As duas teorias

Abram espaço nas bibliotecas escolares para as pseudociências!

Veja tambÉm...

122 respostas

  1. Victor Rossi disse:

    Mas deixem claro que são pseudo… Pq tem maluco que diz que astrologia e ciência.

  2. Nunca se propôs a ser ciência. Essa prepotencia científica é responsavel por grande parte dos problemas na atualidade.

    • Sim… Se propôs e se propõe. Não raro, vemos citações que a denominam, inclusive, como Ciência-Mãe. Há revistas “com pinta” de científicas publicando estatística bosta e enviesando dados sobre o assunto. Um resumo do chorume pode ser conferido aqui. http://www.nova-acropole.pt/a_fundamentos_astrologia.html

      Se a “essência” da Astrologia, seja lá o que isso signifique, não se propõe a ser ciência, ok. Não me oponho às crenças de ninguém. Mas que fique claro que é crença. Definitivamente, isso não anda muito claro pra milhões de pessoas. É aí onde entra a militância.

    • Cara, quanto a ser crença o que te afirma categoricamente que o método científico em si não se funda em uma crença, nem que seja inicial. A teóricos que afirmam que a ciência se baseia em crença o tempo todo….

    • E se a prepotência científica é um problema pra humanidade, o que dizer das pseudociências, que sugam bilhões de dólares anuais, que poderiam ser investidos para perpetuar soluções para os problemas do mundo, somente para perpetuar chorume. Queria eu que o problema da humanidade fosse prepotência científica.

    • Como o horóscopo fode mais a sociedade que a ciência???

    • A ciência moderna gerou: nazismo darvinismo social, perpetuou colonização, escravidao, e total manutenção das elites no poder, quem produz ciência hoje?

    • Mas é de muita desonestidade intelectual falar que a ciência gerou o nazismo, escravidão e concentra elites no poder… A ciência é a geração de conhecimentos variados com base em um método, quem deturpa o conhecimento gerado pela ciência é o problema, não o conhecimento. Graças a ciência, por exemplo, nós temos alimentos suficientes para bancar a necessidade populacional, temos a internet pra você falar besteira, técnicas de extração de matéria prima, e outras variadas técnicas de necessidade mundial que sustentam a sociedade moderna. Agora… você me vem com um papinho chulo, difamando a ciência devido ao uso indevido de determinadas pessoas, culpando a geração de conhecimento (ciência) como a causa da desigualdade social (sendo que graças a ela a sociedade não é ainda mais desigual), e dizendo que horóscopo, algo que não tem NENHUM fundamento, não é prejudicial para as pessoas, sendo que MILHARES de pessoas baseiam suas vidas em horóscopo e essa crença não pode prejudicar pessoas… Certamente ou você está sendo muito desonesto, ou não tem a mínima noção do que está falando.

      • soph disse:

        Gabriel olha sem entrar no merito do que vc disse eu não compreendo sua necessidade de negar que a arrogancia da ciencia nos trouxe sim problemas. eu poderia falar sobre a partir de diversas frentes (inclusive como a ideia de infalibilidade da ciencia propagada por pessoas como vc vai contra a ideia de falseabilidade). Mas não vou para várias frentes, vou escolher apenas o lado da critica a ciencia moderna feita pelas correntes pós modernas de conhecimentos. A ciencia clássica, positivista e reducionista moldou profundamente a visão do homem moderno, a ideia de quebrar o saber em campos distintos, a negação a outras formas de se chegar ao conhecimento (como a fenomenologia e a dialética) acabou por dissociar o homem da natureza causando grande partes dos problemas ambientais modernos, provavelmente a maior parte deles

    • Matheus deu um exemplo perfeito do negacionismo científico pela esquerda. Bem diferente do da direita, mas igualmente raso e engessador. Estou contemplado pela fala do Gabriel.

      Quanto aos exemplos, nem precisa especificar. Todas as pseudociências mais comuns geram receitas absurdas. A astrologia por exemplo gera 200 milhões de dólares anuais só nos EUA. Mas, para ser mais drástico, deixo o exemplo da homeopatia, comum em todo o sistema de saúde da Europa e invadindo o SUS brasileiro, em tempos de corte de gastos.

    • Felipe Silva disse:

      Parei de ler quando disse que a ciência gerou o nazismo… esse dai sabe do que está falando! Se não fosse pela ciência não existiriam celulares, redes sociais, e não teríamos o desprazer de ler tamanha asneira! Muito fácil criticar a ciência usufruindo diariamente dos seus frutos sem reclamar…

    • Seguinte, A ciência esteve sim perpetuando a lógica colonial, o escravismo e o darwinismo social. Se você não sabe disso, te falta leitura. A ciência positivista que se mantém até hoje é como você mesmo diz base da sociedade moderna. É de um dogmatismo tremendo voce dizer que é necessariamente boa essa sociedade moderna. vivemos a era mais violenta da história parça… QUando vocês falam de extração de materia prima e todas essas coisas e jogam isso como necessariamente bom, vcs esquecem completamente do seu tao amado metodo e dogmatizam as coisas. Isso pra defender o método de questionamento e empirismo…. BIZARRO. Quanto a minha suposta desonestidade intelectual…. É desonesto voce querer desqualificar meu argumento por eu usar um computador parça. se orienta!

    • Matheus Igor Rodrigues Da Silva Vamos lá, começando pelo Nazismo, antes de afirmar alguma coisa sobre relação entre os dois, você já estudou genética ou síntese moderna? Se não, eu peço para que pesquise um pouco sobre esses assuntos antes de ir falando besteira por aí na Internet, talvez você perceba o quão Nazismo não faz sentido à luz da ciência, a mesma coisa ocorre com a Eugenia e com Darwinismo Social(lembrando que fontes sugerem que a síntese moderna surgia na década de 1930) . Quanto à lógica colonial e escravidão, sério, você sabe que isso tudo foi fomentado por fontes diferentes que acabaram influenciando no surgimento da Eugenia, né? Desculpe mesmo se eu sooei arrogante, mas você realmente precia parar de ficar falando qualquer coisa sem base nenhuma!

    • E você falou “problemas na ATUALIDADE”, você até agora não citou problemas atuais que realmente são causados pela ciência moderna

    • Sem base nenhuma……. Cara ce nem me conhece vá a merda!

    • Voce olhar pra essas coisas e notar que elas tem reflexo na atualidade é tao simples como ver que o asco da ciencia moderna pela tradição e sua indissociavel caracteristica de negar outras cosmocisões contribui diretamente pra noção de europeu como ser mais evoluído.

    • E quando eu digo tradição, nao digo a judaico cristã. Mas as africanas, ameríndias….

    • Quanto a problemas atuais. Voces mesmo citaram… Industrialização irracional, extração de materias primas em proporções catastróficas, revolução verde e todo o pacote tecnologico que isso vem incluso… Quer mais?

    • E quanto ao argumento de que foi como usaram o conhecimento e bla bla bla…. é de papel fundamental de um cientista se perguntar pra que vai servir a sua pesquisa.

    • Matheus Igor Rodrigues Da Silva E daí que eu não te conheço? Qual a relevância de eu não te conhecer pra qualquer coisa que eu falei? E é óbvio que tem reflexo na atualidade, mas o ponto foi bem simples e você aparenta não ter entendido: NENHUM DESSES PROBLEMAS SURGIRAM PELA CIÊNCIA MODERNA, CACETE! “E quanto ao argumento de que foi como usaram o conhecimento e bla bla bla…. é de papel fundamental de um cientista se perguntar pra que vai servir a sua pesquisa.” Como ele vai adivinhar todos os possíveis produtos de sua pesquisa? Não sei se você sabe, mas existe ciência aplicada(essa sim tem o dever de pensar em como vai servir sua pesquisa) e a ciência de base, os primeiros pesquisadores da eletrecidade e magnetismo estavam cagando em como seria aplicada, eles não poderiam prever que surgiria essa caralhada tecnológica toda.

    • A Ciência é uma ferramenta. Há quem use um martelo para acertar pregos assim como há quem o use para matar. Simples assim.

      • soph disse:

        desculpe rafael mas a ciencia moderna não é apenas uma ferramenta ou um martelo. ela gera um discurso, ela gera uma prática social e como tal molda a sociedade.

    • Felipe Silva disse:

      “Vivemos um dos períodos mais pacíficos da história da humanidade”. Não foi eu quem disse isso. Foi Steven Pinker. Quem é ele? Apenas um professor de Harvard… Ahhhhh, mas ele é americano, então não merece crédito, não é? Kkkkk
      Qual seria a explicação para esse fato? Da Astrologia? Talvez os planetas estejam alinhados com uma constelação qualquer… Seria por conta do progresso científico? Não, não pode ser! A ciência é má e perversa!

    • Depois eu sou simplista. Pra comecar que o tal do thiago negligencia diversos pontos da minha argumentação, o outro argumenta que a ciencia é só uma ferramenta e desconsidera todo o contexto de como ela foi criada e usada e o outro acha que só porque o cara da aula em harvard ele é fudidao. mas ai bastou ter um professor da usp de esquerda que voce chama de alienado né. Boçal.
      ” A ciência é o espadachim da burguesia” _marx.
      abraços, seus dogmaticos “cientifíficos”

    • Matheus Igor Rodrigues Da Silva Quais pontos eu negligenciei? Só pra deixar você irritadinho: “” A ciência é o espadachim da burguesia” _marx. ” ,e o outro acha que só porque o cara é o marx ele é fudidao. E a propósito, se a gente é ”dogmatico, ai meu deus, eles não questionam as alegações da ciência, maldita ciência burguesa” , por que a gente estaria perdendo tempo debatendo com você? Seria mais simples bloquear você ou algo do tipo, o problema é que eu até agora não me senti convencido e dei uma resposta, e como eu contradisse o que você pensa, você ficou TRIGGERED. Só quero que diga quais pontos importantes de sua argumentação eu negligenciei.

    • Felipe Silva disse:

      Que os astros se alinhem favoravelmente em sua vida, rapaz. Quem sabe quando Mercúrio estiver em Libra durante o solstício de inverno algo excepcional aconteça e a paz volte a reinar entre os homens.

    • Estereótipo do irracionalista good vibes pós-moderno.

  3. Todas as portas devem estar sempre abertas, todo conhecimento é válido nem que seja para criticalo depois. RS

  4. Quando você se sentir um bosta lembre-se: tem gente que acredita em signos, em horóscopos e suas previsões fajutas. Melhor? Ahh… eu sim.

  5. Pedro Ribeiro disse:

    Alquimia não é pseudo… é so a quimica antes da quimica…

  6. Se eles acreditam mesmo nessa besteira que abram uma “universidade do ocultismo” pra ensinar essas baboseiras.

  7. Eduardo Reis kkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Luiz Gustavo disse:

    O mais engraçado é q ali tem a terra plana e a bíblia

  9. Leandro Reis disse:

    que triste ver propagor@s da ciência européia ainda subjulgando pensamentos que não condizem com suas teorias de caixas… o imperialismo europeu tristemente ainda existe nessas cabeças.

  10. A S T R O L O G I A e uma bosta pseudociencia nn todos os modinhas já são expert em tal assunto E mais uma coisa A TERRA NÃO E PLANA

    • soph disse:

      astrologia não é pseudociencia. tão pouco é ciencia. ciencia e pseudociencia não são as unicas opções de classificaçaõ do conhecimento humano.

  11. O BRASIL JÁ SOFRE DE ANALFABETISMO CIENTÍFICO CRÔNICO.

    O ENSINO DO NOSSO PAÍS, BEM COMO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ESTÃO UM LIXO.

    AÍ VEM ESTA ‘”PÉROLA”” DA BANCADA EVANGÉLICA NA MAIOR CARA DE PAU, QUERER QUE ENSINE A PREGAÇÃO DO CRIACIONISMO A FALACIOSA PSEUDO CIÊNCIA, EM ESCOLAS, (QUE POR CONSEQUÊNCIA ACARRETARÁ A FORMAÇÃO MAIOR DO QUE JÁ É DE CRIANÇAS ANALFABETAS CIENTÍFICAS).

    SE ISTO POR VENTURA OCORRER SERÁ A PRODUÇÃO EM MASSA DE FUTUROS PAGADORES DE DÍZIMOS ABESTADOS MENTAIS.

    LOGO SEREMOS EM DEFINITIVO UMA REPÚBLICA DE IGNORANTES.

    COM ISSO, ELES PASTORES ESTELIONATÁRIOS, GARANTEM E AUMENTAM SUA ARRECADAÇÃO COM A MULTIPLICAÇÃO DE FIÉIS CRENTELHOS IGNORANTES !!!

  12. 100% ATEU disse:

    Olavo de Carvalho adoraria que astrologia fosse ensinada nos cursos universitários de astronomia………hahaha………sem exageros………hahaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>