Entre os gorilas-da-montanha…

Gorilla Forest Camp é uma área protegida da floresta tropical africana, localizada em encostas do Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, no sudoeste de Uganda. Metade da população de gorilas-da-montanha (Gorilla beringei beringei) vive no parque.  Não é um local de fácil acesso e que requer meses de espera por uma autorização para visita, mas nos últimos anos entusiastas da vida selvagem têm ido à região para ver de perto estes magníficos animais em seu ambiente natural.

Encontrar os gorilas dentro do parque também é um desafio. Não há garantias de que os primatas possam ser localizados em um determinado dia; mas a cobrança de US$ 600 / dia para visitação é cobrada independentemente do avistamento ou não. Mas quando os gorilas são vistos, o sacrifício é recompensado, já que os animais, apesar de selvagens, já estão acostumados com a presença dos humanos (guardas florestais estão sempre presentes no parque), e permitem-se serem observados. Na verdade, apesar de alguns jovens gorilas se mostrarem curiosos, a maioria dos adultos simplesmente ignora os humanos. De qualquer forma, os visitantes são orientados a permanecer a uma distância de 7 metros dos animais, por segurança.

A experiência do empresário americano John King em sua viagem ao Gorilla Forest Camp em 2011, no entanto, foi inédita e inesperada!

Era a manhã do segundo dia de visitação ao local. O grupo de King já havia avistado uma família no dia anterior, mas ninguém imaginava que os visitantes haviam sido seguidos pelos animais até então.

King estava fazendo algumas fotos quando foi surpreendido. O americano foi subitamente cercado pela família de gorilas. Os filhotes aproximaram-se e começaram a investigar o estranho macaco pelado. Então, seus pais também apareceram!

– Quando o costas-prateadas se aproximou, eu estava paralisado e realmente decidido a não encará-lo, demonstrando ser dócil. – disse King, posteriormente – Eu não tinha idéia de que ele tinha se sentado logo atrás de mim até o meu amigo [Jonathan Rossouw, diretor e líder da expedição, que filmou o encontro] me avisou!

Sob o olhar do imenso patriarca, os jovens investigaram o homem, até que pareceram estar satisfeitos e se entediaram. Então, os animais se afastaram.

Sem dúvida, foi uma situação um tanto assustadora, mas que ficou eternizada na memória de King e no vídeo como um momento único!

– Foi muito mais surpresa do que medo, e na maior parte apenas alegria! – revelou o sortudo visitante.

Veja o vídeo abaixo!

 

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>