350 milhões de anos em uma única foto!

Na costa litorânea da cidade irlandesa de Knockaun, a cerca de 260 quilômetros de Dublin, um monumento natural se destaca no horizonte. Um rochedo de 50 metros de altura chamado de Dun Briste, que exibe em suas cicatrizes da batalha constante contra o mar uma história de 350 milhões de anos!

Uma lenda local conta que no passado um terrível ogro, chamado Geodruisge, vivia no local.  São Patrício (em inglês: Saint Patrick), o santo padroeiro da Irlanda, costumava ir numa igreja localizada em uma cidade próxima. Insatisfeito com as ações do ogro, o Santo rogou a Deus para que o livrasse daquele tirano. No dia seguinte, o promontório onde ficava a residência do ogro foi separada do continente, e Geodruisg, revoltado, desapareceu.

No entanto, para desprazer dos amantes das estórias fantásticas, Dun Briste foi mesmo erodido pelas ondas. Formado no  Mississipiano (carbonífero inferior), quando as temperaturas do mar em torno da Irlanda eram muito mais elevadas do que hoje, o rochedo é um verdadeiro testemunho geológico, com suas paredes escarpadas revelando as diversas camadas estratigráficas que o formaram.

Veja tambÉm...

27 respostas

  1. Só Deus na sua plenitude.

  2. Olha que beleza natural Cléo

  3. David Lago disse:

    Cala a boca, é claro que foi deus que criou tudo hauahuahaua

  4. Gustavo Venske, fala ai geógrafo, que faz essa pedra?

  5. Na vdd é azkaban com um feitiço pra ngm ver Kayman

  6. Nilzete Souza disse:

    Olha que perfeito!
    Na Irlanda ainda Fanni

  7. Lindo,se destaca no meio do oceano.

  8. Impresionante mi tierra irlandesa

  9. Pois é, são Patrício usa toda sua influência com o chefe para afastar o ogro e agora ninguém acredita mais… tadim dêle!

  10. Matheus Lopes disse:

    Parece um pedaço ee bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>