:

    Foi com grande aperto no coração que assisti a este vídeo. Claramente, o gorila não estava oferecendo risco à criança. Ele parecia sim muito curioso em relação àquele filhote (de uma espécie diferente) que estava a sua frente e que também estava assustado tanto quanto o gorila com tanta gritaria, que é justificável, visto que ninguém está preparado pra uma situação dessas e o desespero toma conta. Dá pra ouvir que a mãe a todo tempo fala com a criança dizendo que ela está lá, que a ama e que está tudo bem, então ela sabia que o gorila tb não oferecia grande risco ao seu filho. Pelo tempo que a criança ficou lá, o zoológico, se estivesse bem preparado poderia sim armar uma distração pro gorila pra que ele se desligasse da criança como a Carol falou ali nos comentários. Pedir calma as pessoas ao redor, o cuidador distrairia o gorila, deixando-o tranquilo e consequentemente a criança tb ficaria menos assustada. O objetivo desse gorila era proteger a criança de todo aquele alvoroço. Claro que ver a criança ser arrastada é desesperador, mas a calma era crucial (mesmo sabendo que pedir isso é muito pra quem está vendo toda a situação). Enfim, o abate do gorila poderia ter sido evitado sim. Não teve culpa de nada, lógico. Foi muito injusto. A criança também não, e quem fala isso é sem noção, por favor né gente? Os pais sim, deveriam ser responsabilizados, visto que era obrigação deles cuidar do filho e o zoológico por mostrar que não há segurança suficiente no local e acima de tudo, despreparo para lidar com situações como essa. E também por existir.

  276. isso é um caso muito complicado, não foi assim “ah ele protegeu o menino e morreu”, isso é noticia manipulada, eu vi o video e no video ele arrasta o moleque pela perna na agua, de forma violenta – e mais de uma vez, talvez seja da natureza dele fazer isso com filhotes dele, mas o ser humano não é tão resistente quanto gorila, o garoto poderia morrer batendo a cabeça ou até afogado, obvio que o zoologico não queria matar o gorila, afinal, é um prejuizo financeiro muito grande principalmente por ser de espécie rara, porém entre uma vida humana e uma animal, prevalece a humana, não usaram tranquilizantes porque o animal estava de fato com a criança e o efeito não é imediato, logo ele poderia se irritar e matar a criança, seria como dar tiro de borracha em quem está apontando uma arma na cabeça de um refém. Dá pena do gorila por ele não ter culpa de nada disso, mas o zoológico teve que pensar rápido e não teve tanta escolha, o maior erro foi não ter feito uma jaula tão segura.

  277. Gente, mas e a criança está bem ?

  278. Se caso não matasse o gorila , a criança poderia morrer. E se fosse o contrário ? Imagina q desespero dessa mãe? Eu não a culpo , nem sempre temos controles de tudo.Uma Crianca saudavel nessa idade são Bem ninjas, e no piscar de olhos, isso pode acontecer com qualquer um.Eu não gosto de julgar. Eu Lamento a morte do gorila, mas e a criança , será que ela está bem ? Eu não creio que ele estava protegendo a criança arrastando ela violentamente daquele jeito . Não sabemos a reação dos animais. Ao menos salvaram a criança.

  279. Poque não deram uma injeção de tranquilizante !!!!

  280. Não entendi porque não dispararam sedativo, ao invés de matar o pobre gorila.

  281. O zoologico , 1° por existir zoologico e 2° nao ter grade de proteçao.
    Os pais provavelmente estavam vendo o animal , nao sei como foi a criança deve ter se i clinado muito e caido .
    Mas se tivesse grade de proteçao.
    E outra um animal desses e nao ter grade ?
    E o gorila iria matar ele qualquer momento de tanto que arrastava o menino

  282. Eu jamais soltaria minha filha em um zoológico .
    Mas caso aconteça um acidente desse tipo .
    Bala no gorila !
    Antes um primata morto que uma criança !
    A seleção natural nos fez superio (y)

  283. Nando Kenji disse:

    Vendo o vídeo, na moral, se o Gorila quisesse matar a criança, tinha feito n primeiro contato.

    Mas n podemos tbm julgar o zoológico pela medida, pq eh uma situação imprevisível…mas acho q os pais tem q ser responsabilizados por isso…

  284. o pais de hoje nao..ligam pelos fillhos…eles deixa a vontade quer levar pra brincar cuide….nao deixe ..solto ..os bichos nao tdm culpa…. .culpa tem os pais

  285. Felipe Simoes disse:

    Não é possível que não exista um tranquilizante para dominar o animal… Na boa esse zoô pode fechar as portas!

  286. Lucas Freitas disse:

    Deveriam reservar munições, se o pobre animal levou tiros os responsáveis da criança e o atirador deveriam tomar a mesma quantidade de disparos!!!
    #JusticeForHarambe

  287. Lucas Freitas disse:

    Afinal de contas, era necessário acabar com a vida do animal? Somos uma raça capaz de ter tomado uma decisão melhor, o animal não deveria ter morrido!!

  288. Bruna Telles disse:

    Alvejasem ele com tranquilizantes porra! Totalmente desnecessário matar o animal. Me revoltou também o caso dos 2 leões que foram mortos porque um maluco deliberadamente pulou para dentro do cativeiro. Mataram os 2 Leões! Com tanta tecnologia que temos, será possível que ainda não tenhamos um sedativo mais que cavalar para adormecer quase que imediatamente esses animais de grande porte? Pra mim, preferir matar o animal é pura maldade.

  289. Delta Fox disse:

    Eu lamento profundamente pela morte do animal, hoje eu compreendo o quão horrível são os zoológicos, acho que os pais foram negligentes por deixar uma criança não pequena solta num ambiente público, mas eu não posso criticar com veemência a atitude do zôo, pq para salvar meu filho eu mataria até outro ser humano. Não esqueço de um caso que aconteceu há alguns anos em um circo, se eu não me engano em Recife, em que uma criança, que estava bem perto da jaula dos leões, e foi puxada por um deles é devorada por todos que estavam na jaula, e o pai (que foi negligente) tendo que ouvir os gritos de seu filho, sendo estraçalhado por leões. Talvez se houvesse alguem com uma arma no local e tivesse matado o leão, este pai estaria com seu filho vivo hoje.

  290. Felix Falcão disse:

    Ninguém melhor que a mãe natureza para arbitrar e mostrar ao homem a forma comportamental correta de ser e agir em seu meio. Que o homem use de sua racionalidade mais prudente e menos danosa possível ao que ele nunca criou.

  291. Os pais podem ter sido negligentes, mas acidentes acontecem. Seria certo esperar q acontecesse o pior com a criança? As mesmas pessoas q criticam o fato dp gorila ter sido abatido seriam as primeiras a dizer q nada foi feito. Lembrem-se: trata-se de um garoto de 4 anos, tão inocente qto o gorila. Foi o certo a se fazer. Se ainda acham q não, imaginem se fosse seu filho. Sua opinião mudaria?

  292. Precisavam matar? Não poderiam usar apenas tranquilizantes?

  293. A fatalidade aconteceu!
    A escolha foi feita!
    Alguém teve que fazer e não foi nenhum de vcs!
    Boa parte aqui nem filho tem… boa parte aqui vê um cachorro na rua mal tratado e com fome sequer olha pq está com pressa e tem compromisso…
    Acredito que quem fez essa escolha tomou pra si uma responsabilidade enorme pq foi um “herói” e “vilão” ao mesmo tempo!
    De uma forma bem informal ” pimenta no CÚ dos outros é refresco!”
    É muito moralismo e pouco consciência da realidade!

  294. Se assistir ao vídeo verá o gorila tentava proteger o menino da gritaria das pessoas ao seu redor.
    Se o gorila quisesse matar , mataria a criança na hora em que caiu no fosso o menino .

  295. Joca Santana disse:

    Devereia matar os pais da criança tbm ja que eles possibilitaram o acontecido

  296. João Bispo disse:

    O fato é que existe milhares de canalhas explorando os animais de todas às formas, e o pior é que muitas das vezes nós compactuamos com esse crime, bancando financeiramente esses abusos!

  297. Rodrigo Nereu disse:

    Jogar o adm do zoo la dentro os pais da crianca nao tem culpa foi um deslize ja era a crianca estava la dentro

  298. Adri Portella disse:

    O gorila só estava protegendo a criança. Eles são seres muito inteligentes, mais do q muito ser humano. São nossos descententes, e o espírito de proteção aos filhos faz parte deles. Teve um caso parecido a muitos anos atrás com um urso, mas o urso não foi abatido e protegeu a criança q foi resgatada sã e salva. Pobre gorila 🙁

  299. O zoológico inteiro já é uma idiotice por si só.

  300. Jerry Alencar disse:

    O fato é que não seja uma morte inútil.

  301. Errado não foi p gorila, e sim quem está mantendo um animal que deveria ser livre em cativeiro, fechado, isso é errado, é uma luta irresponsabilidade dos pais, é uma criança de 4 anos, deveria ser olhada com mais atenção, não tem justificativa, preferir matar um animal do que uma criança, o animal está ali preso, e não por que quer, ou por que ele fez algo ruim, mas para que vocês, seus filhos, suas famílias, possam
    Ir lá ver e achar que ele é um gorila bonitinho e está tudo bem com ele, mas não está, ele não está em seu habitati, ele não está com sua família, ele está preso e não pode fazer nada para mudar isso, errado são as pessoas que acha que matar o gorila para poupar uma criança e justificativa de alguma coisa, o gorila não pediu para estar ali, ele é mais um ser vivo como nos, não somos o dono do mundo, é muito menos podemos determinar quem vive ou quem morre, o que vive ou o que morre, errado vocês acharem que fizeram certo em matar o gorila!

  302. Márcio Silva disse:

    Assunto de a noite Luiza Lourenço kkkkk

  303. Sany Melo pensamento igual ao seu certíssimo suas palavras a culpa disso somos nós mesmo e quem paga São os coitados dos animais

  304. Vi um post anterior que acena para o que acho ser a raiz do problema. Poderia simplesmente curti-lo mas não concordo na íntegra. A respeito do gorila Harambe, só tenho a dizer que parece que “a vida imita a arte” ou esse filme/obra eu já vi e chama-se King Kong. Animais selvagens deveriam estar em seu habitat , nunca num cercado. Se existem caçadores e risco de extinção, que os recursos aplicados na construção destes circos de horrores sejam direcionados para a preservação. Na minha opinião a administração do Zoo, deve ser responsabilizada e condenada a prover condições de preservação a todo gorila encontrado na natureza em liberdade. Não são muitos.

  305. O primata deveria estar no lugar dele selvagem. A culpa é do ser humano q é irracional q se move pelo ego e poder. Até onde vai toda vaidade morreu um primata q privado da sua liberdade está agora livre da vida enjaulada. Enfim matamos e continuamente matamos aprisionamento e continuamos aprisionando os animais e a nós mesmos.

  306. Katia Mendes disse:

    Pais gorilas isso que são!!!

  307. Paula Graci disse:

    Acho q o gorila vai fazer msis falta no mundo q essa criança e os pais….

  308. A morte de Harambe, foi resultado de imprudência e descaso sim, é nítido que ele tentava proteger o menino daqueles que gritavam, isso só estressou o animal, a culpa foi dos pais sim e das pessoas ao redor que gritavam agitando o gorila ao invés de distrai-lo tentasse tirar o foco dele do menino, mas não tirar o animal do habitat dele o aprisionar e o matar é inadmissível os pais e o zoo devem ser processados.

  309. Katia Mendes disse:

    A quinta da boa vista está no rio d Janeiro , e tem zoo . Agora espero esses pais trazem seus filhos e esquecem dos filhos .

  310. Lamentável.. Pelas fotos imagino que o gorila estava pensando em proteger à criança. Acho que se ele fosse machuca-la, ja teria feito antes de ser morto. Mas realmente ninguém podia garantir que ele não iria se irritar com o tranquilizante e acabar ferindo à criança.. Realmente da muita dó do gorila, ele não merecia, afinal até então teve uma boa intenção. Mas era a vida de uma criança também inocente que estava em risco. A criança também não sabia se defender.. Entendo a preocupação de quem decidiu dar um tiro letal.

  311. Carlos Rocha disse:

    Quando vi a notícia achei bem estranho! Gorilas não tem histórico de agressividade, somente chimpanzés.

  312. Imprudencia e descazo nao deveriam matar harambe deveriam dar um tiro de sedativo de animal oque acontece e que as pessoas responsaveis pela decizao do tiro nao deveriao esta preparadas pra uma ocaziao dessa e o menino ficou famozo? Haranbe nao teve de imediato a intençao de matar a críança 10 minutos se paçarao e harambe foi de ralo

  313. Se o gorila tivesse em uma área fechada e tivesse redes de proteção ou muros altos talvez a criança não tivesse caído onde o gorila estava foi descuido dos pais?foi mais foi principalmente negligência dos cuidadores do zoológico pq ali deveria ter guardas por perto para evitar que as pessoas se aproximem do local onde os animais perigosos ficam

  314. Mirian Santos disse:

    Engraçado se acontecesse igual o caso do leão que arrancou o braço do garoto OK mais o macaca não causou mal nenhum a esse menino deveria punir os pais pela negligência…

  315. Frescura.
    Se fosse meu filho eu queria que matassem.

  316. Vejo o pessoal falando que o Gorila não era culpado ou se ele tivesse matado a criança também não seria o culpado. Gente, parem com isso! Não existe esse negócio de culpa quando falamos de animais não humanos. Não existe responsabilização moral para eles. Não existe gorila, rinoceronte ou leão do mal ou do bem. O que eles fazem ou deixam de fazer pertence à natureza de seu comportamento. A grande questão que se discute no ocorrido é a extensão do risco para a criança. Se esse risco existia e qual o tamanho desse risco. Eu não sou etólogo de gorilas, portanto, não posso dar um parecer técnico, mas vamos imaginar a hipótese de que o risco existia e era grande, nesse caso a decisão correta seria o abate do gorila mesmo. Isso porque a decisão seria de pesar a vida da criança em relação à vida do gorila e é óbvio que a vida da criança (que também não tem responsabilidade nenhuma no caso) tem que ser priorizada, pois a vida de um humano tem que valer mais do que a vida de um gorila ou de qualquer outro animal. Isso do nosso ponto de vista, é claro, e é o nosso ponto de vista que tem que ser considerado, é claro.

  317. Eliane Souza disse:

    Fizeram certo a escolher a vida deum gorila melhor salvar a de uma criança quem for contra e’ pq não são pais e não tem amor ao próximo

  318. Entre gorila e criança, tchau gorila! A responsabilidade por culpa dos pais deve ser apurada, mas os tratadores são heróis. Acaso alguém pensou que os tiros podiam ter acertado o garoto? O desastre teria sido muito pior.

  319. Os pais são irresponsáveis. Largam a criança sozinha num lugar desse e a culpa é do pobre animal. Q mora num lugar pra ser visto por seres humanos idiotas. Tenho um filho pequeno de 7 anos e sempre q saio cm ele fico o tempo tdo de mãos dadas. Filho é responsabilidade,não da pra largar. Se caso uma criança atravessa a rua e um carro capota pra desviar deste,mata-se o motorista tbm? Q fez uma manobra brusca????? Tenho vergonha de alguns seres humanos…

  320. Eu trabalhei com animais e estudei para isso. Mas como mãe de um menino de quase dois anos se fosse o mais “cabível” matar o animal eu não pensaria duas vezes.

  321. Fiquei com dó do gorila e muita raiva dos pais desta criança que não sobem cuida do seu próprio filho

  322. Cairo Leandro disse:

    Esses animais são muito inteligentes , muito . Teve o caso da gorila que pegou a criança que caiu e levou ate na porta . Grande irresponsabilidade dos pais . Mas fazer o que , humano , uma raça que se acha superior a todas as outras .

  323. Bruno Kenji disse:

    Que me desculpem os moralistas, mas imagino que o justo era o abatimento dos pais e a criança infelizmente passaria pela seleção de Darwin.

  324. Vanessa Ponte disse:

    Mariucha Msp, só consegui ver o gorila tentar proteger o menino. Lógico que é só a minha opinião, mas foi muito triste o que aconteceu.

  325. Tenho medo dessas pessoas militantes fanáticas dos direitos dos animais, mas não possuem empatia nem com uma criança de 4 anos de idade…

  326. Pat Guarilha disse:

    Ele estava protegendo a criança… que triste… o gorila estava instintivamente guardando o pequeno, e por isso foi morto :'(

  327. Os pais foram negligentes. O zoológico tbm. Mas o risco era real e uma criança não pode pagar pelo erro. Acho q quem disse aqui que prefere salvar o macaco q a criança, deveria estão morar na selva sozinho ou ficar em uma jaula! Gente estranha!

  328. Sandy Santos disse:

    Eu sou mãe e frequento zoológicos com meus filhos e sou totalmente contra o que fizeram com o animal.Ficou claro que o animal não faria mal para a criança, ele teve 10 minutos para isso. Não adianta dizer que foi um descuido, que acontece, os pais devem orientar e cuidar de seus filhos. Por isso há tanta violência no mundo, as pessoas sempre acham um culpados para suas falhas como educadores.Os animais muitas vezes são melhores que os seres humanos.

  329. Susuh Moura disse:

    Se cuidasse melhor nao aconteceria .os deveria estar no zap.e o que sabem fazer.

  330. Susuh Moura disse:

    Vc ja viu algun animal matar seu filhote .isso so acontece com humanos que jogan bebes no lixo

  331. So sei, que da pra saber ate onde o animal pode ir, já os seres humanos NÃO!
    a Possiblidade do gorila matar Era mínima
    eles teem filhotes. Pequenos, por que ele o mataria se é tão parecido. Com seu filhote!
    O a minha humilde opinião, so pensam no pior, mais ninguém pensa q o gorila poderia fikar de boa, e estar vivo hoje, o ser humano não É nem lixo, por q lixo da pra reciclar! Aff

  332. Nathaly Lopes disse:

    Bruna Santos Leticia Cruz meu ele nem machucou o garotinho mataram o animal caralho que merda de pessoas

  333. Rayssa Carmem diz aí onde o gorila ia matar esse menino? Nada a ver

  334. Tem que proteger as criancas e de uns animais chamado homens.

  335. José Edson disse:

    o primeiro tiro deveria ser nos pais do garoto! Este sim foram os maiores culpados.

  336. Subtil Subtil disse:

    Normal….quem nao toma decisões. ..questiona. …se o menino morre…muita conversa…o Gorila morre….muita conversa…..se os dois se dao bem….muita conversa…..

  337. Leo Gomes disse:

    A morte do gorila e uma resultado de imprudência e descaso!

  338. Responsabilização dos culpados?? Uma criança naquela idade não sabe o que faz, ou vocês com 4 anos eram gênios comportados? E os pais? vocês sabem como é ficar de olho em uma criança de 4 anos o tempo todo? em questão de segundos os pais tiram o olho da criança e ela sai ocorrendo direto pra fazer “arte”, agora o que fariam vocês se seu filho de 4 anos caísse em um ambiente com gorilas de 400 kg assustados, deixariam o gorila fazer o que quisesse? Não, vocês querem mais é dar um tiro nele sim, e salvar seu filho. O que aconteceu foi uma fatalidade, de início, o animal não deveria nem estar em um zoológico mas sim em seu habitat natural sem intervenção de seres humanos. Mas já que tratam este tipo de animal como uma atração, conseguiram o que queriam.

  339. Elson Nunes disse:

    Acho que se tem um culpado é o zoo,pois o animal estava confinado não poderia haver brechas tão frágeis na segurança que até uma criança conseguiu burla francamente,prepara o bolso zooo pois é que resta a se fazer…

  340. Querem mi comparar a vida do garoto com deste animal, que Deus fes para ser dominado pelo homen? Ou estudamos para sermos burros ou para sermos intelectuais, a atitude de matar o gorila é a mais correcta que deveria se tomar.

  341. Erhioln Yara disse:

    Lamentável e ridicula o assassinato de Harambe, uma espécie em extinção sacrificada por descuido dos pais dessa criança e descaso do zoologico. Isso é crime ambiental, esse diretor devia ser preso! !!!

  342. Infelizmente, é instinto do ser humano pensar ser a raça superior em tudo e agir em favor disso. O que fica sobre o gorila é a lembrança do descontrole emocional humano e suas consequências. Por mais uma vez se vai, pelas mãos de seres humanas, outra espécie em extinção.

  343. O gorila já estava morto… A partir do momento em que foi aprisionado no zoológico.

    Ea culpa da sua morte são os visitantes; Mais ninguém.

  344. Quem bom que mataram o gorila e salvaram o meninho, afinal meninho só tem um, gorilas um monte.

  345. Vamos começar assim…. O gorila não era para estar no zoológico.

  346. Quem bom que mataram o gorila e salvaram a criança, afinal criança só tem uma, gorilas um monte.

  347. Nelsonn Silva disse:

    Não é ser preconceituoso

    Mas nós cá em África estamos mesmo no inferno

    Lá nas Diáspora um gorila assassinado gera mais debate do que mais 100 mortes no monte sumi
    Huambo -Angola

    Estamos a precisar de uma revolução

  348. Para mim são todos negligente. Pais e zoo. Pais, por serem estúpidos e não cuidar do próprio filho. Zoo por manter animais em cativeiro privando-os de viver de verdade. Se as doses de tranquilizantes derrubam até elefante, como não derrubaria uma gorila?? Todos negligentes e assassinos do animal.

  349. Se por um descuido meu..o meu filho entra numa situação dessas, podem fazer filas de gorilas ou outros quaisquer… Depois seria preso e processado.

  350. Igor J. Mayer disse:

    Faz sentido, capturar animais, colocar em uma jaula e eventualmente matar alguns por cagada humana.