Ferramentas!

Foto capturada em uma reserva na ilha de Kaja, na parte sul de Bornéu, e publicada em 2008 no livro “Thinkers of the Jungle: The Orangutan Report“, de Gerd Schuster, Willie Smits e Jay Ullal.

O livro também revela que esta tentativa de pesca tentando atingir peixes com a vara não rendeu frutos, mas que o orangotango mostrou grande capacidade de improviso para, mais tarde, com o auxílio da mesma vara, pegar peixes… presos em linhas de pesca dos habitantes locais!

😉

Veja tambÉm...

84 respostas

  1. Wilgner Queiroz Matheus Oliveira sempre fico impressionado ^^

  2. Sídney Sousa disse:

    ainda bem que decidi aprender inglês, nem todo livro está escrito em português 😉
    vou procurar esse daí, parece interessante…

  3. fantástico! Dá orgulho de ver a inteligência de nossos primos… são melhores que nós.

    • Melhores em que? Escalar arvores? Nossos primos são bom mesmo mas não exagera amigo heheh

    • Rodrigo Mattos, é mesmo? Compare alguns valores entre eles e nós: lealdade, respeito, solidariedade, união, comunhão, dignidade. Só aqui perdemos feio. Mas vamos adiante. Traição, crimes, mentiras, pobreza e miséria, escravidão, submissão, violência contra fêmeas, assassinatos contra os semelhantes por nada, vaidade acima da vida, guerras acima da paz, crença em baboseiras que só promovem a desgraça e o sofrimento, leis que só visam subjugar os mais fracos e empoderar os mais ricos. Devo estar muito errado mesmo..

    • Thammer Guzzo disse:

      Valores éticos são invenção humana. Isso não torna uma espécie “melhor” que a outra.

    • Thammer Guzzo disse:

      Tenha orgulho de ser humano e pare com essa bobagem de elevar o instinto alheio.

    • É mesmo? O que me diz sobre macaco alfa e seus direitos no bando? Quebre esse valor ético’ entre eles e a porrada é certa… a ética nesse caso é real, da natureza, e somos nós que tentamos imitar com leis esses princípios em comunidade. Se duvida, leia Aristóteles em A Política. As invenções humanas são nada mais nada menos que tentar imitar as condições que o mundo natural ensinou ao homem durante seus milhares de anos de desenvolvimento.

    • Ricardo Rocha disse:

      Amauri Corrêa Gama Eu não diria “tentar imitar as condições que o mundo natural ensinou ao homem durante seus milhares de anos de desenvolvimento.” Mas sim,dar continuidade,já que somos parte da natureza.

    • Esta é uma discussão interessante e bastante filosófica!

    • Thammer Guzzo disse:

      Concordo que é interessante! Estou sem tempo, Amauri. Me desculpe, mas não vou poder debater contigo.

    • Thammer Guzzo , você tem toda razão. Tenho orgulho sim de ser humano, mas tenho uma vergonha imensa da desumanidade dos humanos, e principalmente agora, que nos intitulamos tão modernos e avançados tecnologicamente, porém chucros e estúpidos em relação à misericórdia, à justiça, ao perdão, ao amor. Agora mesmo assisti à matéria que falava sobre pessoas que incendiaram mendigos no Rio. Será que um macaco é capaz de fazer essa barbárie humana?

    • um abraço amigo. Debate bom é aquele que a gente defende ideias sem ofender o outro. Valeu. Obrigado pelas ideias e argumentos.

    • você está mesmo pegando valores humanos, aplicando em orangotango e chamando eles de melhores porque eles tem esses valores melhores que os nossos??
      você acha que eles tem “lealdade, respeito, solidariedade, união, comunhão, dignidade”
      perdemos feio onde? eles estupram outras macacas, eles podem até ter sentimentos parecidos com os nossos, mas somos seres completamente superiores INTELECTUALMENTE falando, isso pode influenciar!
      Assiste os deuses devem estar loucos e veja o que acontece com um grupo “UNIDO” quando aparece um pedaço de vidro no meio da selva.

    • João Paulo disse:

      o ser humano construiu o Hubble. A Discussão termina aqui.

    • #RodrigoPicolotto, intelectualmente é você quem está afirmando. Eu disse que o COMPORTAMENTO social dos primatas é mais digno e coerente do que o comportamento “CIVILIZADO’ dos humanos. E que o instinto animal deles possui mais valores de decência do que que a maioria das nossas ações. No filme Os Deuses devem estar Loucos essa constatação é ainda mais reveladora, pois por todo o enredo a tal CIVILIZAÇÃO HUMANA e sua garrafa de coca-cola valem nada perto dos valores de sobrevivência, solidariedade e até luta pela vida que os habitantes locais e os próprios animais da África fazem. A nossa maior desgraça é que sabemos o que é o Bem e o que é o Mal, e ainda assim continuamos praticando o mal e evitando o bem.

    • Allan Pôu disse:

      Ao meu ver, se eles tivessem evoluído intelectualmente como nós, estariam fazendo tanto coisas incríveis, como odiosas, do mesmo jeito que a nossa raça.

    • Jaco Sousa disse:

      Por isso eles são mais inteligente, não se deixa contaminar por dinheiro nem falcatrua, que só isso que as instituições corre atrás.

    • Jaco Sousa disse:

      Esse comportamento, difere o que dos macaco. Só que criamos éticas, criamos leis se é preciso é outra coisa mais os institutos não fica longe de ser parecido.

    • Jaco Sousa disse:

      Só que macaco ainda, é ser que tem como éticas a natureza já o homem o poder, o dinheiro que é o mal e que compra muitas pessoa e caráter.

    • Jader Lima disse:

      O pior que nossa raça é tão foda que já os escravizam em alguns lugares.

  4. Alex Cobra disse:

    Larissa Ariane de Arruda Orangotangos *-*

  5. Esse animal tem mais neuronios sendo trabalhados, do muita gente que conheço!!!!!.

  6. Orangotango pescador, Bicho esperto gosta de uma pescaria .

  7. eles estão evoluindo também

  8. Jaco Sousa disse:

    Agora um coisa é certa, nunca vi um barro pescando peixes.

  9. Daqui a pouco eles inventam um deus.. vai ser engraçado ver o desastre que aconteceu conosco acontecendo de novo.

  10. Mateus Felipe disse:

    Não existe argumento de “criação” com uma foto dessas.

  11. Jaco Sousa disse:

    Seres evoluem por adaptação isso ficou claro.

  12. Michel Castro disse:

    Essa imagem me deixou muito adimirado. Confesso que eu fiquei muito curioso, e essa minha curiosidede se resume em 3 perguntas…
    1°→ fiquei imaginando esse orangotango subindo nessa harvore com essa vara na mão, e me endaguei se ele subio msm com essa vara ou ele à encontrou no local?
    2°→ não foi mesmo muita sorte para esse primata ter encontrado uma vara tão linheira como essa da imagem?
    3°→ essa vara tinha ponta afiada em uma de suas estremidades? Se tinha, quem afiou? Se não, ta aí a espricação para o fato desse orangotango não ter obtido resultado em sua supposedly pescaria..

    • Assassinaram o português… :/

    • 0 – não posso afirmar estar certo de nenhuma das respostas a seguir, pois não presenciei a cena.
      1 – ele pode ter subido com ela, ou a achado no meio destes galhos próximos a ela, mas fico com o subido.
      2 – realmente essa vara parece ter sido produzida. Como o orangotango está em uma reserva, a presença de turistas e guias deve ser constante, e ele pode ter encontrado essa vara que pode ter sido utilizado por um ser humano em outro momento.
      3 – não da pra ter ideia se tinha ou não ponta afiada.
      4 – independente de qualquer pergunta ou resposta, o que impressiona é a capacidade de primatas utilizarem ferramentas para obtenção de resultados. E este orangotango foi fotografado em uma situação que com certeza em alguma parte da história aconteceu por nossos antepassados.

  13. O homem, com suas nobres qualidades, ainda carrega no corpo a marca indelével de sua origem modesta.
    Charles Darwin

  14. Gustavo Qm sabe, daqui uns milhões de anos se eles não forem extintos,não se tornem um hominídeo como nós,inteligentes igualmente ou mais?!

  15. Mila Mayumi disse:

    Até eles são mais inteligente q eu ;-; eu n evolui direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>