Derretimento polar

Uma das mais pungentes fotografias que simbolizam as mudanças climáticas foi a vice-campeã do Shell Wildlife Photographer of the Year 2007. Apesar de passada quase uma década, a imagem do urso-polar sobre o que parece ser os restos de um iceberg derretendo é cada vez mais atual.

O momento foi registrado pelo fotógrafo da natureza escandinavo Arne Nævra, durante um pequeno cruzeiro à leste da Ilha de Barents, no arquipélago de Svalbard (Noruega).

Nas palavras de Klaus Nigge, um dos juízes da competição, “esta imagem não é sobre a composição ou a luz mágica; é a simplicidade da mensagem: o último urso-polar no último pedaço de gelo em um momento de aquecimento global.”

Veja tambÉm...

4 respostas

  1. André Raposo disse:

    Fotografia bonita, mas a história não corresponde à realidade. O urso polar ou ursus maritmus nada mais de 150km por dia a procura de comida. É comum encontrar esses ursos a mais de 300km da costa. Na foto, provavelmente ele está estretegicamente caçando.

    • Ainda que o urso não estivesse ilhado, o iceberg estava derretendo, não?
      E note que o que foi destacado foi o simbolismo da imagem, não a tradução literal. Claro que aquele não era o último urso no último pedaço de gelo – mas quem pode afirmar que isto não é uma representação da realidade que está bastante próxima?

    • André Raposo disse:

      O volume do gelo Ártico aumenta e diminui. É o ciclo normal, desde 2012 que o gelo de lá, só aumenta. Mas daqui a alguns anos ele voltará a diminuir. O gelo Artico não derrete, ele desmorona devido ao aquecimento do mar. A população dos ursos polares só aumenta a mais de 50 anos. Por isso falei da foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>