Dia da Árvore

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore em todo o território brasileiro!

O objetivo desta data (escolhida por ser próxima à do início da primavera, em 23 de setembro) é o de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e das riquezas naturais. As árvores praticamente definem o aspecto e o clima de florestas e outros ambientes naturais, sendo poderosos símbolos da natureza cuja preservação é uma das principais preocupações de ambientalistas de todo o planeta.

Árvores têm um papel ecológico importantíssimo. Servem de moradia para várias espécies de animais, fungos e outras plantas; algumas árvores são verdadeiros ecossistemas existindo em um único indivíduo. Elas evitam a erosão, aumentam a umidade relativa do ar graças a evapotranspiração, produzem oxigênio através do processo de fotossíntese, reduzem a temperatura de vários ambientes, além de fornecer sombra e alimento para diversas espécies animais, incluindo o homem.

Também têm importância econômica. Das árvores retiramos madeira para construção de casas, móveis e outras estruturas, bem como a celulose, a matéria-prima principal para a fabricação de papel, e compostos utilizados na indústria farmacêutica. Por outro lado, a extração de madeira e o plantio extensivo de espécies exóticas para extração de matérias-primas, se feitos de forma irresponsável e não sustentável, causa perdas ecológicas graves e muitas vezes irreparáveis – não só para as árvores, mas para todo o ecossistema.

Mais do que uma data comemorativa, o Dia da Árvore nos traz a reflexão de que todos, sem exceção, devemos preservar o meio ambiente, sendo um dever de toda a humanidade proteger a natureza da devastação causada por interesses econômicos e pela irresponsabilidade de setores da sociedade que desprezam a importância da conservação natural para a sobrevivência de várias espécies, incluindo a humana.

Veja tambÉm...

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>