A 5a. Conferência de Solvay

Foto da célebre 5a. Conferência de Solvay, ocorrida em Bruxelas (Bélgica) em 1927, reunindo alguns dos maiores gênios da ciência do século 20!

Esta fantástica imagem mostra um conjunto de prodigiosas mentes reunidas naquela que talvez seja uma das mais emblemáticas fotografias jamais feitas. A foto reúne personalidades como Albert Einstein, Madame Marie Curie, Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Paul Langevin, Wolfgang Pauli, Paul Dirac, Max Born, Hendrik Lorentz, Paul Ehrenfest e Max Planck, em um momento que ficou para a história!

As Conferências de Solvay são reuniões, oficinas e seminários de físicos e químicos organizadas pela organização International Solvay Institutes, ocorridas a cada 3 anos, cuja primeira edição foi em 1911 e que ocorrem até hoje (a próxima será em outubro deste ano). A conferência de 1927 foi talvez a sua edição mais famosa, quando os físicos mais notáveis ​​do mundo na época reuniram-se para discutir a recém-formulada teoria quântica. 17 dos 29 participantes eram ou se tornaram vencedores do Prêmio Nobel (incluindo Marie Curie, a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em duas disciplinas científicas distintas). Foi nesta reunião que Einstein, insatisfeito com o princípio da incerteza de Heisenberg, observou: “Deus não joga dados!“, no que foi respondido por Niels Bohr: “Einstein, pare de dizer a Deus o que fazer!“.

Esta importante fotografia foi originalmente feita em preto-e-branco (alguns destes cientistas nunca chegaram a ser fotografados em cores), mas a artista sueca Sanna Dullaway, em um minucioso e esplêndido trabalho, coloriu digitalmente cada pixel.

Um presente para a posteridade!

separador2

Um vídeo da conferência pode ser visto abaixo:

 

 

Veja tambÉm...

39 respostas

  1. Alex Cambraia disse:

    É tanto mito irradiando mitagem que sofri mitose.

  2. Suelen Davson disse:

    Papo de Primata quando você vai laçar mais vídeos?? São muito bons.

  3. Joao João Paulo Michelon

  4. Bill San disse:

    Debye está muito parecido com Hitler rs

  5. Mesmo gostando de ciência e admirando profundamente essas pessoas, em especial Curie, admito ignorância tanto na área quanto na vida dessas brilhantes mentes. Toda criança deveria ter em seu quarto fotos assim e estimuladas a pensar e a se tornarem homens e mulheres como esses heróis da raça humana. Minha insignificante vida pelo menos viu o triunfo da grandeza do intelecto sobre a pior fraqueza humana: a ignorância egocêntrica.

  6. Alguém tira uma dúvida? O gato do Schrodinger tá ou não tá na foto?

  7. Lucas Andrade disse:

    Lucas Taylor ! Ta sem QI os caras. Kkkk

  8. Le Geraldine disse:

    Se somar os neurônios dessa galera da foto, que numero daria….muitos dígitos com certeza…

  9. lista de analfabetos Bruno, Fernando

  10. André Tetsuo Shashiki Matheus Honorio, esse dia foi louco…fala ai

  11. Maria Carolina Walter Heisenberg. hahahahahahaha

  12. Excelente essa versão em cores! Muitos venderiam a alma, se isso fosse possível, apenas para sentarem-se ao lado desses gênios.

  13. Daniel Felipe Octávio Motta Carolina Shicata

  14. Eymos Pereira a maioria desses caras já me passaram muita raiva com a física! Gênios em uma foto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>