Terópodes machos podem ter dançado como os modernos pássaros para atrair companheiras
Um estudo recente publicado pela Nature revela que achados paleontológicos sugerem que terópodes (grupo de dinossauros bípedes do qual as aves descendem) dançavam para impressionar membros do sexo oposto, fazendo a corte ou competindo pela sua atenção, tal qual fazem seus modernos descendentes.
As evidências deste comportamento são marcas de garras que rasparam o solo em padrões muito semelhantes aos feitos pelas aves durante o “namoro”. Os arranhões foram descobertos em quatro locais no Colorado que contêm sedimentos do Dakota Sandstone, uma formação geológica formada durante o período Cretáceo (período compreendido entre 145 a 65 milhões de anos atrás). Em um deles, foram encontradas cerca de 60 marcas em uma superfície de arenito medindo cerca de 50 metros de comprimento e 15 metros de largura. O padrão da maioria destes arranhões são sulcos duplos paralelos, mas também podem ser vistos nítidos contornos de pegadas de três dedos.
Pelo tamanho e pela forma dos vestígios, os pesquisadores acreditam que as marcas foram feitas por um acrocantossauro, um terópode carnívoro que era um maiores dos predadores daquela região na época, com 6 toneladas e 11 metros de comprimento.
As marcas são muito assemelhadas aos movimentos vigorosos que algumas aves, como quero-queros e papagaios, fazem em sua corte, empinando-se, girando e arranhando o solo.
“Os pássaros parecem entrar em um frenesi pré-nupcial”, diz Martin Lockley, um dos autores da pesquisa. “A literatura sobre aves na verdade fala sobre picos de atividade emocional. Parece que estes dinossauros faziam o mesmo “.
Os pesquisadores também consideraram outras explicações para os vestígios, como as marcas serem feitas por dinossauros escavando em busca de alimentos ou água, marcando território ou mesmo construindo ninhos, mas apenas a hipótese da corte foi consistente com todas as características das marcas, como a sua abundância, o espaçamento e a profundidade.
No entanto, o palentólogo Darren Naish, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, alerta para uma outra possibilidade: as marcas poderiam ser feitas pelos predadores com o objetivo de fazer barulho e alertar outros machos ou animais de outras espécies para que se mantivessem longe daquelas poderosas garras.
De qualquer forma, Naish lembra que a maioria dos comportamentos presentes nas aves se originaram em seus ancestrais dinossauros, concluindo que este estudo é bastante convincente em sua argumentação.
Artigo original:
Theropod courtship: large scale physical evidence of display arenas and avian-like scrape ceremony behaviour by Cretaceous dinosaurs
cade as penas ???
Ok! Primeiro: Todas as Aves dançam para acasalar?
Se sim… todos os Teropodes dançavam no acasalamento.
Se não… alguns Teropodes dançavam e outros tinham rituais diferentes de acasalamento.
Dinissaros não poluio a terra
Dançavam uns break, e pá…
As novinhas ficava como?
Admiradas!!
Roney, povo do Franz mandava aquele.
Vi essa notícia no g1
quase tive um câncer de ver o tanto de gente burra falando q é tdo mentira.
G1 é bom só a matéria. Nem vale a pena ler os comentários
Aprendi isso da pior forma.
Muito bom
Kkk prove
Mas isso eu já sabia: https://www.youtube.com/watch?v=98saPaPsTGY