As cerca de 60 espécies de morcegos pertencentes ao gênero Pteropus reúnem os maiores quirópteros do planeta, comumente chamados de “raposas-voadoras” por causa do seu focinho comprido como o de um canídeo. E, dentre todas, os indivíduos da espécie Pteropus vampyrus são os mais impressionantes: podem pesar mais de 1kg e medir mais de 2 metros de envergadura!
Apesar do nome, os morcegos desta espécie tem uma dieta à base de frutas e de néctar. Vivendo no Sudeste Asiático, podem percorrer grandes distâncias em seu voo, uma característica que, aliada a seu tamanho, o torna um importante agente polinizador e dispersor de sementes. À semelhança dos demais morcegos, tem hábitos noturnos, mas assim como a maioria dos quirópteros da subordem Megachiroptera, o P. vampurys perdeu a capacidade de ecolocalização (uma faculdade fundamental para morcegos insetívoros).
Dada sua aparência singular, muitos naturistas no passado chegaram a acreditar que a raposa-voadora e os primatas tinham um parentesco próximo, no que era conhecido como a “hipótese do primata voador“. Tal ideia, no entanto, há muito foi abandonada, uma vez que os avanços da filogenia genética demonstram que todos os morcegos pertencem à mesma ordem, a dos Quirópteros.
Todas as espécies de raposas-voadoras encontram-se listadas como ameaçadas de extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat, embora a caça e o comércio ilegal também contribuam com este preocupante cenário. Várias espécies desapareceram nas últimas décadas, como a Pteropus tokudae, cujo último avistamento deu-se em 1970.
Lamentável, como um animal lindo como este, foi extinto pela ação do homem!!.
O “Bematematica” acaba de descurtir a página. >_<
Anna, Itana, Lorena, Larissa e Jéssica oohhh :'(
Bruno Leonardo Peguim Magalhães Tiago Lopes Cleverson Pataro
Cê é louco!
Massa esse bicho!!!
seria emocionante ver um desses voando.
será que o Luigi Cani não se interessa em desrnvolver uma wingsuit inpirada nessa espécie, em homenagem a esse animal?
a hipótese do primata voador foi abandonada mesmo? no passado nao existiu, mas no presente existe: os wingsuiters.
Q massa! O batmam vence qualquer um com preparo!
Batman
Leonardo Espoladori
Hellen Christina Rocha
Ayrolla, renovo o convite. Meu grupo está aberto para vc falar da origem da informação genética https://www.facebook.com/groups/1068951113115600/
a mina tem 4 dedos nos pés ‘-‘