A estranha reverência dos elefantes com os mortos

Elefantes estão entre as mais inteligentes espécies. E um de seus comportamentos ainda não totalmente compreendidos é a aparente reverência que eles têm com os mortos.

As únicas espécies em que rituais fúnebres sabidamente surgiram foram os Homo sapiens e os Homo neandertalis. Porém, elefantes reagem de forma peculiar ao encontrar ossadas de outros elefantes: permanecem durante muito tempo examinando os cadáveres, observando os corpos geralmente em silêncio. Isto ocorre mesmo quando o elefante morto é um indivíduo desconhecido, não relacionado a aqueles que o examinam.

Não é raro também que elefantes movam os restos de outros indivíduos de um local para outro.

Seria apenas curiosidade? Ou um erro de avaliação que aciona a instintiva reação que estes enormes mamíferos possuem de ajudar indivíduos feridos? Estaríamos realmente presenciando uma forma muito primitiva de ritual?

O fato é que este comportamento dos elefantes com relação aos mortos estende-se ao aos cadáveres outras espécies. Há inclusive relatos de elefantes cobrindo corpos humanos com folhas e terras, numa reação ainda pouco explicada.

É sempre temerário e geralmente contraproducente imputar qualidades antropomórficas a outros animais, mas alguns aspectos da cognição destes gigantescos mamíferos, como o seu comportamento ao encontrar cadáveres, ainda é um mistério.

separador2

Vídeo feito em um zoológico de Munique que mostra a reação de um grupo de elefantes frente ao cadáver de Lola, uma aliá filhote:

Fontes:
O’Connell, Caitlin (2007). The Elephant’s Secret Sense: The Hidden Lives of the Wild Herds of Africa. New York City: Simon & Schuster. pp. 174, 184. ISBN 0-7432-8441-0.

Poole, Joyce (1996). Coming of Age with Elephants. Chicago, Illinois: Trafalgar Square. pp. 131–133, 143–144, 155–157. ISBN 0-340-59179-X.

Death rituals in the animal kingdom (BBC).
http://www.bbc.com/future/story/20120919-respect-the-dead

Veja tambÉm...

3 respostas

  1. Cemitério Memorial Parque da Paz, veja que interessante.

  2. Mara Passos disse:

    Computo como curiosidade e no caso de cobrir pode ser um comportamento análogo ao dos gatos que ao se depararem com algo “sujo” imediatamente tentam cobrir.

  3. Alini Frias disse:

    Kevin Rebouças olha só isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>