Hoje seria um dia de celebração! É 03 de Setembro, Dia do Biólogo. Como de costume, eu publicaria nas mídias do PAPO DE PRIMATA uma homenagem a estes importantes profissionais. Dediquei algumas horas ontem para produzir uma arte e um texto para o dia comemorativo.
Não imaginava que uma tragédia obscureceria totalmente esta comemoração. O que seria um dia alegre, tornou-se uma data que sempre será lembrada como um dia doloroso e de muita tristeza.
O Museu Nacional foi devorado pelas chamas e totalmente destruído. A maior parte do seu acervo de mais de 20 milhões de itens está perdida. Para sempre! Mas o fogo é apenas uma consequência. O culpado é o descaso!
Descaso das autoridades, incompetentes e corruptas. Culpa também da população, que não costuma visitar museus (nem zoológicos, nem planetários, nem bibliotecas, nem nada cultural), bem como não se preocupa com a manutenção dos acervos científicos, culturais e históricos – nem se interessa em eleger representantes que tenham esta preocupação. E tem culpa o pesquisador, o cientista ou o historiador que não atua no sentido de comunicar ao público a importância da manutenção destes locais.
Hoje é dia do biólogo, mas choramos pela perda de fósseis, espécimes e todo o inestimável acervo biológico do museu. Choram também historiadores, arqueólogos, antropólogos, geólogos e todos os envolvidos nas áreas de pesquisa científica. Chora parte da população. Mas não choram aqueles interessados em fazer da tragédia plataforma política – inclusive aqueles candidatos que sempre demonstraram desprezo pela cultura, pela ciência e pela história, mas que agora se mostrarão pesarosos e prometerão mudanças com as quais não se comprometerão.
Enfim, parabéns, biólogos! Vocês merecem todas as homenagens! Uma pena este dia não ser exclusivamente de cumprimentos a vocês, profissionais e estudantes de uma área tão importante.
Torçamos para que no ano que vem tenhamos motivos para comemorar. Hoje é dia de chorar uma perda…