Postosuchus

Postosuchus
(Postosuchus kirkpatricki)

Primo distante dos modernos crocodilos, o postosuchus foi um dos maiores predadores da sua época. Viveu onde hoje é a América do Norte, na segunda metade do Período Triássico. Do clado dos arcossauros (ancestrais de todos os crocodilianos e aves), estava no topo da cadeia alimentar, apresentando características de um devorador implacável: grandes órbitas oculares que lhe proporcionavam boa visão; olfato apurado dado pelas narinas alongadas e um órgão de Jacobson; e uma enorme mandíbula com enormes dentes afiados curvados para dentro. Esta bocarra (cujos dentes passavam dos 7 cm), aliada a um forte pescoço, provia-lhe uma das mais poderosas mordidas de todos os tempos.

Suas costas eram protegidas por uma armadura de fileiras de pratos ósseos na parte superior. Sua altura era de cerca de 1,5m, e seu comprimento chegava a 5m. Há um discussão sobre a postura deste réptil: é opinião majoritária que fosse quadrúpede (apesar de pode ficar eventualmente de pé para enfrentar adversários), mas alguns pesquisadores defendem que, dado que suas pernas dianteiras eram mais curtas que as traseiras e outras características morfológicas incomuns em  quadrúpedes, o postosuchus pode ter tido uma postura predominantemente bípede.

Vivendo em ambiente tropical, este animal podia aproximar-se das margens de lagos e rios para caçar, mas ao contrário dos modernos crocodilianos, não tinha um estilo de vida precipuamente aquático.

Após sua extinção, os dinossauros carnívoros encontraram as condições para tornar-se cada vez maiores e dominarem todo o continente.

Crédito da imagem: Masato Hattori

Veja tambÉm...

2 respostas

  1. Yuri Silva disse:

    Jackson Cleiton olha esse também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>