Há 50 anos, alienígenas invadiram a Lua!


Há 50 anos, alienígenas vindos de um planeta próximo pousaram na Lua pela primeira vez. Após algum tempo coletando rochas e fazendo experiências, embarcaram em sua nave espacial e voltaram para seu planeta. Mas não seria a última vez que visitariam aquele mundo rochoso e empoeirado!

No dia 20 de julho de 1969, às 20:18 UTC (17:18h no Brasil), a missão espacial Apollo 11 tornou o que até então era apenas ficção científica em realidade! O primeiro pouso de uma nave tripulada na Lua aconteceu quando o módulo lunar “Eagle” (águia) pousou no Mare Tranquillitatis, uma planície lunar localizada na face do nosso satélite natural sempre visível para os habitantes da Terra.

Quatro dias antes, os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins deixavam o planeta Terra a bordo do módulo de comando Columbia, posicionado na ponta do foguete Saturno V. A viagem até a órbita do nosso satélite natural foi tranquila. Enquanto Collins permanecia em órbita na Columbia, Armstrong e Aldrin desceram até a superfície Lunar.

A mais de 300 mil quilômetros dali, o mundo inteiro assistia o momento histórico em que, pela primeira vez, um ser humano pisaria em um objeto astronômico diferente da Terra. Às 22:56 UTC (23:56 aqui no Brasil), Armstrong, o comandante da missão, abriu a escotilha do módulo e iniciou sua descida pela escada. Ele precisou saltar o último degrau em direção à base da Eagle. Ali, ele testou o chão com as pontas de suas botas e, finalmente, pisou no solo lunar, dizendo a frase histórica:

“- É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.”

Em seguida, Aldrin juntou-se ao comandante na superfície lunar. Como era Armstrong quem operava a câmera fotográfica, a maioria das fotos que mostram um astronauta sobre o solo lunar durante a missão Apollo 11 são de Aldrin. Eles permaceram cerca de 2 horas e 40 minutos fazendo experiências e coletando materiais do lado de fora do módulo, até retornarem e começarem os preparativos para a volta. A Columbia retornou à Terra com os tripulantes em boas condições de saúde quatro dias depois.

Outras cinco missões (todas americanas) levaram o homem à Lua. A última vez que pisamos em nosso satélite natural foi em dezembro de 1972, na Apollo 17.

Uma placa de aço foi deixada na superfície lunar pelos tripulantes da Apollo 11, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano. Nela, encontra-se escrito:

“Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind”
(Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade).

Hoje comemoramos meio século desta grande aventura espacial. Feliz aniversário, Apollo 11! Embora tantas décadas depois ainda haja quem duvide de que o homem tenha pisado na Lua, você ainda nos encanta por ser um dos maiores prodígios científicos da humanidade!


Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.