Missão Rosetta faz história e pousa um robô em um cometa

A ESA (Agência Espacial Européia) está de parabéns! A organização conseguiu, com sucesso, fazer o primeiro pouso de um artefato humano na superfície de um cometa!

Depois de uma viagem de dez anos e cerca de 6 bilhões de quilômetros a partir da Terra, o robô Philae deixou o ônibus espacial Rosetta esta manhã, e pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko às  14:03h (horário de Brasília). A superfície irregular do cometa (que orbita o sol a 135.000 km/hora) foi um desafio a ser enfrentado pelos engenheiros responsáveis pela missão, mas o robô, de 98 kg e tamanho aproximado de uma máquina de lavar, pousou em área plana de cerca de 1 km² do corpo espacial.

Um mecanismo de lançamento dos arpões que prenderiam o Philae ao cometa, no entanto, apresentou uma falha, e a estabilidade do mesmo é um fator de incerteza. Como as comunicações entre a Rosetta e o centro de controle estão temporariamente interrompidas, apenas na quinta-feira, dia 13, os engenheiros poderão verificar a situação do robô e, se for o caso, tentar disparar novamente os arpões.

A missão Rosetta foi idealizada nos anos 80, mas o projeto (que custou 1,6 bilhões de dólares) só foi aprovado em 1993, ano em que foi iniciado.

O robô é equipado com instrumentos e mecanismos capazes de coletar informações preciosas sobre o cometa. Os pesquisadores estão ansiosos para saber mais sobre objetos cósmicos como este, verdadeiras “cápsulas do tempo”, contendo informações sobre o início do sistema solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Existem hipóteses de que os cometas podem ter trazido água para os oceanos terrestres, além dos ingredientes necessários à química do surgimento da vida.

A missão foi bastante celebrada no controle da missão, num momento que ficará na história da exploração espacial! Segundo  Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA, o pouso foi “um enorme passo para civilização humana e um marco na história da ciência”.

Abaixo, uma imagem da descida do Philae, capturada pelos instrumentos da Rosetta. Novas imagens da superfície do cometa são esperadas para breve.

IwA1N2E

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>