Paquicefalossauro

Paquicefalossauro
(Pachycephalosaurus wyomingensis)

A característica mais evidente e conhecida do paquicefalossauro é, sem sombra de dúvida, o seu capacete ósseo! Uma abóbada resistente com 25 cm de espessura localizada no topo do seu crânio compacto, cuja utilidade ainda é alvo de debate, mas que possivelmente tinha a mesma função dos chifres de alguns caprinos modernos: a de ser utilizado em combates entre machos, que chocavam seus crânios numa disputa por fêmeas ou territórios. Outra posssibilidade, menos aceita, é de que tenha sido utilizada como adorno em cortejos sexuais.

A bem da verdade, sabe-se muito pouco sobre este dinossauro. A começar pela sua dieta: os cientistas simplesmente não sabem o que este animal comia! Seus pequenos dentes afiados e serrilhados não deveriam ser eficientes para mastigar plantas fibrosas de forma tão eficaz quanto outros dinos da época. Supõe-se de que tinha, portanto, uma alimentação mista, composta de folhas, frutas, sementes e insetos.

Quando adulto, deveria medir 4,5m de comprimento e pesar meia tonelada. Era provavelmente bípede e tinha um corpo atarracado, com pescoço grosso e resistente (para suportar a potência das pancadas que provavelmente dava com a cabeça), pernas traseiras fortes e uma cauda pesada e rígida (à semelhança de outros dinos que a utilizavam como arma, uma outra questão que confunde os pesquisadores). Tinha as órbitas posicionadas na parte frontal da cabeça, indicando visão binocular e sugerindo boa capacidade visual.

O paquicefalossauro foi um dos últimos dinossauros não-avianos a viver antes antes do evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno, e habitava a região que hoje é a América do Norte.

Crédito da imagem: Masato Hattori

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>