– Oh, meu Deus! Olhe para aquela cena ali! É a Terra chegando. Uau, é tão bonito!
– Ei, não fotografe isso, não está no planejamento. (risos)
– Você tem um filme colorido, Jim? Me passe aquele rolo…
– Oh, homem! Isso é magnífico!*
Na véspera de Natal de 1968, o astronauta William Anders encontrava-se orbitando a Lua, durante a missão Apollo 8. O comandante Frank Borman olhava para o exterior da espaçonave, quando subitamente viu a Terra emergir no horizonte, por detrás de seu satélite natural. Excitado, Borman chamou a tripulação para ver a belíssima imagem (era a primeira vez que olhos humanos testemunhavam aquela cena), tirando algumas fotos em preto-e-branco daquele momento. Foi quando Anders, o piloto, apanhou uma câmera, colocou um filme colorido e fez aquele que é considerado um das mais influentes registros fotográficos de todos os tempos!
“Earthrise” (como a foto foi batizada) foi eleita pela revista Life uma das 100 mais importantes fotografias já feitas, reproduzida incontáveis vezes em livros, revistas e até selos postais.
* Diálogo registrado pela captura de áudio da espaçonave durante o momento da fotografia.
Por que parece que se você continuar andando em frente, como se fosse o fotógrafo desta cena, irá cair num abismo? Essa visão da extensão de terreno da lua parece bem limitada, diferente quando olhamos pra frente aqui na terra. Aqui, se continuarmos andando em frente, não percebemos a curvatura. Nessa foto no entanto, parece que vamos cair ao chegar ali na ponta.
A foto não foi feita a partir da superfície lunar, Ygor, e sim da órbita do nosso satélite natural.
Ah, sim. Show. Valeu pela resposta.
Aqui tem o áudio inserido num vídeo com as imagens originais estáticas.
https://www.youtube.com/watch?v=Edzxppp81cQ
Yuri Santana