“- Beber água em excesso pode matar?”
– Caio Gouvea
Sim, pode!
Muito embora a água seja indispensável à vida como nós conhecemos, ela não é exceção à conhecida regra de que “tudo em excesso faz mal”. Água demais pode matar, e não só por afogamento. Ingestão acima dos limites toleráveis para um ser humano pode provocar intoxicação por água, o que causará diversos problemas.
O principal deles se dá pela diminuição da concentração de sal no sangue. Se o nível de sódio no plasma sanguíneo estiver abaixo do mínimo necessário (cerca de 135 milimoles por litro), um quadro de hiponatremia irá ocorrer. Os sintomas iniciais deste transtorno incluem urinação frequente, dores de cabeça, náuseas, vômitos e fadiga. Com a progressão deste estado, o indivíduo poderá apresentar desorientação mental, reflexos diminuídos, estupor, convulsões, falha respiratória e coma.
Este colapso ocorre por que, uma vez que a concentração de sal no sangue encontra-se muito mais baixa que nos demais tecidos, por osmose a água deixará o plasma sanguíneo e entrará nas células, que aumentarão de volume para acomodar o líquido em excesso, podendo se romper se o processo não for interrompido. Mas antes que essa lise celular em massa cause a morte do indivíduo, outros problemas graves irão ocorrer. O principal deles é um edema cerebral, já que a caixa craniana não deixa muito espaço para os neurônios encharcados se expandirem. Esta hipertensão intracraniana poderá provocar hérnias cerebrais (avanço do tecido encefálico para o exterior da caixa craniana) e morte.
A hiponatremia ocorre com mais frequência entre atletas, principalmente ciclistas e maratonistas, que podem calcular mal a quantidade de líquidos necessários a ser ingerida durante as provas e exagerar no consumo de água. Para piorar, os rins diminuem drasticamente a excreção durante exercícios físicos intensos, aumentando o risco do acúmulo de líquidos.
Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!
Karla Patrícia
Por isso que eu tomo cerveja B|
Genio
E pra nao faltar o sal ja faz o cu de burro junto ! Hahahahaha
E qual é a quatidade certa?
De água ou cerveja?
Água!
Lenon, não existe uma quantidade exata e determinada de quanta água um ser humano precisa beber por dia. Vários fatores influenciam este cálculo: sexo, idade, peso, quantidade de gordura, hábitos alimentares, etc.
De qualquer forma, a recomendação é aquela do texto: confie no seu organismo e beba água quando ele lhe avisar que precisa; ou seja, quando sentir sede!
Então é mito aquele papo de que se seu corpo sentir sede é porque celulas já estão morrendo? E que se deve beber água antes de sentir sede?
Iago, células estão morrendo a todo momento. Ficar algum tempo sem beber água pode aumentar a pressão osmótica no sentido inverso ao da hiponatremia, e dependendo deste tempo, pode ser que isto mate algumas células. Mas desde que não seja um tempo demasiado, não é nenhum problema. De qualquer forma, atenda ao chamado da natureza: sentiu sede, beba água.
(Também não faz mal beber um pouco de água sem sentir sede, obviamente. O texto trata de ingestão em grandes quantidades.)
O suficiente para sua urina ficar sempre clara. Urina escura é sinal de desidratação.
Bruna Caproni
Tenho uma dúvida. Se eu comer uma quantidade significativa de algo doce ou salgado, a ingestão de água em quantidade grande ajuda na eliminação do excesso seja do açúcar ou do sal ingerido? Valeu!
Ruan Charles,Yuri Martins,André Reis
Nem ligo, eu gosto de água e n sera uma matéria que mudara o q eu gosto
blastoise tem q recarregar ,né?
claro
qualquer coisa pode matar tome 1000 litos de agua segundo andre reis
heusahesuaehas
heusahesuaehas
Huabihaiahua
Huabihaiahua
Interessante!
comer coisas com bastante sal ajuda a amenizar ou resolver totalmente?
Na verdade, o tratamento para uma caso de hiponatremia é a administração controlada de sódio, mas deve ser feita por um médico.
Sem contar que o consumo exagerado de sal causa vários malefícios ao organismo, como a pressão alta.
A causa-morte em alguns casos de consumo de MDMA (ecstasy) em festas.
Rosangela Vietro
Mylena Sousa Le aí
Gostei
Isabella Michelon, miga sua loca, já sabe quem marcar aqui KAKAKKA
MIGA 6L SUA LOCA
Renato Andrade ai pai , o q estavamos falando outro dia e a mamãe não levou a sério
Partiu Maria Barroso
É importante conhecemos nosso próprio corpo para sabermos a quantidade certa. Cada corpo uma quantidade a media existe mas não é cada corpo tem suas especificidades.
Verdade! Tudo em excesso faz mal, porém ninguém fala nada da cerveja! Quantos por aí bebem litros e mais litros desta droga e ninguém fala nada??? Faça-me um favor….
A cerveja é mais diurética que a água, e possui sais minerais que contrabalançam o efeito da hiponatremia dilucional mencionado na matéria.
Quando perguntarem sobre a cerveja o assunto será cerveja. No momento a água é quem está em questão.
Blá…blá….blá…
Leonardo Louzada
Angela Tunes viu
Eu só bebo de 2 a 3 litros por dia… não é muito. Mas Muito obrigada pelo post.
Kelly Cristina
Pelo amor NÉ….
“tudo em excesso faz mal”.
Allana Katiussya
Miilly Carvalho
Virlania Araújo
Anderson Santos
Gosto de sempre ficar por dentro desses assuntos, porque tenho somente um rim e água é um assunto interessante.
Adorei a página de vocês Matheus Ivan
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkj LIXO
Isabel Elina
Debora Kaneko
Thainá Hashiguti
Kamila Nascimento kkkk
Eita poxa, qual a quantidade máxima recomendada?
Eu tomo diariamente aproximados 3,5 L. É muito, ou to na média?
Se você bebe quando sente sede, esta quantidade não vai lhe causar hiponatremia, Dhonatã! 🙂
Bom esse é outro problema eu estou sempre com sede, eu normalmente só para de beber água quando não consigo mais beber nada. Mesmo assim contínuo com sede.
Seta que isso é normal.
Minha pele transpira muito, isso é ruim???
Dhonatã, um dermatologista seria o profissional ideal para lhe responder isto.
Dhonatã, um dermatologista seria o profissional ideal para lhe responder isto.
Vlw (y)
Vlw (y)