O reino microscópico não é exatamente tranquilo, sobretudo porque há um voraz predador capaz de devorar praticamente tudo em que consegue pôr suas mãos. Ou melhor, seus pseudópodes!
As amebas são protistas rizópodes e não têm forma definida. Movem-se através da movimentação do seu fluido interno (o endoplasma), que se projeta em determinada direção. Em seguida, o fluido externo (o ectoplasma) que envolve esta projeção adquire uma consistência gelatinosa e forma um pseudópode (pseudo = falso + podo = pé). Os pseudópodos também tem a função de capturar presas através da fagocitose, o englobamento de partículas sólidas para digestão.
Stentores são protozoários ciliados em forma de corneta, e são capazes de mover-se velozmente através da movimentação conjunta dos seus cílios. Um stentor pode alcançar alguns milímetros de comprimento, sendo portanto um dos maiores organismos unicelulares.
Mas quando um stentor é capturado por uma ameba ávida por nutrientes, podemos perceber que nem sempre tamanho é documento!
Ligue o som e assista uma dramática luta de vida ou morte, onde o stentor tenta escapar do abraço letal da ameba!