Elefantes estão entre as mais inteligentes espécies. E um de seus comportamentos ainda não totalmente compreendidos é a aparente reverência que eles têm com os mortos.
As únicas espécies em que rituais fúnebres sabidamente surgiram foram os Homo sapiens e os Homo neandertalis. Porém, elefantes reagem de forma peculiar ao encontrar ossadas de outros elefantes: permanecem durante muito tempo examinando os cadáveres, observando os corpos geralmente em silêncio. Isto ocorre mesmo quando o elefante morto é um indivíduo desconhecido, não relacionado a aqueles que o examinam.
Não é raro também que elefantes movam os restos de outros indivíduos de um local para outro.
Seria apenas curiosidade? Ou um erro de avaliação que aciona a instintiva reação que estes enormes mamíferos possuem de ajudar indivíduos feridos? Estaríamos realmente presenciando uma forma muito primitiva de ritual?
O fato é que este comportamento dos elefantes com relação aos mortos estende-se ao aos cadáveres outras espécies. Há inclusive relatos de elefantes cobrindo corpos humanos com folhas e terras, numa reação ainda pouco explicada.
É sempre temerário e geralmente contraproducente imputar qualidades antropomórficas a outros animais, mas alguns aspectos da cognição destes gigantescos mamíferos, como o seu comportamento ao encontrar cadáveres, ainda é um mistério.
Vídeo feito em um zoológico de Munique que mostra a reação de um grupo de elefantes frente ao cadáver de Lola, uma aliá filhote:
Fontes:
O’Connell, Caitlin (2007). The Elephant’s Secret Sense: The Hidden Lives of the Wild Herds of Africa. New York City: Simon & Schuster. pp. 174, 184. ISBN 0-7432-8441-0.
Poole, Joyce (1996). Coming of Age with Elephants. Chicago, Illinois: Trafalgar Square. pp. 131–133, 143–144, 155–157. ISBN 0-340-59179-X.
Death rituals in the animal kingdom (BBC).
http://www.bbc.com/future/story/20120919-respect-the-dead
Cemitério Memorial Parque da Paz, veja que interessante.
Computo como curiosidade e no caso de cobrir pode ser um comportamento análogo ao dos gatos que ao se depararem com algo “sujo” imediatamente tentam cobrir.
Kevin Rebouças olha só isso…