Língua de gato!

Talvez você já tenha reparado que a língua dos gatos, além de longa, é bastante áspera! Tanto que ele a utiliza como “escova” para pentear seus pelos.

Esta aspereza é causada por centenas de filamentos salientes, em forma de espinhos, feitos de queratina. São chamados de papilas e, ao contrário das gustativas, não têm função química (não servem para sentir o gosto de alimentos), apenas física. Com ela, os felinos podem raspar a carne dos ossos das suas presas e manter a higiene dos seus pelos (isto explica porque engolem tantos deles, formando as famosas “bolas de pelo” que regurgitam esporadicamente).  As estruturas destes espinhos têm formatos diversos, dependendo da posição da língua em que se encontram.

cat-tongueGatos também possuem papilas gustativas, mas em número bem menor que os humanos. Embora seu faro seja mais apurado, o espectro de sabores que podem sentir é menor, e algumas pesquisas sugerem que eles não sentem, ou sentem de forma pouco acentuada, sabores doces. De qualquer forma, são mais exigentes em sua dieta do que cães, por exemplo.

A língua dos gatos também serve tem função termorreguladora e diversas doenças podem ser diagnosticadas pela sua aparência. Uma língua saudável é rosada. Qualquer mudança no formato ou na cor da língua do seu gato pode ser um indicador de um problema, e deve ser avaliada por um veterinário.

Veja tambÉm...

30 respostas

  1. Aí o gato vem e te lambe com essa lingua áspera e espinhuda xD KKKKK

  2. Clarissa Riccio de Carvalho uma lambida pra vcs…

  3. Sueli Faria disse:

    Faltou uma outra informação importante. A queratina da lingua dos gatos, assim com a queratina que temos, com o passar dos anos diminui, logo, a escovação precisa ser mais constante conforme nossos amigos felinos envelhecem…

  4. Quem bebe muito café tem a língua desse jeito! :v

  1. 20 de agosto de 2015

    […] dorsal da língua dos felinos é recoberta por papilas com estrutura similar aos pelos (fotos aqui). Os felinos também apresentam papilas gustativas, mas as papilas semelhantes a pelos não tem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>