Opinião: DEUS, UM DELÍRIO

DEUS, UM DELÍRIO
(The God Delusion)
Richard Dawkins, 2006

Muitos consideram Richard Dawkins radical e beligerante demais com as religiões. Sua militância ateísta incomoda, não apenas os religiosos, mas também aquela ala mais moderada dos não religiosos.

Em ‘DEUS, UM DELÍRIO’, Dawkins desmonta, capítulo após capítulo, a crença em seres divinos, analisando os fatores que a torna presente em quase todas as culturas (e concluindo que a mesma é um efeito colateral da nossa mente sedenta de significância). Ataca impiedosamente a religião institucionalizada, que se aproveita da ignorância e do medo como forma de dominação.

Dono de uma capacidade literária inegável, o biólogo apresenta, em geral, argumentos implacáveis contra a devoção e o misticismo, escritos de forma contundente sem deixar de, em certos momentos, usar o bom humor. O livro é um deleite, capaz de capturar com facilidade qualquer leitor que não tenha medo de um tema tão delicado.

Quanto ao ativismo de Dawkins, é necessário admitir que sua intolerância às vezes parece aproximar-se perigosamente do limite em que se tornaria pura hostilidade (há quem acha que ele ultrapassa este limiar). Mas é necessário também perceber a importância da sua obra, que tem, entre outras feitos, desnudado para milhares de pessoas os perigos do uso da fé por instituições mal intencionadas. Não é raro encontrar quem diz que tornou-se ateu depois de lê-la.

A atitude de Richard Dawkins pode parecer intransigente e um tanto arriscada. Mas é indiscutível que, de tempos em tempos, é necessário que surja alguém que diga o que ninguém mais tem coragem de dizer.

Nota 10

Veja tambÉm...

2 respostas

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    Preciso ler o livro. Não posso decidir nada com base apenas nesse comentário. Pretendo, inclusive, questionar Dawkins. Onde posso comprar esse livro? Como consegui-lo?

  1. 30 de janeiro de 2015

    […] recomendado para a temática ateísta: DEUS, UM DELÍRIO (Clique aqui para ler a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>