O que estas pessoas têm em comum?


Você é capaz de descobrir o que estas oito pessoas têm em comum? Olhe bem e tente descobrir antes de continuar!

O que estas pessoas tão diferentes têm em comum é que elas não existem! Isso mesmo! Estas imagens são de rostos criados digitalmente por inteligência artificial.

O site ThisPersonDoesNotExist utiliza tecnologia baseada nas mais recentes pesquisas de IA capaz de criar um número infinito de rostos humanos virtuais. Criado pelo engenheiro de software norte-americano Philip Wang, o algoritmo utiliza uma enorme base de dados de fotos de pessoas reais e uma rede neural para fabricar rostos novos.

A cada vez que você atualizar o site, a rede gerará uma nova imagem facial. Torna-se quase viciante ficar fazendo “refresh” na página para criar novos rostos. Em alguns casos ocorrem erros bem visíveis, mas na maioria das tentativas o resultado é bastante satisfatório.

A tecnologia base, criada pela Nvidia, tem um potencial enorme. O programa foi “treinado” para inventar rostos, mas pode teoricamente ser utilizado para gerar qualquer outro tipo de foto com base em um banco de imagens. Animais, veículos, mapas e até obras de arte podem ser criadas utilizando esta estratégia.

A tecnologia é surpreendente e pode ter várias aplicações úteis futuramente. Mas como ocorre com qualquer inovação tecnológica, esta capacidade pode ser utilizada para fins não tão nobres. A geração de imagens tão realistas, de maneira barata e simples, em qualquer escala, logo estará disponível para boa parte da população, inclusive políticos, marqueteiros e outros profissionais que poderiam se beneficiar do poder de criação de imagens virtuais indistinguíveis da realidade. Definitivamente, em épocas de “fake news” e pós-verdades, não podemos mesmo acreditar em nada do que vemos!


Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.