Em um momento como este, quando a importância do meio ambiente é questionada e os biomas brasileiros (principalmente as florestas) encontram-se ameaçados, o papel do biólogo como fomentador da consciência ambiental e defensor da preservação da nossa biodiversidade torna-se ainda mais necessário!
Nesta data em que se comemoram 40 anos da regulamentação da profissão de biólogo no Brasil (através da Lei 6.684) , devemos refletir sobre a importância deste especialista. Aos biólogos cabe ainda uma reflexão ainda mais profunda, uma vez que a relevância da sua função também é frequentemente colocada em dúvidas, sobretudo por aqueles que possuem interesses na exploração predatória do meio ambiente, sem preocupações com a sustentabilidade e, por isso, consideram todos que lutam pela preservação ambiental antagonistas que precisam ser desacreditados.
Zoólogos, botânicos, biotecnólogos, paleontólogos, bioquímicos, professores, geneticistas, ecologistas e outros especialistas, profissionais ou estudantes, este é um dia de celebração! PAPO DE PRIMATA parabeniza a todos os biólogos de formação, profissão ou coração por esta data, lembrando, entretanto, do dever que todos os profissionais aceitaram ao proferir o juramento em sua colação de grau, demonstrando concordância com o Código de Ética Profissional da sua área de atuação:
“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.”