Jano anuncia: o ano novo vem aí!

A passagem de um ano para o outro é comemorada por vários povos ao redor do globo há séculos. Praticamente, todas as culturas que possuem calendários anuais comemoram este evento.

No calendário gregoriano, assim como no juliano, o ano novo inicia-se em no dia 1° de janeiro. Os romanos dedicavam esta data ao deus Jano (em latim, Janus – que deu origem ao nome do mês). Jano tinha duas faces; uma voltada para a frente (o futuro), e a outra para trás (o passado). A data foi instituída através de um decreto do ditador romano Julio Cesar.

Mas as origem das comemorações da virada de ano remontam a tempos ainda mais antigos. Já em 2000 anos a.C., o “Festival de Ano Novo” era comemorado na Mesopotâmia. Na Babilônia, a festa começava em meados de março, com a lua nova que indicava o equinócio da primavera. Assírios, fenícios e egípcios comemoravam o ano novo em setembro, e os gregos, nas últimas semanas de dezembro.

Na era moderna, ainda celebrava-se em muitos países europeus o ano novo em 25 de março (com a festa continuando até o dia 1° de abril). Mas com a adoção do calendário gregoriano, o Papa Gregório XIII instituiu 1° de janeiro como o início do ano. Não por acaso, esta era a data da Festa da Circuncisão de Cristo, comemoração do oitavo dia de vida de Jesus, no calendário litúrgico.

Mesmo hoje, o ano novo é comemorado em datas diferentes, dependendo da cultura. Chineses o celebram nos dias entre janeiro e fevereiro; o Rosh Hashaná judaico ocorre entre setembro e outubro; e o ano novo islâmico começa em maio.

É uma data em que as superstições proliferam. Para céticos e racionalistas, no entanto, é mais um momento para festejar, junto de amigos e familiares!

Então, feliz ano novo, amigos primatas, e que seus projetos se realizem!

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>