Se você não viu esta imagem nas últimas 24h, esteve bem distante da mídia e das redes sociais neste período. Trata-se da 1ª imagem que temos de Plutão com uma qualidade boa a ponto de podermos analisar razoavelmente a forma e a composição da sua superfície. Mas, a despeito de ser uma belíssima imagem, porque ela é tão importante a ponto de causar tamanha comoção?
Bom, em primeiro lugar, a distância entre a Terra e Plutão é de 5.763.920.000 quilômetros, longe o suficiente para que nossos melhores telescópios ainda não possam fazer uma imagem tão boa deste astro. Assim, mudamos completamente a percepção de como o planeta-anão se parecia. A imagem abaixo mostra que nossa percepção anterior de Plutão se resumia a um borrão, bem diferente do astro que conhecemos agora!
Antes, pensávamos, por exemplo, que sua superfície era acinzentada, mas, para nossa surpresa, Plutão é vermelho! E tem mais: ele é bem maior do que se achava. Seu diâmetro foi recalculado para cerca de 2.370 quilômetros, 80 quilômetros a mais do que se imaginava. Isso o torna oficialmente o maior objeto além da órbita de Netuno. (No entanto, para infelicidade dos amantes do planeta-anão, isso não é suficiente para classificá-lo novamente como um planeta…)
Também foi possível entender mais sobre a atmosfera do planeta e da composição da sua superfície. Por exemplo, sabemos agora que o astro possui mais gelo do que água. Foi possível também obter imagens e informações de Caronte, a maior das cinco luas de Plutão e que tem mais da metade do diâmetro do planeta-não que orbita. Outros dados estão chegando paulatinamente a nós, e os próximos meses devem trazer outras surpresas sobre estes astros.

Plutão e Caronte
Mas não é só isto: a sonda New Horizons, que viajou por nove anos até se aproximar 12.500 km de Plutão (o máximo que poderia fazê-lo com segurança), trará outras informações importantes sobre o Sistema Solar.
Plutão encontra-se no Cinturão de Kuiper, a área do Sistema Solar mais afastada do Sol, onde estima-se que existam mais de 100 mil objetos celestes, entre cometas e planetas-anões. Estes objetos têm muito a dizer sobre a composição química e dos incidentes ocorridos nos primórdios do nosso sistema estelar, com segredos armazenados desde tempos imemoriais em suas superfícies congeladas. A NASA pretende estender a missão para outros destes objetos celestes futuramente, o que deverá revelar importantes informações sobre a criação até mesmo do nosso próprio planeta.
Finalmente, esta imagem é emblemática porque é um exemplo do potencial dos avanços científicos e tecnológicos da humanidade. Conseguimos a proeza de enviar um objeto por uma distância de mais de cinco bilhões de quilômetros, calculando sua trajetória de modo que, quase uma década depois, interceptasse a órbita de um um corpo celeste que relativamente é um grão de areia no sistema solar, posicionando-se no ponto exato para examiná-lo. O assombro só não é maior que o maravilhamento!
A NASA mais uma vez mostra a importância da pesquisa espacial. Graças a ela, pudemos nos aproximar o suficiente para conhecer um dos irmãos mais distantes do planeta em que vivemos!
Você já assistiu ao vídeo do canal PAPO DE PRIMATA sobre a pesquisa espacial?
https://www.youtube.com/watch?v=quhfy7BM7EA
Grande feito da humanidade, tendo em vista a distância desse corpo celeste, a pouco tempo rebaixado à categoria de planeta anão. Feito, no meu entendimento, comparável à allunissagem em 1969. Grande pulo feito pela especie que saiu da África a poucas dezenas de milênios !!!
Grande feito da humanidade, tendo em vista a distância desse corpo celeste, a pouco tempo rebaixado à categoria de planeta anão. Feito, no meu entendimento, comparável à allunissagem em 1969. Grande pulo feito pela especie que saiu da África a poucas dezenas de milênios !!!
Grande Merda
“Grande merda” foi ótimo hein….
esse comentário é sério?
Que demérito….foi uma conquista grande pra humanidade, a menos que tu seja parte da galera que enche a boca e bate no peito dizendo que esse investimento seria melhor aplicado pra ajudar as pessoas da Terra, se for isso desculpe, mas tu é ignorante em pesquisa espacial
Desculpas Osvaldo Neto, vc é cientista espacial?!
ainda não, pq?
Então boa sorte pra vc!
Então boa sorte pra vc!
Grande merda é a existência desse cara.
Cara, sinceramente não sei porque pessoas como você curtem a página, parece-me que você não compreende qual o objetivo dela ou de seu criador.
Também não entendo Renato de Anhaia… Deve ser masoquista ou tentando nos converter kkkkk
Eu não curti página, apenas comentei
Tipica pessoal que nao da valor ao programa espacial , mas adora usar a tecnologia gerada nele.
Daqui a pouco vem um ai falar da fome e da biblía.
http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome/
O Anderson Marcia usou seu computador ou celular para fazer este comentário deprimente. Ele não sabe que isto só foi possível pois a tecnologia empregada envolve pesquisas espaciais como satélites de telecomunicações…
Parece que nosso amigo Anderson nunca se interessou por ciência
Falácia ad-hominem com ataque pessoal, apelo ao popular… Mas usa internet, tem telefone, ddeve ter carro, enfim… Vivemos em uma sociedade viciada em ciência e tecnologia, composta por pessoas que não entendem nada de ciência e tecnologia. Essa bomba relógio uma dia vai explodir na cara dessas pessoas e elas nem saberão o que as atingiu… Esse rapaz é um desses.
Talvez seja perda de tempo, mas espero que este vídeo do canal mostre ao rapaz que pesquisa espacial não é inútil como ele julga…
https://www.youtube.com/watch?v=quhfy7BM7EA
Falta do que fazer da nisso. Entrar numa página que não é de seu interesse pra falar merda!
Para completar o seu conhecimento se um amigo curti algo, automaticamente aparece em minha página do face, agora vcs entenderam ?!
Cara vc eh ridículo se não eh do seu gosto, apenas não olhe, e o facebook coloca uma “setinha” no canto superior do lado direto q vc pode escolher a opção “não quero ver isso”, simples assim! Não precisa ser ignorante e falar coisas de que não conhece!
Ridículo são vcs procura o que fazer
, que meu horário de descanso acabou!!!
Ler seria uma coisa boa pra vc fazer no seu horário de descanso.
Papo de Primata Não consigo mais ler nenhum post seu, sem “escutar” sua voz cara.. kkkkkkkk Adoro seus vídeos, leio como se você estivesse falando.. kkkkkkkkk
Idem. O David é tão bom, que devia trabalhar em mídia de massa, tv por ex. Apresentação excelente.
Pena que esta data irá para o esquecimento, tal como o dia 04 de julho de 2012, dia em que anunciaram a confirmação do Boson de Higgs. E a data de ontem, 14 de julho de 2015, também irá para o esquecimento. Ambas (datas) continuarão sendo lembradas pelos fatos históricos tradicionais, a saber : dia da Independência dos Estados Unidos — 04 de julho de 1776 e dia da queda da Bastilha na França — 14 de julho de 1789. De qualquer forma, as coincidências são felizes. Avanços históricos e avanços científicos compartilhando coincidências de datas memoráveis.
Andrey Campos
Sempre surgem pessoas insignificantes, em postagens científicas, que ainda acreditam no geocentrismo.
De fato, asombroso quão longe chegamos, nós podemos ser mortais de curto prazo, mas nossa curiosidade e engenhosidade nos leva além do horizonte.
A Humanidade ainda tem lá suas coisas boas. Essa nossa “curiosidade” nos velou, literalmente, para muito longe. Parabéns cientistas!