Dialtica

Extremismo ideológico: um tiro no próprio pé

Extremistas ideológicos representam um dano igual ou pior ao que defendem, do que quem abertamente é contrário a eles!

Vêem chifre em cabeça de cavalo. Demonizam os erros daqueles com opiniões discordantes, enquanto relativizam as falhas e exageros do seu movimento. Sentem-se à vontade para destilar preconceitos contra seus adversários, mas ficam atentos a qualquer opinião contrária que lembre vagamente um conceito discriminatório. 

E o pior: maniqueístas, consideram todos que não concordam com seu extremismo um inimigo!

Acabam dando argumentos para que seus verdadeiros oponentes apontem seus rompantes de extremismo como uma regra seguida por todos que lutam pelo mesmo ideal – uma generalização que rende um apoio à ideologia contrária que nunca existiria, se houvesse mais equilíbrio e honestidade na sua luta!

Assim, incentivam a já propensa mania de criação de adjetivos pejorativos e preconceituosos, que classificam a todos com ideais semelhantes como extremistas: feminazis, gayzistas, crentelhos, chateus, coxinhas, comunas, fascistas, defensores de bandido, e por aí vai!

Extremistas, parem de dar tiro no próprio pé!

Este texto, como os das demais colunas opinativas do portal, é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista dos demais colunistas ou do papodeprimata.com.br.


David Ayrolla

David Ayrolla

David Ayrolla é carioca, mas tem dúvidas se nasceu no planeta certo. Cético até a medula, vê na ciência e na filosofia as melhores ferramentas para a compreensão do universo. Vlogger do canal PAPO DE PRIMATA, tem como principais hobbies cinema, literatura e discussões acaloradas com os amigos (de preferência, regadas a cerveja bem gelada).

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>