Na imagem da esquerda, “Ham the Astrochimp“, o primeiro hominídeo a viajar para o espaço, comemora seu retorno são e salvo da perigosa missão!
Em 31 de janeiro de 1961, Ham, então com três anos de idade, embarcou em um foguete da classe Mercury-Redstone. O primata ainda não tinha este nome, que só foi dado após a NASA ter certeza de que ele retornara vivo. Até então, ele era apenas chamado de “#65”. A razão era porque a agência (assim como seus adversários russos) sacrificou inúmeros animais durante a missão de colocar o homem na lua. Desta forma, evitavam ‘batizá-los’ para não personificá-los e provocar a ira da população e dos ativistas dos direitos dos animais. Seu nome foi dado em homenagem à “Holloman Air Force Base in New Mexico” (Base Aérea de Holloman, no Novo México).
Ham tornou-se o chimpanzé mais popular da América após a sua chegada!
Durante seu breve voo espacial (que durou pouco mais de 16 minutos), o chimpanzé teve seus sinais cardíacos monitorados por computadores na Terra, enquanto vários testes eram feitos. A cápsula onde estava foi resgatada no Oceano Atlântico um dia depois, quando foi confirmado que, com exceção de um ferimento no nariz, o chimpanzé estava ileso.
Ham viveu até os 26 anos, e seus restos mortais encontram-se hoje no “International Space Hall of Fame“, no Novo México.
A missão de Han pavimentou o caminho para que o aviador Alan Shepard se tornasse o primeiro homem americano a ir ao espaço, pouco tempo depois!
Que sorriso, hem?! 😀
Marrento
O anti-deuses é uma pagina que tem conteúdo cético e cientifico, feita para todos aqueles que tem curiosidade, ceticismo e acima de tudo, amor ao saber!!!!