Gigantopithecus, o verdadeiro King Kong!

Os gigantopithecus foram os maiores primatas a caminharem sobre a Terra, podendo atingir o triplo do peso dos gorilas modernos. Foram extintos há cerca de 100 mil anos, e viviam na região que hoje engloba a China, a Índia e o Vietnam.

Existiram três espécies destes titãs: G. bilaspurensis (os mais antigos, cujos fósseis remontam ao Mioceno), G. giganteus (não tão grandes quanto seu nome sugere) e G. blacki (estes sim, enormes, chegando a medir 3m de altura e pesar meia tonelada – duas ou três vezes mais pesados que os atuais gorilas!). Sua dieta era provavelmente herbívora, a base de bambus e frutas, mas há quem defenda que ele tinha hábitos mais próximos de espécies onívoras. Estes primatas provavelmente assemelhavam-se bastante ao moderno orangotango – embora, dado seu tamanho, deveriam ter um estilo de vida e forma de locomoção semelhante aos dos gorilas.

Os fósseis de gigantopithecus são relativamente difíceis de serem recuperados, inclusive porque muitos dos restos encontrados são triturados até virar pó para serem utilizados na medicina chinesa. Dentes, mandíbulas e outros restos deste gigante já foram encontrados em carregamentos de “ossos de dragão” e armazéns de produtos medicinais na China.

Os gigantopithecus coexistiram durante um bom período com hominídeos contemporâneos, como o Homo erectus, e alguns pesquisadores acreditam que um dos motivos de sua extinção deva-se à competição com nossos ancestrais.

Veja tambÉm...

57 respostas

  1. Paulo, seu pé grande ai kkkkkkk’

  2. Matheus Oliveira Wilgner Queiroz olha isso ! dahr

  3. Se me dissesse que esse primata é parte de algum filme de ficção, eu acreditaria; mas que ele viveu no nosso planeta, não. Bizarro. Fico pensando quantas espécies estranhas são desconhecidas a nós e nunca saberemos nada sobre, bem como assinalou Darwin sobre o registro fossilífero imperfeito…

  4. Pára, esse aí é o Chewbacca

  5. Saulo Regis disse:

    Podiam copiar Jurassic Park e criar um filme onde clonam esse bicho aí……….Ou sei lá,encontrar uma ilha deserta onde esse primata não foi extinto! Ou qualquer besteira que esses filmes de monstro gosta de fazer.

  6. José Leal disse:

    Se foi cientista que falou é verdade, se for a Bíblia é conto de fadas.

  7. João Eudasio disse:

    Anthony Simon Matias Pereira Olha so o “pé grande” que eu quis falar mas…

  8. Felipe André disse:

    Deivid Souza, Everton Oliveira

  9. Fabio Moraes disse:

    Quantas lendas ele deve ter dado inicio.

  10. Imagina as disputas por território e fêmeas D:

  11. Bem, acho que agora o King Kong não é tão ficção assim =D

    — A não ser pela parte que ele é um gorila e não um gigantopithecus e que ele vive ainda hoje, mas deixa pra lá :) hahah

  12. Ta Explicado A Lenda do Pé Grande

  13. Ta Explicado A Lenda do Pé Grande

  14. Ivan disse:

    Foram desses camaradas que se originou as lendas do “PÉ GRANDE”, mas é só um primo distante . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>