Uma imagem, feita com ampliação de cerca de 500 vezes com um microscópio eletrônico de varredura, que mostra grãos de pólen de várias plantas comuns, colorida por computador.
Lírio (Lilium auratum): os grãos coloridos de verde em forma de “urna”.
Malva (Sildalcea malviflora): os grandes grãos esféricos amarelos.
Glória-da-manhã (Ipomoea purpurea): os grandes grãos esféricos verdes.
Girassol (Helianthus annuus): pequenos grãos vermelhos.
Prímula (Oenothera fruticosa): o grande grão vermelho “triangular”.
Mamona (Ricinus communis): grãos menores, verde-claros.
O pólen é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das fanerógamas (as plantas que produzem flores) e são os elementos reprodutores masculinos, ou seja, as gametas masculinas destas plantas. A polinização é a transferência do grão de pólen do local onde são produzidos – nos órgãos reprodutores masculinos destes vegetais (os estames) – até o local onde ocorrerá a fecundação1Na verdade, uma dupla fecundação. – nos órgãos reprodutores femininos (os pistilos), onde se encontra o ovário (que mais tarde irá se transformar em um fruto) e, no seu interior, os óvulos (as gametas femininas, que junto aos masculinos, darão origem às sementes). O transporte do pólen pode ser feito de diversas formas: através de fatores ambientais, como o vento e a água, ou com o auxílio de seres vivos polinizadores (abelhas, borboletas, morcegos, aves e outros), que, ao buscarem néctar ou o próprio pólen nas flores, acabam levando estes grãos de uma flor até outra.
A foto foi feita por William Crochot no Dartmouth Electron Microscope Facility, do Dartmouth College.
Notas
↑1 | Na verdade, uma dupla fecundação. |
---|
O mundo visto microscópicamente é tão espetacular quanto visto a olho nú, ou por um telescópio, ou de qualquer outra maneira possível.
Sonia Marques Lívia Nolasco
Alice M. Almeida
Que legal *_*
Suzana Souza que coisa linda!
Pedro Viana Filho Genna Sousa Rogerio Marcos Alves Marcos Abelha