PAPO DE PRIMATA responde: a vaidade tem origem biológica?

“- Parece-me que a vaidade é um dos pontos centrais da vida em sociedade. Tenho a impressão de que, se pudesse, a maioria ostentaria posições de prestígio, dinheiro e roupas da moda. Qual é a causa disso? Há alguma explicação biológica? Por que desejamos tanto mostrar o que temos e o que somos?”
– Felipe

Sim, há uma explicação biológica! Segundo o psicólogo Thales Vianna Coutinho, autor do do livro “Impressionantes: A Ciência da Primeira Impressão” e vlogger do canal TVCChannelNews, a ostentação faz parte não apenas da nossa natureza, mas de vários outros animais.

“Curiosamente, a vaidade está mais relacionada ao comportamento do macho. Por exemplo, pavões competem para ter uma cauda mais colorida, pois isso chama a atenção das fêmeas.”, ele explica. “A mente humana, especialmente – mas não somente – do homem, é regida por um princípio muito semelhante. Quando ele ostenta status, poder social ou financeiro, acaba ficando em evidência sob os holofotes femininos, por sinalizarem a elas que eles detém recursos suficientes e – por isso – seriam bons parceiros em potencial.”

Thales lembra ainda que um mecanismo semelhante, mas menos evidente, existe também no comportamento feminino: “Chama-se ‘Efeito Batom’, e é caracterizado como o maior interesse feminino por adquirir produtos que aumentem a atratividade (chamando assim a atenção dos homens) durante os períodos de recessão econômica, quando o poder aquisitivo geralmente está em baixa.”

Em suma, compramos e exibimos as coisas que compramos por uma razão muito maior que a mera vaidade pessoal. Ostentamos recursos (seja financeiros, seja de beleza) porque isto exerce um efeito muito agradável no sexo oposto!

 


Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!

 http://ask.fm/papodeprimata

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>