PAPO DE PRIMATA responde: como as árvores conseguem transportar água para seus galhos mais altos?

“- Se as plantas não têm músculos, como as árvores conseguem transportar água para os pontos mais altos do seu tronco e para os galhos da copa?”

Árvores como as Sequoia sempervirens (na imagem) estão entre as mais antigas e as maiores existentes, com troncos que podem passar dos 80m de altura! Como é possível que estes majestosos seres vivos consigam transportar água e nutrientes do solo até os seus galhos mais altos através do tronco?

Este transporte é feito através de dois sistemas especializados, presentes nas plantas vasculares (classificação que inclui as árvores): o xilema e o floema!

Segundo o professor de botânica e doutor em fanerógamas João Rodrigues Miguel, estes tecidos possuem vasos condutores de seiva que possibilitam o fluxo de líquidos por toda a extensão do tronco. “A água, juntamente com os sais minerais que compõem a seiva mineral, se desloca através do xilema até o ápice da árvore. O xilema é um sistema de vasos fechados, sem interferência da pressão externa, o que facilita o deslocamento da seiva. Propriedades dos líquidos como a capilaridade e as forças da pressão-coesão colaboram neste processo. Além disso, parte da água que penetrou pelas raízes sai da planta pela evapotranspiração e, consequentemente, a quantidade de água que evapora contribui para a entrada de mais líquido pelas raízes (por osmose), também contribuindo neste deslocamento.”

Já o floema, segundo Miguel, transporta o alimento que irá nutrir todas as partes dessa planta no sentido inverso, do topo até as raízes. Este processo também ajuda na subida da seiva: “o floema está muito próximo e paralelo ao xilema. Por isso, o alimento trasportado pelo floema também retira, por osmose, liquido do xilema, auxiliando o deslocamento da seiva mineral.”

Todo esse conjunto de propriedades da água, aliado ao fato dela ser um solvente universal, corroboram para o movimento da seiva mineral em direção ao ápice da planta!

 


Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!

 http://ask.fm/papodeprimata

Veja tambÉm...

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>