A forma como um cão bebe água pode parecer um pouco desajeitada, com a água sendo sorvida pelo animal de forma caótica e desordenada. Mas não é bem assim: os cães sabem exatamente o que estão fazendo! Eles na verdade fazem movimentos muito precisos em alta velocidade, através de um método capaz de saciar a sede do animal com bastante eficiência.
Cães não têm lábios adaptados para sucção da mesma forma que humanos, cavalos ou camelos.Assim, como eles geralmente encontram-se em uma posição elevada em relação à água (que pode estar em uma poça ou tigela, por exemplo), precisam utilizar a língua para fazer com que a água seja elevada até suas bocas.
Para beber, um cão projeta sua língua para dentro d’água, curvando-a para trás (e não para a frente, como nós intuitivamente faríamos se tentássemos imitá-los), e então puxa-a de volta velozmente (a cerca de 1,8 metros por segundo). Isto cria momento, produzindo uma coluna de água que se eleva até sua boca. O animal consegue então “abocanhar” e engolir a água antes que ela caia de volta.
Tudo em questão de milissegundos. Lamber, engolir, repetir! Uma máquina de beber que pode sorver 1 a 2 mililitros de água por “lambida”, ou 300 ml de água por minuto! Veja no vídeo:
A dinâmica de fluidos envolvida nessa atividade foi alvo de uma pesquisa feita na Virginia Tech University, cujo artigo pode ser conferido aqui!