Para azar do gato preto, a ignorância humana persiste!

O folclore sobre gatos pretos varia de cultura para cultura. Por exemplo, na Grã-Bretanha, estes animais são vistos como amuletos da sorte, e na Escócia a chegada de um gato preto significa prosperidade.

Lamentavelmente, no entanto, na história ocidental, gatos pretos tornaram-se símbolos de maus agouros e de má sorte, tendo sido associados à bruxaria durante muito tempo. Muita gente ainda acredita que um felino atravessando despreocupadamente seu caminho poderá causar azar.

O problema é que este tipo de superstição acaba provocando violência contra os pobres animais. Durante a Idade Média, pessoas matavam sistematicamente gatos pretos (na verdade, gatos em geral eram cruelmente sacrificados, mas os pretos obviamente eram mortos com mais frequência, já que eram associados a demônios). Claro que isto gerou prejuízos para a própria humanidade, como o aumento incontrolável de ratos e uma ajudinha à proliferação da Peste Negra.

Ainda hoje, gatos pretos são vítimas de rituais em algumas religiões e de violência motivada por ignorância, falta de ceticismo e, por que não dizer, crueldade e desprezo pela vida animal.

Cabe a todos nós lutarmos contra esta barbárie e rejeitar qualquer costume que incentive esta violência!

Porque o mais irônico é que, em pleno século XXI, este belíssimo animal tenha que contar com a sorte de não ter o caminho cruzado por um humano supersticioso!

Viva o gato preto!

Veja tambÉm...

60 respostas

  1. Adoro gatos! 😀
    Odeio humanos supersticiosos! :(

  2. André Nery disse:

    Onde eu morava algumas pessoas pegavam os gatos, colocavam em um saco, amaravam numa árvore e batiam no saco para “brincar”.

  3. Eu tenho uma gatinha preta, é a companheira mais doce e gentil que há vi na vida.

  4. Minha foto de perfil já diz o que sinto por gatos pretos!

  5. Moacir Echer disse:

    Humano idiota não supersticioso

  6. Ana Kárita disse:

    Andreza Fernandes brasil…..

  7. Ana Kárita disse:

    Andreza Fernandes brasil…..

  8. MEU FILHO TEM UM GATO TODO PRETO DE OLHOS VERDES. COISA MAIS LINDA. E TODOS NÓS O AMAMOS TENHO DUAS NETINHAS UMA DE SEIS ANOS QUE CUIDA DO GATO TROCA A ÁGUA. E QUANDO ELA NASCEU ELE JÁ ESTAVA CONOSCO. TEMOS AGORA UMA OUTRA BEBE DE UM ANINHO QUE. JÁ. BRINCA COM ELE. E ELE É. O CHODO DA FAMÍLIA. MINHA FILHA ACHOU. ELE NA RUA AINDA COM OS OLHINHOS FECHADOS DE TÃO PEQUENINO. TOMAVA LEITE NA SERINGA DE IINJEÇÃO.HOJE ELE ESTÁ. LINDO GORDO. E TODOS QUE O VEEM FALAM QUE ELE PARECE UMA PANTERA.

  9. Vou adotar um gatinho preto.. Decidido!!! Acho lindos

  10. Caique Silva disse:

    Crueldade com animais irracionais é uma covardia sem limites

  11. Li isso com o Maracatu do lado

  12. É verdade Cassi, quanto mais ignorante é o povo, mais barbárie! Viva não só o gato, mas todas as espécies! Abraços….

  13. Minha gatinha preta é linda!!!! Amo minha pretinha!!

  14. Carla Cherfen disse:

    Senhor Fred acha graça dos supersticiosos

  15. o gato preto ou nao, e um guardiao prova disso tive eu qdo passei por serios problemas de saude no ano de 2014, sentia muitas dores e na ocasiao os gatos ficavam ao meu lado na cama e lambiam minhas maos e me olhavam como se quizessem amenisar o que estava sentindo

  16. amo e respeito os animais e deles o dom de amar sem esperar nada em troca, um bom dia a todos

  17. Eu tive uma gata preta q foi recolhida pelo meu irmão, adolescente, debaixo de um carro. Ela deve ter sofrido, deve ter sido abandonada, por isso sempre foi meio arisca. Cruzou com um mestiço de Angorá e teve filhotes lindos. Mas não os deixava mamar sempre q queriam e seu leite “empedrou”, coitada! Daí ficou super violenta devido às dores. Qdo algum gatinho tentava mamar ela o atacava nau! Teve febre e tratar dela ficou impossível! Seu veterinário a adotou.

  18. Uma coisa q me estristesse é o tratamento q tá sendo dado aos gatos da Prefeitura do Rio. Recolhidos a um gatil lotado, qdo viviam soltos no terreno da Prefeitura.

  19. Tenho dois gatos preto um de duas pernas e um de quatro patas sao mt amados e sempre serão ate o dia da minha morte Eliel e Serenata meus amore mamãe ama

  20. Sem comentários… Mh gata pretíssima foi adotada por nós e vai mto bem obrigada! Maravilhosa, super brincalhona, esperta e muito, muito safadinha…

  21. Sem comentários… Mh gata pretíssima foi adotada por nós e vai mto bem obrigada! Maravilhosa, super brincalhona, esperta e muito, muito safadinha…

  22. Um animal lindo e abençoado. Amo demais.

  23. amo gatos e pretinhos mais ainda tenho vario de varias cores mas os pretinhos sao meus queridinhos 😀

  24. Igor Costa disse:

    tive um, era lindo, mas apareceu morto na garagem de casa. Tive um outro e envenenaram com chumbinho. Todas as vezes muito triste. Não entendo o por que fizeram isso

  25. Já tive uma gata preta. Ela era dengosa que só, adorava colo. Saudade!

  26. Os felinos negros são belíssimos.

  27. Saudades da minha gata Pretinha. Ela viveu bem com a nossa família e morreu por velhice :(

  28. Saudades da minha gata Pretinha. Ela viveu bem com a nossa família e morreu por velhice :(

  29. Aqui tem uma família de 4 pretinhos..lindos

  30. Tive uma linda preta de olhos amarelos que foi minha amiga por 14 anos, ela me faz muita falta.

  31. Katia Okamori disse:

    Nas sextas feiras 13, não deixo minha gatinha preta sair de casa, nem para o quintal. Medo da ignorância humana.

  32. Letícia Valério Silva Luana Valerio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>