Comparação de tamanho entre bonobos e chimpanzés


Bonobos (Pan paniscus) são menores que os chimpanzés (Pan troglodytes), mas não muito, pelo menos não o suficiente para justificar a designação de “chimpanzé-pigmeu”. A proporção de tamanho macho/fêmea é muito semelhante ao de chimpanzés.

Bonobos são mais “esbeltos” e pesam bem menos que os chimpanzés. Além disto, andam sobre suas mãos, como os chimpanzés, mas tem as costas retas, com os ombros e a cintura no mesmo nível (os chimpanzés, quando caminham sobre as mãos, tem os ombros mais elevados que a cintura).

Aliás, os bonobos caminham como bípedes com mais frequência que os chimpanzés.

Uma observação, a bem da correção científica: o termo chimpanzé é utilizado para classificar qualquer primata do gênero Pan. Assim, as duas espécies supracitadas poderiam ser assim chamadas. Os termos chimpanzé-comum e chimpanzé-robusto são utilizados com alguma frequência para nomear os indivíduos da espécie P. troglodytes.

Todas as espécies de chimpanzé são consideradas ameaçadas de extinção. Estima-se que existam cerca de apenas 150.000 indivíduos vivendo nas florestas da África Central e Oriental.


Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.