A impressionante RAPOSA-VOADORA, o maior morcego do mundo!

As cerca de 60 espécies de morcegos pertencentes ao gênero Pteropus reúnem os maiores quirópteros do planeta, comumente chamados de “raposas-voadoras” por causa do seu focinho comprido como o de um canídeo. E, dentre todas, os indivíduos da espécie Pteropus vampyrus são os mais impressionantes: podem pesar mais de 1kg e medir mais de 2 metros de envergadura!

Apesar do nome, os morcegos desta espécie tem uma dieta à base de frutas e de néctar. Vivendo no Sudeste Asiático, podem percorrer grandes distâncias em seu voo, uma característica que, aliada a seu tamanho, o torna um importante agente polinizador e dispersor de sementes. À semelhança dos demais morcegos, tem hábitos noturnos, mas assim como a maioria dos quirópteros da subordem Megachiroptera, o P. vampurys perdeu a capacidade de ecolocalização (uma faculdade fundamental para morcegos insetívoros).

Dada sua aparência singular, muitos naturistas no passado chegaram a acreditar que a raposa-voadora e os primatas tinham um parentesco próximo, no que era conhecido como a “hipótese do primata voador“. Tal ideia, no entanto, há muito foi abandonada, uma vez que os avanços da filogenia genética demonstram que todos os morcegos pertencem à mesma ordem, a dos Quirópteros.

Todas as espécies de raposas-voadoras encontram-se listadas como ameaçadas de extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat, embora a caça e o comércio ilegal também contribuam com este preocupante cenário. Várias espécies desapareceram nas últimas décadas, como a Pteropus tokudae, cujo último avistamento deu-se em 1970.

Veja tambÉm...

14 respostas

  1. Mi Marques disse:

    Lamentável, como um animal lindo como este, foi extinto pela ação do homem!!.

  2. Roger Dantas disse:

    O “Bematematica” acaba de descurtir a página. >_<

  3. Loara Sampaio disse:

    Anna, Itana, Lorena, Larissa e Jéssica oohhh :'(

  4. Bruno Leonardo Peguim Magalhães Tiago Lopes Cleverson Pataro

  5. seria emocionante ver um desses voando.
    será que o Luigi Cani não se interessa em desrnvolver uma wingsuit inpirada nessa espécie, em homenagem a esse animal?

  6. Julio Cesar disse:

    Q massa! O batmam vence qualquer um com preparo!

  7. Ayrolla, renovo o convite. Meu grupo está aberto para vc falar da origem da informação genética https://www.facebook.com/groups/1068951113115600/

  8. a mina tem 4 dedos nos pés ‘-‘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>