Cães e humanos: uma amizade antiga!

O cão tem sido um companheiro leal aos humanos por milhares de anos, mas até pouco tempo ninguém sabia exatamente quando o Homo sapiens e o Canis familiaris passaram a ter esta relação tão próxima.

Recentes análises do DNA comprovam finalmente que cães são descendentes dos lobos – mais especificamente do lobo cinzento (Canis lupus), nomeando mais corretamente os cães como Canis lupus familiaris.

Evidências arqueológicas (que vão desde esqueletos de cães e pessoas encontrados juntos, até pinturas rupestres representando a vida em comum entres estas estas espécies) mostram que homens e cães já formavam relações sociais há pelo menos 26.000 anos.

Muito provavelmente esta relação começou como a de presa e predador, ou como a de competidores, mas não é difícil imaginar como a domesticação começou. Lobos certamente aproximavam-se de habitações humanas, para roubar ou coletar restos de alimentos. Aqueles mais bravos acabavam sendo expulsos ou mortos, mas os mais mansos iam ficando por ali mesmo. Logo, suas habilidades como vigias e como guardiões de território foram notadas e aproveitadas, e a presença destes canídeos passou a ser valorizada, ao invés de rejeitada. Daí, o resto é fácil imaginar: seguiu-se a criação destes animais, e a seleção natural (que acabaria sendo substituída pela artificial) com o passar dos milênios foi tornando os cães mais sociáveis… e mais ‘belos’ aos olhos dos seus criadores.

É difícil estimar a quantidade de cães no mundo, por inúmeros motivos (incluindo aí o mais óbvio: apenas uma ínfima quantidade de animais é registrada), mas alguns cálculos apostam que há pelo menos 525 milhões deles no planeta. Mais que a população humana do Brasil e dos Estados Unidos somadas!

A bem sucedida relação é proveitosa para ambas as espécies. Mas considerando que outros carnívoros são paulatinamente exterminados pelos humanos, enquanto a população canina prospera, impossível não perguntar:

Quem domesticou quem?

Veja tambÉm...

10 respostas

  1. Jordan Lucas, Jose Victor, Matheus Augusto, Renan Morrison, Alan Porto

  2. Pedro Danilo disse:

    arrependido de não ter curtido essa página antes

  3. David Mafra disse:

    20 mil anos de amizade <♥

  4. sons of bitches sao demais

  5. Cães são dóceis, fiéis ao dono e ainda protegem o território. Seres admiráveis!

  6. Esta relação realmente foi muito vantajosa para os homens e para os cães também, é uma relação de ganha ganha como os entendidos em relações humanas falam. Parabéns pelo post. Abraço.

  7. Deem uma olhada em http://www.falarsobrepets.com.br lá também tem muitos artigos interessantes do mundo dos animais de estimação. Passem lá. Falar sobre pets: Leiam, comentem, compartilhem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>