O assassinato de Cecil, o leão, reacende a discussão sobre a caça esportiva

Cecil era um leão magnífico, de 13 anos de idade, líder da sua família e o maior felino da região onde vivia. Praticamente uma celebridade, atraía um grande número de turistas para o parque onde vivia e era considerado como o animal-símbolo do Zimbábue. Mas a fama não o salvou da crueldade dos caçadores; no último dia 13, uma associação local informou que seu corpo foi encontrado durante um safari. O motivo da morte: ação de caçadores!

– Ele era um ícone. Todos ao redor do mundo o conheciam. – disse Johnny Rodrigues, presidente do Zimbabwe Conservation Task Force. – Era um orgulho, e agora perderemos suas crias. O próximo macho matará seus filhotes. É uma perda total!

Rodrigues refere-se ao fato de que leões machos que passam a liderar uma família já existente costumam matar os filhotes do seu antecessor, liberando as fêmeas para procriarem novamente e cuidar dos filhotes do macho atual. Com isso, doze filhotes de Cecil estão com seus destinos praticamente selados, o que elimina metade da sua família.

Cecil, o leão

Cecil, o leão

O animal vivia no Hwange National Park, uma área protegida contra caça. Porém, fora do território protegido, há concessões para a caça destes felinos. Os caçadores então utilizaram uma carcaça para atrair o leão para fora do parque e lá alvejaram-no com flechas. Mas o animal ainda teve forças para fugir. Os caçadores perseguiram-no por 40 horas, até que encontraram-no e abateram-no. Em seguida, decaptaram o leão e retiraram sua pele. Os restos de Cecil só foram encontrados por causa de um colar de rastreamento com GPS que o animal usava.

Após algumas investigações, autoridades zimbabuanas tiveram informações de que o caçador seria um estrangeiro que teria pago US$ 46 mil dólares para alvejar o leão. Mas um caçador local foi identificado como um dos operadores do safári que ajudaram a abater o felino. Localizado, pediu para não ter seu nome revelado e admitiu que foi um dos assassinos de Cecil, além de afirmar que o “cliente” estrangeiro seria norte-americano (embora haja outras informações de que se tratasse de um espanhol). O caçador zimbabuano disse que se sentiu “devastado” ao descobrir que haviam abatido o animal mais famoso do país.

Cecil era uma das atrações mais famosas do Hwange National Park

Cecil era uma das atrações mais famosas do Hwange National Park

– Nós não sabíamos que se tratava de um leão conhecido. – disse o caçador. – Eu tinha uma licença para que o meu cliente pudesse alvejar um leão com arco e flecha na área onde ele foi caçado.

Mas, para muitos, o local onde o animal foi morto não faria diferença.

– Eu me oponho veementemente à legalização e à prática de caça de leões em qualquer região. – afirmou Beks Ndlovu, CEO do African Bush Camps, uma companhia local de organização de safáris – Estimularei que a administração dos parques nacionais do Zimbábue e funcionários do governo comprometam-se com o fim da matança de leões imediatamente!

A morte de Cecil repercutiu pelo mundo, e organizações de defesa dos animais em todo o globo manifestaram-se em repúdio não só a este caso, mas à prática indiscriminada de caça na África, que está, em muitos sentidos, fora de controle.

Leões foram considerados como vulneráveis na última atualização da IUCN (International Union for the Conservation of Nature), o que os classifica como espécie criticamente ameaçada por causa da caça excessiva e da escassez de presas.

Consultores científicos da União Européia alertam que, uma vez que os caçadores têm atraído leões para fora de parques nacionais ao invés de caçar animais que vivem em áreas com cotas de caça, há indícios de que as populações destes felinos têm diminuído alarmantemente, o que torna a caça um prática não sustentável.

A verdade é que a caça esportiva é uma atividade cruel e desnecessária, que só se mantém por causa do desejo de algumas pessoas de provocar a morte de animais apenas para o seu prazer, algo intolerável. Desta forma, a morte de Cecil (cuja cabeça têm sido procurada pelas autoridades, temerosas de que ela se torne um troféu) não pode ficar impune. O leão símbolo do Zimbábue não foi apenas caçado; ele foi assassinado!

 

* Atualização: O caçador de Cecil foi identificado, e se pronunciou. Mais detalhes podem ser lidos através do link abaixo:
O assassino de Cecil, o leão, mostra remorso… pelos motivos errados!

 

Veja tambÉm...

62 respostas

  1. E depois nos perguntamos porque tanta tragédia no mundo?
    “O que está dentro está fora.”

    Sentimento de repudia e tristeza.
    Lamentável.

  2. Amy Azevêdo disse:

    Ainda tem infeliz que tem coragem de tirar foto sorrindo ao lado do animal morto,sentindo orgulho pela caça.Deveria ir direto pra cadeia essa gente.

  3. parabéns humanidade filha da puta !

  4. Lucas Peliceu disse:

    Ver o bixo vivendo não tem graça a graça é atirar nele, vai entender.

  5. Eu até entenderia se o seu algoz tivesse agarrado ele a unha e lutado c ele, diríamos q era o instinto q faz c q um queira se sobrepor a força do outro, coisa é tal, mas c uma arma é muita imbecilidade, poucas coisas me tiram do sério como isso

  6. Enquanto a caça render dinheiro ela vai existir.

  7. Tati GM disse:

    Ridículo!! Inaceitável!!! Se esta besta humana tem este dinheiro todo para matar o leão, eu duvido que terá alguma penalidade! Ser humanos é o ser mais mesquinho que existe!

  8. Esse tipo de crime só vai parar de acontecer quando houver uma legislação que proteja esses animais de forma que abranja todo o globo,como os direitos humanos ,pro exemplo.Enquanto não houver fiscalização , leis e PUNIÇÃO.Esse tipo de tragédia continuará acontecer até que não se encontre mais animais no mundo,aí eu so quero ver o que a especie humana irá caçar,provavelmente outros humanos.O direito a vida e ao planeta não pertence apenas a especie humana,pertence a todas as especies.

  9. caçar os caçadores, deve ser mais interessante, do que um leão, fica a dica pros caçadores, caçarem a si mesmos.

  10. A imbecilidade Humana chegou ao limite de crueldade,

  11. Massi Marques disse:

    “Caça esportiva”…que eufemismo barato para “assassinato”!!

  12. Otavio Colino disse:

    “lembre-se de quem você é…”

  13. Gilson Alves disse:

    Ser humano e câncer são bem parecidos

  14. Caçadores mira no meio do seu cu e da tiros bando de embecil

  15. Luis Angela disse:

    Nojo mil vezes, porcarias de gente

  16. William Welff disse:

    Não há animal mais majestoso que a porra de um Leão, e a desgraça do humano já está o colocando em beira de extinção. Como eu odeio essa merda de caça ilegal na África. A África e totalmente uma terra sem Lei. Que nojo desse povo, e foda-se a sua consciência moral de racismo.

  17. Luiz Campos disse:

    Contra caçadores, lei do talião.

  18. Cristina Lima disse:

    Revoltante! Vergonhoso!
    Afinal, quem são os irracionais?!
    Os leões ou os caçadores?
    Os primeiros, que caçam quando estão com fome ou os segundos, que caçam por prazer e sadismo???

  19. Ser humano!! Oh raça nojenta!!!

  20. Continuo acreditando em Stephen Hawking quando disse que o homem nunca alcançará a era espacial, pois irá se destruir antes que aconteça … lamentável verdade.

  21. Punição severa para estes inconscientes!!!

  22. Será q já mataram o doente mental q fez isso???

  23. Será que um dia uma raça ou espécie superior vai nos caça?mostrar que a gente não somos nada

  24. Sou completamente contra caça, adoro animais, mas, os países africanos não tem atenção que necessitam em vários sentidos, então qual a moral desses países que ainda se sentem colonizadores, de dar “pitaco” nas leis e intervir na soberania de um país…. É complicado isso!

  25. Danilo Ca disse:

    O cara pega um rifle, e sem nenhum esforço atira de uma distancia covardemente longa em um animal que nem sequer sabia que ele estava ali; só pra se sentir mais macho! Parabens humanidade…

  26. Histórias do Rei Leão vão perdendo o sentido pras nossas crianças e natureza some aos poucos do único lugar que é bem vinda. Planeta Homem, esse devia ser o nome da Terra :(

  27. Quero ver matar na porrada. Com arma qualquer um mata. Fdp

  28. Não consigo entender o esporte “caça” e a sua “legalidade” . Onde se mata por mero prazer, Justificando assim sua ação. Não importa se era um leão famoso ou um pato selvagem, é uma vida. A reportagem na íntegra tem mais barbárie

  29. Karol Petzold disse:

    Bruno F. Soares, Krizan Fernandes Soares e Gleyciane Lima parece com quem?

  30. Infelizmente, essa espécie humana parasita precisa de um caçador que tenha como Hobby a caçá-lo.

  31. Eva Ribeiro disse:

    Meu Deus! Quanta crueldade! Estou arrasada. :(

  32. O único animal que mata por prazer é o humano, esse assassino é americano pagou 200 mil dólares só pra ter o prazer de matar. Com tanta criança morrendo de fome na África., ele foi lá pra pagar pra matar um animal no habitat dele. Muita crueldade!

  33. Ele, o monstro caçador deveria ser obrigado a comer a carne do Leão, este senhor dentista não passa de um lixo, que DEUS o amaldiçoe, mesmo…

  34. Alberson Reis disse:

    O ser humano é a única espécie que mata outra espécie por diversão. Não faz o menor sentido isso.

  35. Tinha que ter uma lei… pra pegar esse cara e soltar ele sem arma juntamente com outros leões.

  36. Isa Maluche disse:

    Muito cruel….triste demais

  37. Só a clientela dele é quem pode fazer alguma justiça neste momento, deveriam se unir e cancelar seus contratos , fazer esse puto ir caçar bituca de cigarro no meio fio quando perder tudo o que conquistou …

  38. Danilo disse:

    É triste essa questão da caça na África, deem uma olhada nessa outra matéria: http://www.virales.com.br/2015/10/03/turistas-cacadores-escondem-o-rosto-com-vergonha-na-africa-do-sul/

  1. 30 de julho de 2015

    […] morte de Cecil, o leão, o felino mais famoso do Zimbábue, provocou uma comoção generalizada ao redor do mundo, de tal […]

  2. 17 de outubro de 2015

    […] meses depois do Zimbábue virar notícia no mundo por causa do assassinato de Cecil, o leão, um outro animal abatido chama atenção para a prática cruel da caçada esportiva na África: o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>