Crocodilos, os mais poderosos mordedores da atualidade!

Uma pesquisa realizada pela equipe do paleobiólogo Gregory M. Erickson revelou: crocodilos possuem a mais forte mordida entre os animais vivos, rivalizando com a de um poderoso T-Rex!

Durantes os testes, realizados em 2012, na St. Augustine Alligator Farm Zoological Park (Flórida), os pesquisadores fizeram com que animais de diversas espécies mordessem um equipamento capaz de registrar a pressão da mordida.

Os vencedores foram os crocodilos-de-água-salgada (Crocodylus porosus), que conseguiram fechar suas mandíbulas com a força de 3.700 psi, ou 260,14 kg por cm².

Uma pessoa pode rasgar um bife com uma força entre 150 e 200 psi. Hienas, leões e tigres gerar cerca de 1.000 psi em uma mordida. É possível que tubarões-branco com mais de 6,5m possam morder com cerca de 4.000 psi, mas este é um número que nunca foi realmente medido.

No momento, contudo, o cinturão cabe aos crocodilianos!

Erickson sugere que uma mordida poderosa é o cerne do que significa “ser um crocodilo”.

“Creio que isto seja o motivo pelo qual eles têm sido tão bem-sucedidos”, disse ele. “Os crocodilos aproveitaram um design eficiente para a produção de força e pressão em suas mordidas, ocupando nichos ecológicos na beira da água por 85 milhões de anos, e ninguém está adaptado para tomar estes nichos deles.”

Na imagem, um crocodilo-do-nilo utiliza suas potentes mandíbulas para destroçar um casco de tartaruga!

Veja tambÉm...

2 respostas

  1. 7 de março de 2015

    […] Publicação by Papo de Primata. Confira também: Crocodilos, os mais poderosos mordedores da atualidade! http://papodeprimata.com.br/crocodilos-os-mais-poderosos-mordedores-da-atualidade/ […]

  2. 21 de maio de 2015

    […] Sendo um superpredador em sua época, o tiranossauro tinha uma anatomia que deve ter feito jus à sua fama atual de ferocidade e poder. Além da grande velocidade que podia atingir, tinha bulbos e nervos olfatórios enormes (sugerindo que possuía um bom olfato), seus dentes podiam chegar a 30cm de comprimento e sua poderosíssima mandíbula conferia-lhe uma mordida que podia chegar a 6 toneladas de força! Para ter uma noção desta força, basta saber que é 3 vezes a de uma mordida de um atual tubarão branco, 15 vezes a de um leão africano e 3,5 a de um crocodilo de água salgada (os campeões da mordida os terrestres vivos, conforme pudemos conferir neste artigo)! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>