A religião é apenas mais uma ideologia


Não importa o quanto a religião seja cara a uma pessoa, ela não necessariamente é sagrada para outros! E, como qualquer ideologia, não está acima de críticas ou de sarcasmo.

A religião não deve receber tratamento especial apenas porque alguns fiéis consideram suas crenças verdades absolutas ou a adotam como referencial às suas existências. Embora possam ser consideradas fundamentais para alguém individualmente, para o outro não passam de ideias.

Alguém que considere uma crítica à sua religião uma ofensa pessoal, não consegue diferenciar indivíduos e ideologias e está a um passo do fanatismo. A aproximação final se dará quando sua reação ao questionamento desta ideia for a revolta e o enfrentamento.

O terror dos recentes acontecimentos na França, com o assassínio de 12 pessoas por fundamentalistas religiosos na redação da revista “Charlie Hebdo “, motivado por caricaturas e charges satirizando o islã, é uma mostra do potencial destrutivo do fanatismo.

No meu vídeo “Respeito“, lançado há pouco mais de um ano e motivado pela reação de religiosos com os vídeos do “Porta dos Fundos“, desenvolvo minha argumentação de que apenas pessoas, e não as ideias,  devem ser respeitadas.

Assista em:
http://youtube.com/watch?v=SRLt7zEOXPE


Veja tambÉm...

1 resposta

  1. marceloDC disse:

    No rol de ideais, até uns INVENTARAM de “separar” as pessoas LGBTs do que são, como se fosse uma mera “prática”, até um tipo de “ideologia” e até “problema” ou “doença” para justificar preconceitos, desde o mais brando em censurar até exclusão ou mesmo extermínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.