PAPO DE PRIMATA responde: por que o mar é salgado?

“- Por que o mar é salgado?”

Ao contrário da explicação dada pela famosa piada, não é por causa da quantidade de bacalhaus! E, para a surpresa de alguns, o sal presente nos oceanos tem origem nas rochas presentes na terra firme.

A água da chuva tem em sua composição moléculas de dióxido de carbono que estão presentes no ar. Com isto, a chuva torna-se levemente ácida, já que o produto da reação da água com o dióxido de carbono gera o ácido carbônico.

Esta água desce pelos rios em direção ao mar. A água dos rios, por sua vez, causa erosão nas rochas por onde passa, decompondo-as fisicamente. No processo, os ácidos presentes na água reagem com as moléculas das rochas e geram átomos eletricamente carregados (íons), que atraem moléculas de outros elementos, entre eles, cloro e sódio, que acabam indo parar nos oceanos. Parte destas moléculas é consumida por microrganismos e removida da água, mas muitas ficam livres para se combinar e formar o cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha.

Como o sal não evapora com a água do mar, sua concentração foi aumentando durante centenas de milhões de anos, tornando os oceanos… salgados!

Na verdade, outros elementos também são carregados pelos rios para o mar, mas 90% de todos os íons dissolvidos na água oceânica são de cloro e sódio. A concentração de sal no mar é de 35 partes por milhar. Em outras palavras, cerca de 3,5% do peso da água do mar corresponde ao peso do sal presente nela. Segundo algumas estimativas, se ele fosse removido e espalhado pela superfície seca do planeta, formaria uma camada de mais de 150m de altura (a altura de um edifício de 40 andares)!


Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!

 http://ask.fm/papodeprimata

Veja tambÉm...

1 resposta

  1. Maria das Graças da Silva Soares disse:

    Esse papo de primata é uma mão na roda quando preciso responder as perguntas das minhas netas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>