Velocirator

Velociraptor
(Velociraptor mongoliensis/Velociraptor osmolskae)

O velociraptor media cerca de 2,07m de comprimento e 0,5m de altura, pesando uns 15kg. Apesar das dimensões modestas, este dromeossaurídeo era um predador implacável que podia atingir a velocidade de 50km/h!

Iconizados na cultura popular como assassinos frios e inteligentes, os velociraptores (ou simplesmente raptores) realmente tinham cérebros relativamente maiores que a média dos outros dinossauros, o que indicava realmente uma capacidade cognitiva maior.

Estudos levaram à conclusão de que o velociraptor tinha excelente audição, olfato apurado e visão binocular, o que os permitia visualizar suas presas em três dimensões, facilitando a caçada. As armas do raptor eram seus afiados dentes e suas garras curvas – sendo que duas das garras dos membros inferiores destacavam-se por ser superdesenvolvidas, chegando a ter 11cm. Estas garras, embora tenham se popularizado como armas de corte, na verdade não possuíam bordas cortantes e provavelmente funcionavam como punhais que podiam ser utilizados para perfurar violentamente o corpo da presa durante o ataque.

Há fortes evidências de que o corpo do velociraptor era revestido de penas. Na verdade, fósseis de dromeossaurídeos mais antigos já demonstravam esta característica, que acabou sendo confirmada mais recentemente com a descoberta de botões de pena no antebraço de um raptor. Embora nem todos os animais penosos possuam estes botões, a sua presença é uma evidência de que o animal definitivamente possuía penas. Esta característica morfológica pode até mesmo ter tido uma função de auxílio na caça: o raptor pode ter usado seus braços cobertos de penas como asas, batendo-os para conseguir equilíbrio e estabilidade enquanto mantinha-se sobre suas presas durante o abate (o que não deixa de ser bastante interessante, como vimos nesta tirinha).

Raptors tinham hábitos predatórios bastante complexos. Seu sangue quente exigia razoável gasto energético para caçar – o que sugere que deveria comer bastante. Sua cauda provavelmente ajudava em seu equilíbrio e funcionava como um “leme” que facilitava mudança de direção durante uma corrida (tal como ocorre com os guepardos). Porém, embora a mídia costume retratar estes animais como predadores sociais que caçavam em bando, não há nenhuma evidência de que isto realmente seja verdade. Há, no entanto, indícios de que outros dromeossaurídeos talvez o fizessem.

O termo em latim “velociraptor” significa “ladrão veloz“. Tendo vivido no Período Cretáceo, de 75 a 71 milhões de anos atrás, a forma furtiva que provavelmente adotava na sua caçada aliada à sua velocidade de ataque deveria fazer jus ao seu nome e fama!

Veja tambÉm...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>