“- Se as plantas não têm músculos, como as árvores conseguem transportar água para os pontos mais altos do seu tronco e para os galhos da copa?”
Árvores como as Sequoia sempervirens (na imagem) estão entre as mais antigas e as maiores existentes, com troncos que podem passar dos 80m de altura! Como é possível que estes majestosos seres vivos consigam transportar água e nutrientes do solo até os seus galhos mais altos através do tronco?
Este transporte é feito através de dois sistemas especializados, presentes nas plantas vasculares (classificação que inclui as árvores): o xilema e o floema!
Segundo o professor de botânica e doutor em fanerógamas João Rodrigues Miguel, estes tecidos possuem vasos condutores de seiva que possibilitam o fluxo de líquidos por toda a extensão do tronco. “A água, juntamente com os sais minerais que compõem a seiva mineral, se desloca através do xilema até o ápice da árvore. O xilema é um sistema de vasos fechados, sem interferência da pressão externa, o que facilita o deslocamento da seiva. Propriedades dos líquidos como a capilaridade e as forças da pressão-coesão colaboram neste processo. Além disso, parte da água que penetrou pelas raízes sai da planta pela evapotranspiração e, consequentemente, a quantidade de água que evapora contribui para a entrada de mais líquido pelas raízes (por osmose), também contribuindo neste deslocamento.”
Já o floema, segundo Miguel, transporta o alimento que irá nutrir todas as partes dessa planta no sentido inverso, do topo até as raízes. Este processo também ajuda na subida da seiva: “o floema está muito próximo e paralelo ao xilema. Por isso, o alimento trasportado pelo floema também retira, por osmose, liquido do xilema, auxiliando o deslocamento da seiva mineral.”
Todo esse conjunto de propriedades da água, aliado ao fato dela ser um solvente universal, corroboram para o movimento da seiva mineral em direção ao ápice da planta!
Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!
loco
ajudem assinem http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=38723
diferença de potencial hídrico