PAPO DE PRIMATA responde: jacarés e crocodilos são dinossauros?


“- Jacarés e crocodilos são dinossauros?”

Segundo o Pirula, o Doutor em Paleontologia mais famoso do Youtube Brasil, definitivamente não!

Ele explica que os crocodiliformes (nome que se dá ao grupo que inclui crocodilos, jacarés e gaviais) pertencem a um grupo maior chamado Arcossauros. Também são arcossauros os dinossauros (incluindo aí as aves) e os pterossauros.

– Crocodilos, portanto, são primos dos dinossauros, – ele esclarece – mas não possuem as características específicas que definem um dinossauro. Essas características, chamadas de diagnoses (no mesmo sentido que se usa ‘diagnóstico’ em medicina: elementos de identificação), incluem uma série de peculiaridades anatômicas, como o posicionamento dos ossos do tornozelo (calcâneo e astrágalo fusionados à tíbia e fíbula), o acetábulo perfurado (um buraco entre ílio, ísquio e púbis), o pescoço em forma de “s” e muitas outras características exclusivas dos dinos.

Nenhuma destas características está presente em crocodilos ou pterossauros que, portanto, não podem ser considerados dinossauros.

No entanto, Pirula observa:

– Já as aves possuem todas estas características e, por isso, são verdadeiros dinossauros.

Então, mais respeito com nossos contemporâneos emplumados! Jacarés e crocodilos podem ser mais assustadores, mas são as aves os verdadeiros representantes vivos da impressionante superordem Dinosauria!

 

* Na imagem, obra do excepcional ilustrador espanhol Raúl Martín (http://www.raul-martin.net/), um Deinosuchus ataca um Albertossauro.


Tem alguma pergunta relacionada ao canal PAPO DE PRIMATA, a ciências em geral, ou a qualquer outro assunto? Envie-a! Se não soubermos responder, procuraremos quem saiba!

 http://ask.fm/papodeprimata


Veja tambÉm...

1 resposta

  1. 19 de maio de 2016

    […] De qualquer forma, ainda é um dos maiores gêneros de crocodilianos que já existiram, tendo entre suas presas algumas espécies de grandes dinossauros (como ilustrado nesta matéria aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.