E=mc²: informações complementares sobre a série


Playlist contendo todos os episódios da série:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLBmdyd9_VDrcnlgizvwPNvIXc–hHBsNC

Separator

Bibliografia completa:

  • BODANIS, David. E=mc²: Uma Biografia da Equação que Mudou o Mundo e o Que Ela Significa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. ISBN: 9788500008726.
  • EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro: Contraponto, . ISBN: 8585910275.
  • ISAACSON, Walter. Einstein: Sua Vida, Seu Universo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ISBN: 9788535911282.

Separator

Sobre a forma completa da fórmula:
O canal MinutePhysics tem um excelente vídeo que  explica a forma completa de E=mc²:
https://www.youtube.com/watch?v=NnMIhxWRGNw

Separator

Sobre formas alternativas de se chegar a E=mc²
O seguinte artigo, da Revista Brasileira de Ensino da Física, na Scientific Electronic Library Online (SciELO). traz uma interessante comparação entre diferentes formas de se deduzir a equação E=mc²:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000200003

Separator

Sobre um corpo ganhar (ou não) massa conforme a velocidade aumenta:
Esta é uma interessante discussão entre os físicos!

Alguns pesquisadores (como David Bodanis, autor do livro que inspirou a série) defendem que a massa aumenta conforme a matéria se aproxima da velocidade da luz. Bodanis cita em seu livro, por exemplo, que experimentos feitos no Cern e em outros aceleradores de partículas ao redor do mundo, mostram que os prótons parecem realmente ter sua massa aumentada. A 99,9997% da velocidade da luz, a massa seria aumentada 430 vezes.

Outros físicos, como o Marcelo dos Santos (que fez a revisão técnica dos textos da série) defendem que isto não é verdade, e demonstram através de alguns cálculos de complexidade relativa que isto não poderia ser possível.

Segue abaixo um link que explica bem esta polêmica e chega à conclusão de que a resposta depende do que se está chamando de “massa”:
http://simetriadegauge.blogspot.com.br/2013/10/afinal-massa-varia-ou-nao.html


Veja tambÉm...

1 resposta

  1. Jurema de Carvalho disse:

    Ja havia assistido outros videos onde apareceram conceitos bastante interessante, sobre a velocidade da luz. Anexo um video em particular que fala sobre o LIMITE DA VELOCIDADE COSMICA e nao consigo resolver uma questao bem importante.

    As ondas eletromagneticas viajam à velocidade limite do cosmos. Esse limite existiria, mesmo se as ondas eletromagneticas nao existissem. Como elas viajam nesse limite, esse limite ficou conhecido como VELOCIDADE DA LUZ ou velocidade das ondas eletromagneticas(COMO SINONIMO DE VELOCIDADE LIMITE DO COSMOS). Pelo menos assim que entendi esse conceito.

    Minha duvida é como esse REAL LIMITE foi descoberto. Porque exatamente esse valor? O que acontece nesse limite e nao um pouquinho mais rapido ou um pouquinho mais devagar?

    Li alguma coisa a respeito de SPEED OF CAUSALITY, que segundo meu entendimento, nesse limite a ordem dos fatos nao seriam respeitadas. Efeito poderia acontecer antes da causa.
    Mas porque isso acontece?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.